Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula está sem passaporte e proibido de deixar o país em 2023 #boato

Lula está sem passaporte e proibido de deixar o país em 2023 #boato

Lula está sem passaporte e proibido de deixar o país em 2023, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O presidente Lula acabou de ter o passaporte confiscado e está proibido de deixar o Brasil após decisão judicial. Anúncio de 2023 foi feito por Bia Kicis.

Nos últimos dias, estamos vendo muitas fake news no seguinte formato: vídeos antigos que estão voltando a circular. A última das histórias aponta para algo que teria ocorrido com o presidente Lula agora em 2023.

Um vídeo da deputada federal Bia Kicis “anunciando” que um juiz determinou o confisco do passaporte de Lula está circulando junto com mensagens e legendas que apontam que isto teria ocorrido em fevereiro de 2023. Leia algumas das mensagens que estão circulando online:

Lula sem passaporte e proibido de deixar o país. lula sem passaporte ladrão proibido de deixar o país 21/02/23. #LULADRAO NA CADEIA #PRISAOdoJuizLadraoDOSTF LULA PROIBIDO DE DEIXAR O PAÍS JUIZ DO DF DETERMINA APREENSÃO DE SEU PASSAPORTE

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Lula teve passaporte confiscado e está proibido de deixar o país em 2023?

Muita gente saiu compartilhando a história e, em alguns casos, comemorando muito por aí. Porém, o vídeo da deputada Bia Kicis “comemorando” a sanção contra Lula é antigo. Na realidade, ele já foi utilizado em outras fake news similares em 2021 e 2022. Relembre o que escrevemos sobre o assunto:

O histórico recente de informações falsas de problemas de Lula com a Justiça já chama atenção e nos deixa desconfiados. Desde quando uma ativista de direita da Espanha fez acusações sem nenhuma prova (e com a anuência de alguns veículos de mídia) de que Lula e o PT teriam ligação com o narcotráfico, uma enxurrada de informações falsas sobre “algo que aconteceu com Lula” surgiu.

Depois da “denúncia inicial”, já desmentimos histórias falsas que apontavam que a Interpol estava investigando Lula, que ele havia sido acusado como traficante nos EUA, que havia desistido de ser candidato em 2022, que iria voltar para a prisão imediatamente e que estava tentando fugir para a Venezuela.

Assim como nos casos anteriores, a informação sobre apreensão do passaporte em novembro de 2021 é falsa. Ao buscar pelo assunto em fontes confiáveis, nada encontramos. Vamos raciocinar: se a história fosse real, com certeza teria virado notícia (quiçá manchete) nos principais veículos de mídia do Brasil.

Ao analisar o vídeo da Bia Kicis, vimos que ela fala em viagem para Etiópia. Foi aí que descobrimos que a apreensão do passaporte e a fala da deputada não são recentes. A apreensão do passaporte ocorreu em 25 janeiro de 2018. A decisão foi do juiz Ricardo Leite, da Justiça Federal do DF. Foi no mesmo dia que a hoje deputada publicou o vídeo. 

A decisão durou por uma semana. O juiz Bruno Apolinário do TRF-1 decidiu que o passaporte deveria ser devolvido ao ex-presidente no dia 2 de fevereiro de 2018. Ou seja: a decisão foi revertida dias depois da gravação do vídeo.

Vale apontar que, além de o vídeo em questão ser antigo, não há qualquer informação em fonte confiável que aponte que Lula teve, de fato, o passaporte apreendido em 2023. O presidente sequer corre este risco no momento.

Resumindo: é falsa a informação que aponta Lula teve o passaporte apreendido após a decisão de um juiz em 2023. O vídeo é de 2018 e não há qualquer decisão na Justiça que aponte para o confisco no momento.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: