Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula volta pra prisão imediatamente por causa de denúncia por narcotráfico #boato

Lula volta pra prisão imediatamente por causa de denúncia por narcotráfico #boato

Lula volta pra prisão imediatamente por causa de denúncia por narcotráfico, diz boato (Foto: Reprodução/YouTube)

Boato – Lula vai voltar para prisão imediatamente depois que deputado Éder Mauro o denunciou à PGR por narcotráfico e financiamento ilegal.

Desde que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva saiu da prisão e o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou suas condenações na Operação Lava Jato, as fake news sobre Lula (que já não eram poucas) voltaram a crescer.

Especialmente, porque Lula recuperou seus direitos políticos e tem sido cotado como um forte possível candidato para as eleições presidenciais de 2022. Mas de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, parece que isso não vai acontecer tão cedo.

Segundo a publicação, o deputado federal Éder Mauro teria protocolado uma notícia-crime, na Procuradoria Geral da República (PGR), contra o ex-presidente Lula. Ainda segundo a história, o deputado teria denunciado Lula por financiamento ilegal de governos de esquerda na América Latina e narcotráfico, após as denúncias contra ele e outros governantes de esquerda na Espanha. Confira:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 1: “EXPLODIU AGORA NA SEDE DO PT! LULA DE VOLTA PRA PRlSÃO IMEDIATAMENTE – BRASIL EXIGE JUSTIÇA JÁ!”. Versão 2: “BATEU O DESESPERO NO PT – POR ESSA LULA NÃO ESPERAVA!”. Versão 3: “Sejam todos bem-vindos ao nosso canal. Estamos aqui, mais uma vez, trazendo notícias atualizadas, verídicas, de tudo o que está acontecendo em Brasília no governo Bolsonaro. Bateu o desespero no PT. Por essa, Luiz Inácio Lula Bandido da Silva não esperava. A casa caiu!”.

Lula volta pra prisão imediatamente por causa de denúncia por narcotráfico?

A informação caiu como uma bomba nas redes sociais, em especial, em grupos bolsonaristas no YouTube e no WhatsApp. Apesar disso, a história não é real. A explicação fica por conta da falta de provas e do uso de fake news.

Não é novidade para ninguém que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é uma vítima constante de fake news. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que Lula teria sido acusado como traficante pela Justiça dos EUA. Também a que indicava que Lula estaria sendo investigado pela Interpol e, por fim, a que apontava que Lula teria publicado foto de boneco pisando na bandeira do Brasil.

Ao analisar a história, percebemos que ela usa uma fórmula pronta que já foi muito utilizada por sites que difundem fake news e, agora, se popularizou no YouTube. Nessa fórmula, temos a notícia com um título distorcido e com detalhes modificados. O objetivo desse tipo de publicação é o “click bait” (conseguir visualizações pelo título alarmista).

Pesquisando por mais informações na internet, descobrimos que o protocolo da notícia-crime pelo deputado Éder Mauro é real. Porém, a história de que “a casa caiu” e que Lula voltará à prisão é falsa. O processo que sucede a notícia-crime não é tão simples assim. Após o protocolo da denúncia, a PGR deve analisar o caso. A partir daí, existem duas possibilidades: o caso ser arquivado pela PGR ou a PGR optar pelo andamento do processo. Se o caso tiver seguimento, a PGR iniciará uma investigação com ajuda da Polícia Federal. Se eles encontrarem indícios suficientes que provem o crime, a PGR irá apresentar uma denúncia ao STF.

Se isso não bastasse, não existe qualquer prova que sustente a história. Além disso, a história se baseia em outras fake news já desmentidas por aqui. A primeira apontava que Lula teria sido acusado como traficante nos EUA. Já a segunda apontava que Lula estaria sendo investigado pela Interpol. Em ambos os desmentidos explicamos que a acusação contra Lula surgiu de uma fonte nada confiável (uma militante de direita, na Espanha) e carece de provas. Por fim, assim como dito na própria história, o sigilo de Lula já foi quebrado por outras investigações, mas nada foi encontrado.

Em resumo: a história que diz que Lula voltará para a prisão porque o deputado Éder Mauro fez uma notícia-crime contra ele é falsa! A informação sobre a notícia-crime é real, mas todo o restante não. O processo após o protocolo da notícia-crime é extenso. Se isso não bastasse, a história se sustenta em outras fake news já desmentidas por aqui. Como já explicamos, a denúncia sobre Lula ter relação com o narcotráfico é frágil, pois surgiu de uma militante de direita, da Espanha, que não possui provas. Além disso, a história usa um título totalmente distorcido. Ou seja, a história não passa de balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: