Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Adélio Bispo abre o jogo e diz que o PT o contratou para matar Bolsonaro #boato

Adélio Bispo abre o jogo e diz que o PT o contratou para matar Bolsonaro #boato

Adélio Bispo abre o jogo e diz que o PT o contratou para matar Bolsonaro, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Em depoimento à Polícia Federal, Adélio Bispo admitiu que a facada em Bolsonaro foi dada a mando do PT. Ele disse que a campanha de Haddad mandou matar Bolsonaro.

Sem dúvidas, um dos assuntos que serão mais abordados durante este 2022 de eleições será o atentado que o então candidato presidente Jair Bolsonaro recebeu durante a campanha eleitoral de 2018. De um lado, alguns vão dizer que a facada nunca existiu (algo que já foi desmentido aqui). Do outro, tentarão culpar diretamente algum ator político. Hoje, uma história que endossa a segunda alternativa surgiu por aí.

De acordo com mensagens que estão sendo compartilhadas em redes sociais, Adélio Bispo de Oliveira, autor da facada contra Bolsonaro, teria admitido em depoimento à Polícia Federal que ele receber dinheiro do PT e da campanha de Fernando Haddad (candidato em 2018) para matar Bolsonaro. Leia algumas das histórias que circulam online:

Confira o desmentido em vídeo:

Versão 1: “Em novo depoimento à POLÍCIA FEDERAL, Adélio Bispo abre o jogo sobre facada em Bolsonaro e diz que PT o contratou em 2018 PARA MATAR O CANDIDATO A ELEIÇÃO PRESIDENCIAL, JAIR MESSIAS BOLSONARO”.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Versão 2: URGENTE: Adélio Bispo ‘CONFESSA’ e ‘revela Mandante da facada em Bolsonaro’ Versão 3: Adélio Bispo prestou depoimento gravado plea PF dizendo que a facada teria sido encomendada pela campanha de Haddad em 2018. Carluxo irá usar esse vídeo. Eu tenho certeza, absoluta que Adélio foi coagido.

Adélio Bispo abriu o jogo e disse que o PT o contratou para matar Bolsonaro?

A história se espalhou com todas as forças em redes sociais. Porém, não procede. É falsa a informação que aponta que Adélio prestou um depoimento culpando o PT pela facada contra Bolsonaro.

O histórico e a característica da mensagem que circula por aí já nos deixaram muito desconfiados da veracidade. Como falamos, não é de hoje que surgem informações falsas em relação ao caso. Já desmentimos, por exemplo, fake news que apontam que a Polícia Federal havia confirmado a culpa do PT e no STF no caso, que Jean Wyllys e Manuela d’Ávila teria algo a ver com o caso e até que a facada nunca existiu. 

Todas estas teses contradizem o que aponta a realidade. Até o momento, a própria Polícia Federal apontou, após investigações, que Adélio Bispo agiu sozinho e atores políticos não têm relação com o caso. No final do ano passado, o inquérito foi reaberto. Mas não há, até o momento, qualquer novidade. 

A última versão da história surgiu por meio de um perfil no Twitter que apontou que Adélio teria, sim, admitido a facada, mas que isso seria uma “armação da Polícia Federal” e de Bolsonaro. A tese foi comprada por perfis e veículos de esquerda (sim, eles ajudaram a reverberar que Adélio teria dado o depoimento) e de direita (obviamente, apontou que essa seria a prova da culpa do PT).

Independentemente do viés em que a história circulou, ela não procede. Apesar de ter algumas das principais características de boatos como o caráter vago (que sequer apontou mais detalhes sobre o suposto depoimento ou datas) e alarmista, a história tem uma citação a fonte confiável: a Polícia Federal.

E, para chegar à solução do caso, recorremos à fonte citada na informação: à própria Polícia Federal. Ao Boatos.org, a resposta da assessoria de comunicação do órgão foi a seguinte: “É fakenews. Adélio não prestou este depoimento para a PF”.

Resumindo: com isso, podemos apontar que é falsa a informação que aponta que Adélio Bispo culpou o PT em novo depoimento à Polícia Federal. A própria Polícia Federal negou a informação. Ou seja: se trata de mais um boato sobre o assunto que circula online.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso