Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Tarcísio Gomes de Freitas sofreu um atentado a mando do PT em São Paulo #boato

Tarcísio Gomes de Freitas sofreu um atentado a mando do PT em São Paulo #boato

Tarcísio Gomes de Freitas sofreu um atentado a mando do PT em São Paulo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – PT, PCC e Lula ordenaram um atentado contra o candidato ao governo de São Paulo Tarcísio Gomes de Freitas. Os tiros em Paraisópolis foram um atentado.

No dia 17 de outubro de 2022, um incidente durante um evento de campanha do candidato ao governo de São Paulo Tarcísio Gomes de Freitas chamou atenção. Quando estava em um evento na comunidade de Paraisópolis, Tarcísio teve que deixar o local as pressas após serem ouvidos tiros.

A partir da daí, parte da mídia e muitas pessoas em redes sociais começaram a levantar a informação de que ele teria sofrido um atentado. Para além disso, muitas pessoas começaram a compartilhar a história que apontava que o ministro Augusto Heleno havia o advertido (algo que já foi desmentido pelo Boatos.org) e também começaram a acusação contra o PT. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: URGENTE! Tarcisio de Freitas sobre atentado. Foi recebido a tiros em Paraisópoles e por sorte nada sofreu. Os amigos do PT não estão pra brincadeira Versão 2: Tarcísio de Freitas sofreu atentado hoje em São Paulo, o PCC aliado do PT, sabe que não vai ter vida fácil. E os comunistas sabem que em 2026, ele será o sucessor de Jair Bolsonaro no comando do Brasil. Versão 3: PT, PCC e Lula a ordem é matar Tarcísio e Bolsonaro, aconteceu em Paraisópolis sp.

Tarcísio Gomes de Freitas sofreu um atentado a mando do PT e do PCC em São Paulo?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Não demorou para a história circular com todas as forças. Passadas algumas horas do incidente, cá estamos para cravar algumas informações: 1) O incidente em São Paulo não foi um atentado contra Tarcísio Gomes de Freitas. 2) Não há qualquer informação sobre o PT e Lula terem ligação com isso.

Para chegar à realidade, fomos para as fontes oficiais. A própria polícia de São Paulo apontou que não há indícios de atentado contra o candidato. Apesar de falar que nenhuma hipótese é descartada, esta não é a mais provável. Veja conteúdo publicado no perfil do Portal Metrópoles e leia conteúdo:

AGORA: Secretário de Segurança Pública de São Paulo diz que, até o momento, não há indícios de atentado contra Tarcísio de Freitas. General João Camilo Pires afirmou que “ruído” por forte efetivo policial na comunidade é a provável causa do tiroteio.

Vale apontar que o prédio que ele estava não foi atingido pelos tiros. Os tiros ocorreram em ruas próximas ao local da visita e ninguém que estava no local ficou ferido. A ação terminou com uma pessoa morta (uma das que trocaram tiros).

O próprio Tarcísio Gomes de Freitas deu uma declaração apontando que, em nenhum momento disse que se tratava de um atentado e também apontou que não se trata de uma questão eleitoral ou política. Na impressão dele, o que ocorreu foi um incidente por questões territoriais (na qual os bandidos do local não queriam pessoas de fora, muito menos acompanhadas pela polícia).

“Em nenhum momento eu disse que foi um atentado”, diz Tarcísio de Freitas sobre tiros em Paraisópolis. Candidato ao governo de São Paulo afirmou considerar que sofreu um ato de intimidação por questões territoriais.

É importante citar que, para além das narrativas da internet (sem qualquer menção a fontes confiáveis e que, inclusive, reforçam fake news como a do alerta do general Heleno), não há nada sobre o PT ou Lula ter relação com isso. Ou seja: é uma versão que “brotou” na web.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Tarcísio Gomes de Freitas sofreu um atentado a mando do PT e Lula em São Paulo. Além de o prédio em que ele estava não ter sido atingido por tiros no incidente ocorrido, informações preliminares apontam que não se tratou de um atentado com cunho político.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso