Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula é proibido de deixar o país em novembro de 2021 #boato

Lula é proibido de deixar o país em novembro de 2021 #boato

Lula é proibido de deixar o país em novembro de 2021, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Juíza do Distrito Federal determina a apreensão do passaporte do ex-presidente Lula em novembro de 2021 e o ex-presidente está proibido de deixar o país.

Parece que os bolsonaristas (pelo menos os chegados em uma fake news) já escolheram a balela para os ataques contra Lula. Falamos isso porque há alguns dias diversas mensagens falsas sobre problemas do ex-presidente com a justiça por causa de uma suposta acusação de tráfico de drogas têm circulado na internet. A última delas aponta para uma suposta decisão de uma juíza (ou um juiz) do Distrito Federal.

Mensagens apontam que Lula acabou de ser proibido de deixar o país. “Lula Proibido de deixar o País! Juíza do distrito federal determina apreensão do Seu Passaporte!”, diz uma das mensagens que está circulando online. Outro arquivo que está circulando é um vídeo da deputada Bia Kicis comemorando a decisão. O vídeo tem a seguinte legenda: “Lula Proibido de deixar o País. Juiz do DF determina a apreensão do seu passaporte!”.

Confira o desmentido em vídeo:

Lula foi proibido de deixar o país em novembro de 2021?

Não é preciso nem falar que a mensagem em questão se espalhou com toda força em redes sociais. Porém, não é verdade que Lula acabou de ser proibido de deixar o Brasil. O que as pessoas estão compartilhando é uma informação, por assim dizer, desatualizada.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

O histórico recente de informações falsas de problemas de Lula com a Justiça já chama atenção e nos deixa desconfiados. Desde quando uma ativista de direita da Espanha fez acusações sem nenhuma prova (e com a anuência de alguns veículos de mídia) de que Lula e o PT teriam ligação com o narcotráfico, uma enxurrada de informações falsas sobre “algo que aconteceu com Lula” surgiu.

Depois da “denúncia inicial”, já desmentimos histórias falsas que apontavam que a Interpol estava investigando Lula, que ele havia sido acusado como traficante nos EUA, que havia desistido de ser candidato em 2022, que iria voltar para a prisão imediatamente e que estava tentando fugir para a Venezuela.

Assim como nos casos anteriores, a informação sobre apreensão do passaporte em novembro de 2021 é falsa. Ao buscar pelo assunto em fontes confiáveis, nada encontramos. Vamos raciocinar: se a história fosse real, com certeza teria virado notícia (quiçá manchete) nos principais veículos de mídia do Brasil.

Ao analisar o vídeo da Bia Kicis, vimos que ela fala em viagem para Etiópia. Foi aí que descobrimos que a apreensão do passaporte e a fala da deputada não são recentes. A apreensão do passaporte ocorreu em 25 janeiro de 2018. A decisão foi do juiz Ricardo Leite, da Justiça Federal do DF. Foi no mesmo dia que a hoje deputada publicou o vídeo. 

A decisão durou por uma semana. O juiz Bruno Apolinário do TRF-1 decidiu que o passaporte deveria ser devolvido ao ex-presidente no dia 2 de fevereiro de 2018. Ou seja: a decisão foi revertida dias depois da gravação do vídeo.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o ex-presidente Lula foi proibido de sair do Brasil. O vídeo que está embasando a história é, na realidade, de janeiro de 2018 e aponta para uma decisão que durou cerca de uma semana. Nos últimos dias, nenhuma decisão apontou para o que está sendo dito em redes sociais.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: