Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > PT é a segunda maior organização criminosa do mundo em ranking #boato

PT é a segunda maior organização criminosa do mundo em ranking #boato

Boato – Ranking global mostra que o PT (Partido dos Trabalhadores) é a segunda maior organização criminosa do mundo, atrás apenas da máfia russa.

A corrupção escancarada dentro do Partido dos Trabalhadores (PT) e de diversos outros partidos nos últimos anos deixou o brasileiro mais do que desconfiado dos políticos. E enquanto a Operação Lava Jato segue deflagrando novos escândalos através de delações premiadas, diversos partidos tentam reconquistar sua legitimidade com a população do país.

Cansados dos crimes cometidos dentro da política, os brasileiros acabaram se dividindo em correntes partidárias cheias de promessas e se tornaram mais suscetíveis a boatos na internet (sempre criticando o lado contrário). Entre as centenas de histórias falsas da lista, vamos acrescentar mais uma: a informação de que o PT é a segunda maior organização criminosa do mundo.

Na internet, estão compartilhando isso junto com uma foto da lista com as maiores organizações do crime que existem, entre elas a máfia russa, Yakuza, Los Zetas e os cartéis colombianos de drogas. Em alguns perfis, aparecem frases acompanhando a imagem, como esta: “O PT é a segunda maior organização criminosa A HISTÓRIA, atrás somente da Máfia Russa”.

Confira o desmentido em vídeo:

PT é a segunda maior organização criminosa do mundo em ranking?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Os compartilhamentos dessa história se multiplicam, bem como os comentários bastante partidários contra o PT. Muita gente alega que a lista e a posição ocupada na lista só provam o quanto a corrupção está enraizada no partido. Mas, é verdade que o PT é a segunda maior organização criminosa da história? Não é. Pelo menos não em fontes fidedignas indicando isso. Agora, vamos aos detalhes.

Primeiro, os perfis que têm compartilhado essa história, como comentamos inicialmente, ocupam essas bolhas políticas nas redes sociais onde “um lado odeia o outro”. Logo, são perfis muito mais propensos ao compartilhamento de boatos. Depois, as mensagens acompanhando a suposta foto do ranking também coleciona característica de balela: é completamente vaga, tem erros de ortografia e não indicam fonte (só mencionam, mas não há um link que possa nos levar à conferência da notícia).

Depois, partimos para tentar descobrir se a suposta fonte que aparece na imagem, “IBC.i” existe. E não, não encontramos nas buscas nenhum site ou portal acessível e confiável com esse nome.

Quando então fomos procurar sobre as maiores organizações criminosas do mundo, encontramos matérias, como esta da Fortune, listando justamente as maiores de acordo com seu lucro. Em primeiro lugar, aparece a Bratva (máfia russa), seguida da Yamagushi Gumi (também conhecida como Yakuza), seguida de máfias italianas e do cartel de Sinaloa. E o PT? Nada sobre o partido é mencionado nessa e em outras listas.

Por fim, vale pensar com um pouquinho de lógica. Um partido da envergadura do PT e tão exposto como é, não ficaria “fora do radar” de investigações de órgãos como CIA, FBI e Interpol se fosse uma organização criminosa de alcance mundial. Além do que, não continuaria existindo normalmente no Brasil.

Resumindo, não é verdade que o PT é a segunda maior organização criminosa do mundo. A lista que estão compartilhando é uma montagem e a fonte que estão indicando para “provar” o tal ranking não existe. Portanto, é #boato.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.