Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula usou boné CPX no Complexo do Alemão como homenagem ao Comando Vermelho #boato

Lula usou boné CPX no Complexo do Alemão como homenagem ao Comando Vermelho #boato

Lula usou boné CPX no Complexo do Alemão como homenagem ao Comando Vermelho, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Durante visita ao Complexo do Alemão, Lula usou boné com sigla CPX para homenagear o Comando Vermelho. 

A agenda dos candidatos à Presidência nas eleições de 2022 segue um ritmé o intenso. Na reta final do pleito, o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva têm tentado conquistar aqueles eleitores que ainda estão em cima do muro.

Não só isso. Muitos dos eventos dos quais os dois candidatos têm participado também são para reafirmar o compromisso com os grupos que estão os apoiando desde o início. Tudo isso para conseguir o apoio necessário para vencer o segundo turno.

E de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, o ex-presidente Lula teria usado um boné com a sigla CPX, durante uma visita ao Complexo do Alemão, para homenagear o Comando Vermelho. Segundo a história, a sigla seria uma alusão ao termo Complexo, usado pelo Comando Vermelho para identificar armas e lugares controlados pelo tráfico. Confira:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: “Comando Vermelho e CPX (Complexo) são siglas utilizadas pelo tráfico para marcar as armas e os locais controlados pelo tráfico. E sabe quem estava utilizando o boné em apologia ao tráfico?… O LULA”. Versão 2: “Dúvida , o q  quer dizer CPX , no bone do  LULA  e CPX no fuzil , poderia explicar ?”. Versão 3: “Lula em uma comunidade comandada pelo CV com um boné CPX. Desenhamos mais, ou as imagens não falam por sí?”.

Versão 4: “Lula, em evento, hoje, no Complexo do Alemão, conjunto de favelas cariocas, usou boné com a sigla CPX. A sigla é usada pelo Comando Vermelho para as marcar facções criminosas locais e armas utilizadas no tráfico de drogas e assaltos na região metropolitana do Rio de Janeiro”.

Lula usou boné CPX no Complexo do Alemão como homenagem ao Comando Vermelho?

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Twitter e deixou muitos eleitores revoltados. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da falta de provas e da origem do boné.

Ao se deparar com a mensagem, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista, a falta de provas e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Além disso, não é de hoje que histórias falsas tenta criar relações entre candidatos, facções criminosas e crimes. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que Lula teria agradecido a Marcola do PCC em discurso após deixar a prisão. Também a que indicava que traficantes do Comando Vermelho teriam posado com cartaz escrito “Bolsonaro é bala”, no Rio de Janeiro e, por fim, a que apontava que Marcelo Freixo teria posado para foto com traficantes aliados.

Ao procurar por mais informações sobre o assunto, descobrimos que a sigla não tem nada a ver com o crime. No dia 12 de outubro, o fundador da Voz da Comunidade, Rene Silva, explicou que a sigla, na verdade, é uma gíria que significa Complexo (nesse caso, Complexo do Alemão). Rene Silva ainda mostrou que, de acordo com o Dicionário inFormal de São Paulo, a sigla também pode ser uma abreviação da gíria “cupinxa”, que significa parceiro, companheiro ou amigo. Por fim, nem precisamos dizer que esse tipo de fake news (que é antigo) apenas tenta reforçar uma ideia preconceituosa de que a esquerda está envolvida com o crime e, por isso, não vai punir os criminosos.

Em resumo: a história que diz que Lula usou um boné com a sigla CPX para homenagear o Comando Vermelho é falsa! A história surgiu do nada e não apresenta nenhuma prova. A verdade é que o boné de Lula não tem nada a ver com o Comando Vermelho ou o crime. O fundador da Voz da Comunidade, Rene Silva, explicou que a sigla é uma gíria para Complexo (como o Complexo do Alemão), isto é, um lugar. Ele ainda mostrou que a sigla é usada como abreviação da gíria “cupinxa”, que significa parceiro ou amigo. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso