Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula vai fugir para a Venezuela para pedir asilo político porque é monitorado pela PF e acusado no exterior #boato

Lula vai fugir para a Venezuela para pedir asilo político porque é monitorado pela PF e acusado no exterior #boato

Lula vai fugir para a Venezuela para pedir asilo político porque é monitorado pela PF e acusado no exterior, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Ex-presidente Lula fugirá para a Venezuela para pedir asilo político após acusações no exterior e é monitorado pela PF. 

Estamos cada dia mais próximos do fim de 2021, e como em todo ano eleitoral muitos políticos se tornam protagonistas de notícias e, obviamente, dos boatos. É o caso do ex-presidente Lula. A última que circula nas redes sociais aponta para os preparativos da fuga do petista. Isso mesmo, de acordo com o alerta, o ex-presidente Lula está fugindo para a Venezuela e pedirá asilo político aos seus aliados. A mensagem aponta ainda que Lula é monitorado pela Polícia Federal. Confira na mensagem:

Federal monitorando Lula. Lula pode fugir para Venezuela pedir asilo com medo de ser preso a pedido da justiça americana. ACUSADO AGORA COMO TRAFICANTE NO EXTERIOR, LULA ACIONA O STF PARA BARRAR O ATO DE JUSTIÇA INTERNACIONAL. NOS ESTADOS UNIDOS, O SR. LUÍS INÁCIO LULA DA SILVA TAMBÉM SERÁ JULGADO POR ENVOLVIMENTO COM O NARCOTRÁFICO.

Após “vomitar” os podres do narco no Estado da VENEZUELA (a fim de tentar evitar extradição para os ESTADOS UNIDOS) o general HUGO CARVAJAL (El POLLO), aquele que era “unha e carne” com HUGO CHAVES, será extraditado para os EUA por decisão da justiça espanhola. EL POLLO já apresentou provas através de documentos e entregou o LULA ladrão. Ao depor perante a JUSTIÇA NORTE AMERICANA, ele deverá “vomitar” muito mais!! Nesta semana os socialistas e comunistas da AMÉRICA LATINA sofreram duas duras derrotas. E ainda há quem defenda o LULA ladrão, em conluio e beneficiado até os ossos por esquemas de narcotráficantes.

Lula vai fugir para a Venezuela para pedir asilo político porque é monitorado pela PF e acusado no exterior?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Bolsonaristas e antipetistas vibraram com a “notícia”. Mas o que muitos deles não sabiam é que a história já é antiga e de verdadeira não tem nada.

O primeiro indício está na própria característica da mensagem, que é vaga, alarmista e não cita datas ou fontes confiáveis. O histórico de boatos sobre o assunto também não deixa a desejar, já que volta e meia o petista é protagonista de boatos que circulam por aí (leia aqui e aqui).

Por falar em histórico de boatos, curiosamente boa parte do texto já foi desmentido aqui nas páginas do Boatos.org. Na época, a história citava um link da CNN e afirmava que ex-presidente Lula estaria respondendo processo como traficante e entrou com ação no STF para evitar extradição de Hugo Carvajal para os Estados Unidos.

Mas, na verdade, a matéria da CNN linkada no texto apontava que a Justiça da Espanha teria concordado com a extradição de Hugo Carvajal para os EUA. Em nenhum momento, o texto indica que Lula é acusado pela Justiça por tráfico ou que entrou no STF para impedir a extradição de Carvajal.

A cereja do bolo está no trecho “Federal monitorando Lula… Lula pode fugir para Venezuela pedir asilo com medo de ser preso a pedido da justiça americana”. O trecho inédito de verdadeiro não tem nada, já que não há qualquer informação sobre a fuga em fontes confiáveis e nem teria motivos (pelo menos não até o momento). Sobre o monitoramento da PF, se fosse verdade – mas não é, seria no mínimo uma ação ilegal, já que Lula não está na condição de investigado.

Resumindo: Lula  não vai fugir para a Venezuela para pedir asilo político porque é monitorado pela PF e acusado no exterior. Isso porque o ex-presidente nem é monitorado pela PF e tampouco responde por algo no exterior. Ou seja, boato!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: