Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Promoção Sonho de Pai do Mercado Livre dá prêmios no WhatsApp #boato

Promoção Sonho de Pai do Mercado Livre dá prêmios no WhatsApp #boato

Promoção Sonho de Pai do Mercado Livre dá prêmios no WhatsApp, diz boato (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Boato – O Mercado Livre lançou uma promoção chamada Sonho de Pai e vai dar prêmios para as pessoas que entrarem em um site e compartilharem o link deles com amigos no WhatsApp.

Pelo jeito, o Mercado Livre tem virado uma das empresas mais visadas naqueles golpes do WhatsApp que oferecem prêmios (nunca entregues, obviamente) para quem compartilhar links com amigos no WhatsApp. Depois de desmentir uma promoção falsa “de aniversário” e uma promoção falsa de “Arraiá”, já está circulando uma história relacionada ao Dia dos Pais (que vai ser só em agosto).

De agosto com a mensagem, foi criada uma promoção chamada Sonho de Pai em que prêmios estariam sendo distribuídos em um site com domínio russo (na versão que vimos, era a página offredir.ru/mercadolivre/). Para ganhar, a pessoa que teria que entrar no site, responder a algumas perguntas genéricas e, no final, compartilhar o link com um certo número de amigos no WhatsApp.

No WhatsApp, a mensagem estava sendo distribuída com o seguinte teor: “Promoção ‘Sonho de Pai’ Mercado Livre Neste dia dos pais, distribuiremos 5.000 prêmios grátis! offredir.ru”. Leia o texto que está no site:

Confira o desmentido em vídeo:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Mercado Livre Parabéns! Bem Vindo(a) à promoção ‘Sonho de Pai’ do Mercado Livre! Complete o questionário para ganhar um presente exclusivo. Restam 317 presentes. Questão 1 de 4: Você conhece o Mercado Livre? SIM NÃO Questão 2 de 4: Quantos anos você tem? 18-29 30-39 40-49 50+ Questão 3 de 4: Como você avalia o Mercado Livre? ÓTIMO MUITO BOM RAZOÁVEL RUIM Questão 4 de 4: Você nos recomendaria aos seus amigos? SIM NÃO

Parabéns, suas respostas foram salvas com sucesso! Esta é a sua chance! Você deve selecionar a caixa correta com o prêmio dentro. Você tem 3 tentativas. Boa sorte! OK Parabéns! Você conseguiu! Você ganhou o prêmio Celular Xiaomi Redmi Note 10 + 128GB! AS REGRAS 1. Você deve contar a 5 grupos ou 20 amigos sobre nossas promoções. 2. Digite seu endereço e conclua o registro. OK

Promoção Sonho de Pai do Mercado Livre dá prêmios no WhatsApp?

A mensagem (assim como as outras atribuídas ao Mercado Livre) não demorou para se espalhar no WhatsApp. Só que assim como nos outros casos, a oferta apresentada é falsa. Não tem nada de Promoção Sonho de Pai ou prêmios para quem compartilhar com amigos no aplicativo.

Na realidade, o que ocorre neste caso é igual ao que ocorreu nas outras promoções falsas atribuídas ao Mercado Livre. Até a página fake tem o mesmo endereço (o que fizeram foi só atualizar o layout dela para enganar mais inocentes). Mesmo que você siga todos os passos descritos no texto em questão, nada acontece no final.

Há três coisas que podem ocorrer após você compartilhar a mensagem com o certo número de amigos no WhatsApp. 1) Você ser direcionado a outra página de promoções falsas. 2) Você ser direcionado a uma página por meio de publicidade (o que fará com que os golpistas lucrem). 3) Você ser direcionado a uma página pesadíssima que fará o seu celular ou computador travarem.

Neste site, é possível que você, de quebra, tenha dados pessoais roubados e uma coisa é certa: no final, você não ganha nada. Temos alguns vídeos que falam sobre esse tipo de golpe que insiste em circular no WhatsApp:

Só por desencargo, resolvemos buscar por mais informações a respeito da tal promoção atribuída ao Mercado Livre. Como era de se imaginar, nada encontramos. O nome “Sonho de Pai” nada mais é do que uma alusão a uma campanha publicitária da empresa no Dia dos Pais de 2020. Não tem nada a ver com promoção ou distribuição de prêmios no WhatsApp.

Resumindo: a história que aponta que o Mercado Livre, por meio de uma promoção chamada Sonho de Pai, está distribuindo prêmios para as pessoas que entrarem em um site e compartilharem o link dele é falsa. Não passa de mais uma promoção falsa (muito provavelmente não a última) que circula em nome da empresa de e-commerce.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso