Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Texto mostra a “lista de proibições do TSE” e prova censura contra Bolsonaro #boato

Texto mostra a “lista de proibições do TSE” e prova censura contra Bolsonaro #boato

Texto mostra a “lista de proibições do TSE” e prova censura contra Bolsonaro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Está aí a prova da censura do TSE contra Bolsonaro. Há uma lista de proibições de ações e declarações democráticas e de “verdades sobre Lula”.

Com o aumento das fake news e ações difamatórias por conta das campanhas eleitorais, a Justiça Eleitoral tem sido instada a agir na retirada de conteúdos da internet e/ou a proibição de algumas ações por parte de candidatos, campanhas eleitorais, perfis em redes sociais e veículos de mídia.

No meio deste quadro, um texto de bolsonaristas com o título “Lista de Proibições do TSE” viralizou na web. No texto, há uma lista imensa de ações que seriam vetadas e também acusações que não poderiam ser feitas contra Lula. Leia a mensagem que circula online:

*Lista de Proibições do TSE* É proibido mostrar IMAGENS DO 7 DE SETEMBRO; É proibido pendurar a BANDEIRA DO BRASIL nas fachadas das Igrejas; É proibido reunir FATOS HISTÓRICOS em um documentário; É proibido falar que o Lula defende a LEGALIZAÇÃO DO ABORTO; É proibido dizer que o Lula é a favor da LIBERALIZAÇÃO DAS DROGAS; É proibido dizer que o Lula defende INVASÃO DE TERRAS; É proibido dizer que Lula quer a VOLTA DA CENSURA; É proibido dizer que o Lula é AMIGO E APOIADOR DE MADURO E ORTEGA; É proibido dizer que Lula e o PT tem ligação com as FARCs; É proibido dizer que Lula e o PT APOIAM DITADURAS; É proibido dizer que o Lula é EX-PRESIDIÁRIO; É proibido dizer que Lula era o CHEFE DOO MENSALÃO; É proibido dizer que Lula era o CHEFE DOO PETROLÃO; É proibido dizer que o Lula é LADRÃO; É proibido dizer que o Lula foi CONDENADO; É proibido dizer que o Lula foi DESCONDENADO POR UMA MANOBRA DO STF;

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

É proibido dizer que o Lula só é candidato porque tem AMIGOS NO STF; É proibido dizer que Lula tem relação com a MORTE DE CELSO DANIEL; É proibido falar sobre o PEDIDO DE MARCOLA, para que a bandidagem votasse em Lula; É proibido dizer que Lula tem RELAÇÃO COM O PCC; É proibido falar sobre ADÉLIO BISPO; É proibido falar sobre o ATENTADO AO CANDIDATO TARCISO; É proibido falar sobre o Lula no Morro do Alemão, recebendo o APOIO DOS TRAFICANTES; É proibido dizer que o PT é uma ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA; É proibido dizer que um HACKER PASSEOU 6 MESES NOS COMPUTADORES DO TSE, com acesso ao código fonte das urnas; É proibido dizer que a Invasão dos computadores do TSE foi ESCONDIDA DO POVO pelo TSE em inquérito sigiloso; É proibido dizer que os registros da invasão também foram apagados pelo próprio TSE; É proibido falar sobre a INTERFERÊNCIA DE BARROSO, na tramitação do VOTO AUDITÁVEL no Congresso; É proibido falar sobre VULNERABILIDADES NAS URNAS eletrônicas;

É proibido ter dúvidas sobre a SEGURANÇA DAS URNAS; É proibido DENUNCIAR EVENTUAIS IRREGULARIDADES OU FRAUDES nas urnas; É proibido indagar sobre PARCIALIDADE no TSE e STF; É proibido dizer que existe CENSURA no Brasil; É proibido dizer que existe PERSEGUIÇÃO POLÍTICA do STF e TSE à apoiadores do Bolsonaro; É proibido dizer que o STF TEM DESRESPEITADO A CONSTITUIÇÃO; É proibido dizer que existem INQUÉRITOS ILEGAIS NO STF; É proibido dizer que VIVEMOS EM UM REGIME DE EXCEÇÃO. *SÓ FALTOU:* Proibir a gente de dizer que o Lula é o Lula *Então, aproveita que ainda não proibiram a gente de usar o WhatsApp, e taca o dedo no celular, e compartilha com seus contatos!*

Texto mostra a “lista de proibições do TSE” e prova censura contra Bolsonaro?

Não demorou para a lista em questão circular com todas as forças na internet. Porém, a mensagem não pode (ou não deveria ser levada ao pé da letra). Ela não contém “todas as proibições”, tem diversos itens que não são proibidos e está repleta de vetos a informações claramente falsas (o que, claro, não configura censura).

Para começar, o texto tem um caráter completamente enviesado. Ao falar que “não se pode falar coisas que ajudam Bolsonaro”, o texto omite, por exemplo, que o TSE também não permite que se fale que Bolsonaro apoia o canibalismo e é um pedófilo. Isso já enfraquece a tese de que a lista mostra “as proibições do TSE”.

Você deve estar se perguntando então que, a informação estaria correta se o texto falasse de uma lista de “algumas proibições do TSE”. Também não estaria. Não vamos listar tudo que está no texto (afinal, há outras fake news para corrermos atrás, meu amigo), mas o fato é que a lista mostra itens que não foram “vetados” pelo TSE.

Por exemplo, é falsa a informação que aponta que o TSE proíbe igrejas de exibir a bandeira do Brasil. Um pedido do PT feito ao TRE de Minas Gerais foi negado. Também não procede a informação que aponta que é proibido dizer que existe censura no Brasil (tanto que tem um monte de gente usando a palavra censura como retórica política e não está sendo vetado).

Falando em censura. É falsa a informação que aponta que a “lista de proibições” configuraria censura por parte do TSE contra Bolsonaro. A lista é repleta de itens que não devem ser utilizados como arma política por serem informações falsas ou existir algo que infrinja a lei.

Acusar fraude nas urnas sem ter provas ou com provas forjadas é fake news, dizer que o PT é uma organização criminosa é fake news, dizer que houve atentado contra Tarcísio de Freitas é fake news, dizer que Lula é amigo de traficantes no Morro do Alemão é fake news, dizer que houve mandante na facada de Bolsonaro (o tal do “documentário histórico”) é fake news etc.

Resumindo: a lista de proibições do TSE que está circulando online não só está repleta de erros como também ela não prova que haja censura contra Bolsonaro. Alguns itens foram proibidos com justiça, outros não foram proibidos e há, ainda, omissão de itens que favorecem Bolsonaro e não foram listados.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: