Lula, PT e STF estão sendo investigados pela Interpol, que pediu para Bolsonaro não fazer intervenção militar #boato

Boato – Interpol investiga relação de Lula, PT e STF com narcotráfico internacional do Foro de São Paulo e pede para Bolsonaro não fazer intervenção militar.

Depois de alguns dias com o número de fake news em baixa, parece que a situação está mudando. Com o índice de aprovação do presidente Bolsonaro beirando os 20%, alguns seguidores estão trabalhando para alterar esse cenário.

De acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, a Interpol estaria investigando o ex-presidente Lula, o PT, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Foro de São Paulo por associação ao narcotráfico internacional de drogas e ligação com grupos terroristas internacionais. Ainda segundo a publicação, uma das provas seria a soltura de André do Rap pelo STF.

Além disso, de acordo com a história, o sargento da Força Aérea Brasileira (FAB) preso, na Espanha, por transportar cocaína em um avião presidencial teria entregado todo o esquema. Segundo a história, tudo teria vindo à tona após a prisão de um ex-general venezuelano, na Espanha. Por fim, de acordo com a publicação, Bolsonaro teria desistido da “intervenção militar” após a Interpol ter dito a ele que estava investigando Lula. Confira:

“OLHA AI BRASIL, EU NÃO FALEI QUE O LULA E TODO O FORO DE SÃO PAULO JUNTO COM  O SISTEMA ,  POLÍTICOS,  E JUÍZES ESTÃO SENDO INVESTIGADOS PELA INTERPOL E AS AUTORIDADES AMERICANA ……. O EX-GENERAL DA VENEZUELA QUE FOI PRESO NA ESPANHA POR CHEFIAR O NARCOTRÁFICO NO MUNDO, ENTREGOU TODO O ESQUEMA PARA INTERPOL E OS AMERICANOS ……… AGUARDEM OS DESDOBRAMENTOS  DAS INVESTIGAÇÕES, QUE VCS VERÃO SUPRESAS DE MANDADOS DE PRISÃO INTERNACIONAL PELA INTERPOL DE MINISTROS DO STF, DEPUTADOS , SENADORES, JUÍZES ,  LULA , DILMA,  GOVERNADORES , PREFEITOS E DE TODO O SISTEMA ……………. VCS LEMBRAM QUE O EX-MINISTÉRIO MARCO AURÉLIO DO STF ANTES DE SE APOSENTAR SOLTOU O MEGA TRAFICANTE  INTERNACIONAL DE DROGAS O ANDRÉ DO RAP DO PCC  PELA PORTA DA FRENTE DO PRÉSIDIO FEDERAL DE SEGURANÇA MÁXIMA , JÁ QUE ELE TEVE 3 CONDENAÇÕES E NÃO ERA PARA SER SOLTO …… AI DEPOIS O COLEGIADO DO STF POR PRESSÃO POPULAR E DA MÍDIA INTERNACIONAL , REVOGOU A DECISÃO DO MARCO AURÉLIO , AI JÁ ERA TARDE O TRAFICANTE ANDRÉ DO RAP JÁ ESTAVA  LONGE … SEGUNDO OS AMERICANOS E A INTERPOL O NARCOTRÁFICO LIDERADO PELO EX-GENERAL DA VENEZUELA QUE FOI PRESO NA ESPANHA , ELE RELATOR EM DEPOIMENTOS QUE O NARCOTRÁFICO PAGOU AO EX-MINISTRO DO STF   MARCO AURÉLIO 100 MILHÕES DE DÓLARES PARA SOLTAR O TRAFICANTE ANDRÉ DO RAP……….. MAIS ESSE 100 MILHÕES DE DÓLARES NÃO FOI SÓ PARA O EX-MINISTRO MARCO AURÉLIO , FOI PARA ELE E OS OUTROS MINISTROS DO STF DIVIDIREM …………  OS AMERICANOS E A INTERPOL JÁ  ESTAVAM INVESTIGANDO O TRAFICANTE  ANDRÉ DO RAP POR MANDAR DROGAS PARA OS ESTADOS UNIDOS E TODA A EUROPA ……. 

A SOLTURA DO TRAFICANTE PELA ALTA CORTE BRASILEIRA O STF CAUSOU ALERTA A INTERPOL E OS AMERICANOS , ENTÃO ALÍ ELES  TIVERAM  CERTEZA QUE O STF , SISTEMA, PROMOTORES , JUÍZES ,  DESEMBARGADORES , DEPUTADOS , SENADORES , LULA, DILMA E  PARTIDOS POLÍTICOS E TODO O SISTEMA DO BRASIL.. ESTÃO LIGADO AO NARCOTRÁFICO  INTERNACIONAL DE DROGAS, E  LIGAÇÃO COM GRUPOS  TERRORISTAS  INTERNACIONAL …. VCS LEMBRAM QUANDO UM DOS  AVIÕES  DA FAB QUE FAZIA PARTE DA  COMITIVA DO PRESIDENTE FOI PEGO COM GRANDES QUANTIDADES DE DROGAS NO AEROPORTO DA ESPANHA, E O SARGENTO RODRIGUES FOI PRESO …. ALÍ A INTERPOL FEZ UMA DELAÇÃO PREMIADA  COM O SG RODRIGUES AÍ ELE ENTREGOU TODO O ESQUEMA E O DONO DAS DROGAS,  E QUEM ERA O  RESPONSÁVEL PELO ENVIO DA DROGA PARA EUROPA, AI ELE FALOU QUE ERA DO NARCOTRÁFICO ….. CHEFIADO  PELO GENERAL VENEZUELANO QUE FOI PRESO ESSE MÊS NA ESPANHA , E PELO  PCC, E QUE O LÍDER DA OPERAÇÃO ERA O TRAFICANTE ANDRÉ DO RAP …. O SARGENTO RODRIGUES TAMBÉM FALOU QUE ESSE ESQUEMA DE LEVAR DROGAS NO  AVIÃO DA FAB NA COMITIVA DO PRESIDENDE COMEÇOU NO  PRIMEIRO GOVERNO DO  LULA EM 2022. SEGUNDO O SARGENTO RODRIGUES BOLSONARO NÃO SABIA DESSE ESQUEMA ……… FOI ALI QUE OS AMERICANOS E A INTERPOL COMEÇARAM A INVESTIGAR O TRAFICANTE  ANDRÉ DO RAP, AI QUANDO O ANDRÉ DO RAP FOI PRESO PELA POLÍCIA CIVIL PAULISTA EM ANGRA DOS REIS A INTERPOL E OS AMERICANOS FOCARAM NO CHEFE DO NARCOTRÁFICO EX-GENERAL VENEZUELANO…..  QUANDO O STF SOLTOU O TRAFICANTE ANDRÉ DO RAP AÍ OS AMERICANOS E A INTERPOL TEVE A NOÇÃO DO TAMANHO DO ESQUEMA NA AMÉRICA DO SUL , ENCABEÇANDO PELO  BRASIL E VENEZUELA …. 

COM A PRISÃO DO EX-GENERAL VENEZUELANO , ÁGORA O FOCO DA INTERPOL E DOS AMERICANOS  É PRENDER AS AUTORIDADES BRASILEIRAS ….. COM A PRISÃO DAS AUTORIDADES DO BRASIL A INTERPOL E OS AMERICANOS OBTERÁ PROVAS PARA LEVAR A ONU E PEDIR A PRISÃO DO MADURO POR FINANCIAR O TERRORISMO  E O NARCOTRÁFICO NO MUNDO… AGORA TÁ EXPLICADO O VERDADEIRO MOTIVO QUE O CHEFE DA POLÍCIA FEDERAL AMERICANA TEVE AQUI NO BRASIL NO PLANALTO COM O PRESIDENTE BOLSONARO.. OS AMERICANOS E A INTERPOL VIRAM O CLIMA POLÍTICO NO BRASIL E QUE O POVO APOIAVA O PRESIDENTE BOLSONARO E ESTAVAM NAS RUAS CLAMANDO PELA INTERVENÇÃO MILITAR .. A INTERPOL E OS AMERICANOS TEMENDO UMA POSSÍVEL INTERVENÇÃO MILITAR DECRETADA PELO O PRESIDENTE BOLSONARO ONDE ATRAPALHARIA TODA A INVESTIGAÇÃO …. MANDOU SEU CHEFE DA POLÍCIA FEDERAL AMERICANA REVELAR  PARA O PRESIDENTE BOLSONARO QUE TINHA UMA INVESTIGAÇÃO INTERNACIONAL NA AMÉRICA DO SUL EM CURSO , E O FOCO ERA O  BRASIL , E TENDO  COMO CHEFE NO BRASIL  LULA E TODO O FORO DE SÃO PAULO , JUNTO COM OS MINISTROS DO STF , JUÍZES , SISTEMA,  DESEMBARGADORES , DEPUTADOS , SENADORES, GOVERNADORES E  PREFEITOS … ONDE BOLSONARO FOI CONVENCIDO DE DESISTIR DA INTERVENÇÃO MILITAR E CONTROLAR A POPULAÇÃO QUE ESTÁ REVOLTADA COM O SISTEMA … E FOI REVELADO TAMBÉM PARA O PRESIDENTE BOLSONARO PELO CHEFE DA POLÍCIA FEDERAL AMERICANA , QUE ANTES DAS ELEIÇÕES DE 2022 OS MANDANDOS  DE PRISÃO DAS AUTORIDADES BRASIEIRA , SERÃO DECRETADA PELA CORTE INTERNACIONAL , LIDERADA PELA INTERPOL E OS AMERICANOS …. PELOS CRIMES DE TRÁFICOS INTERNACIONAL DE DROGAS, FORMAÇÃO DE QUADRILHA , ASSOCIAÇÃO A GRUPOS TERRORISTAS , E POR TRAIÇÃO DA PÁTRIA BRASILEIRA ….. AUTORIDADES BRASILEIRAS JUNTO COM PARTIDO POLITICOS  LEVARAM  E PASSARAM  INFORMAÇÕES SIGILOSAS  DO BRASIL PARA PAÍSES DE ESQUERDA …. COMPARTILHAR …”.

Lula, PT e STF estão sendo investigados pela Interpol, que pediu para Bolsonaro não fazer intervenção militar?

A informação ganhou destaque nas redes sociais, em especial, no Facebook e fez sucesso em grupos bolsonaristas. Apesar disso,  a história não é real. A explicação fica por conta das informações verdadeiras sobre todos os assuntos abordados no texto.

Como é possível observar, a história apresenta diversas características de fake news, como o caráter vago, extremamente alarmista, alguns erros de português, a falta de fontes confiáveis e o pedido de compartilhamento.

Além disso, não é novidade para ninguém que, nos últimos anos, os nomes de Lula, do PT e do STF têm sido envolvidos em histórias falsas. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que o STF teria amarelado, porque o Exército agiu e iria barrar a candidatura de Lula. Também a que indicava que Lula teria publicado a foto de um boneco pisando na bandeira do Brasil e, por fim, a que apontava que Rui Costa e o PT estariam mandando o Conselho Tutelar da Bahia retirar as crianças dos pais.

Ao analisar o texto, é possível ver que a publicação mistura um monte de acusações sem provas. E ao contrário do que aponta a história, a Interpol não está atrás do ex-presidente Lula, do STF ou do Foro de São Paulo. Essas teorias foram levantadas por causa do depoimento de uma ativista de direita, na Espanha. Na oportunidade, a mulher, que é crítica dos governos socialistas e de esquerda (tanto na Espanha quanto na América Latina), afirmou que os partidos de esquerda do mundo todo são alimentados pelo dinheiro do narcotráfico. Apesar disso, até o momento, ela não apresentou nenhuma prova.

Já o caso do ex-general venezuelano é real. Hugo “el Pollo” Carvajal ex-agente da inteligência venezuelana foi preso e está sendo acompanhado pela Justiça espanhola, que deve extraditar o militar para os Estados Unidos. Apesar disso, ao investigar a situação do ex-general, descobrimos que ele não é ligado ao presidente da Venezuela Nicolás Maduro. Carvajal, na verdade, possuía ligações com o ex-presidente da Venezuela Hugo Chávez, de quem foi o chefe dos serviços de Inteligência venezuelanos e até apoiou políticos de direita na Venezuela recentemente.

Além disso, não há qualquer acusação que ligue Lula e Dilma a Carvajal ou ao narcotráfico. Toda essa teoria está apenas na entrevista fornecida pela ativista (que, novamente repetimos, não apresentou nenhuma prova).

O caso do André do Rap também possui exageros. Em 2013, André do Rap foi indiciado por tráfico internacional de drogas, após uma investigação da Polícia Federal. Em outubro de 2020, ele recebeu uma habeas corpus do ministro do STF, Marco Aurélio de Mello. Desde então, ele se encontra foragido. A decisão do agora ex-ministro foi baseada na lei, uma vez que André do Rap não possuía sentença definitiva e o período de sua prisão preventiva já havia chegado ao fim.

Já em relação ao sargento da FAB, que foi detido na Espanha após descobrirem um transporte de cocaína em um avião da corporação, não existe nenhuma ligação com Maduro, PT, Lula ou STF. Na realidade, o sargento brasileiro fazia parte de uma quadrilha que já estava sendo investigada no Brasil há algum tempo. Após o julgamento na Espanha, o ex-sargento da FAB foi condenado.

Por fim, a tese de que Bolsonaro teria abandonado a ideia de intervenção militar, após falar com a Interpol é absurda! Primeiro, porque Bolsonaro nunca teve força política para arquitetar algo desse tipo. E confirmou isso depois das manifestações. A situação na qual Bolsonaro se colocou depois de atacar o STF, fez sua situação ficar ainda pior e apenas evidenciar sua falta de apoio. Segundo, porque não há provas de que a Interpol esteja investigando Lula e companhia. E por fim, por mais que a ideia de golpe militar estivesse presente na cabeça de algumas pessoas, nunca saiu dali.

Em resumo: a história que diz que a Interpol está investigando Lula, PT e o STF e, por isso, Bolsonaro teria desistido da intervenção militar é falsa! Toda essa história surgiu após a entrevista de uma ativista espanhola de direita. Na oportunidade, ela fez diversas acusações, mas não apresentou nenhuma prova. Na realidade, o que temos aqui é uma história recheada de acusações sem provas e outras teorias que não se sustentam. Como o ônus da prova é de quem acusa, até lá, essa história é falsa. Ou seja, a história não passa de balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso