Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Vídeo de Lula que viralizou não é de uma penitenciária e não há encontro com Marcola e Fernandinho Beira-Mar

Vídeo de Lula que viralizou não é de uma penitenciária e não há encontro com Marcola e Fernandinho Beira-Mar

Lula se encontrou com Fernandinho Beira-Mar e Marcola na penitenciária, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Vídeo mostra encontro entre Lula, Marcola e Fernandinho Beira-Mar em uma penitenciária.

  Introdução

O ano é 2023, mas ainda tem muita fake news lá das eleições de 2022 circulando com todas as forças na internet. A de hoje é uma “evolução” de uma história que já desmentimos aqui no Boatos.org.

De acordo com um vídeo que está viralizando na internet, Lula teria se encontrado com Marcola e Fernandinho Beira-Mar  em uma penitenciária. “Acordo com o narcotráfico. Isto é Lula e Marcola?? Este é Lula e Fernandinho Beira Mar??? me tire esta dúvida”, diz a legenda da imagem.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

“Lula na penitenciária fazendo acordo com Fernandinho Beira-mar e Marcola. Faz o L”, diz uma das mensagens que acompanham o vídeo. Leia a transcrição de uma narrador faz para o TikTok:

Chega aí, chega aí. Nessas imagens atrás mim é o Lula na penitenciária conversando com o Beira-Mar e, acredite, Marcola. Dando um envelope pra ele. Eu já postei esse vídeo e tiraram do ar. Mas se você conseguir ver, repassa pra frente, salva ele. O Lula ladrão tinha feito um acordo com o Comando Vermelho e o PCC Mas se você vê esse vídeo, sem tirar do ar, porque tiram rapidinho do ar, salva ele e passa para os seus grupo. Esse camarada aí é o Lula

  Análise

A história viralizou em diversas redes sociais, principalmente por conta do vídeo gravado originalmente no TikTok. A publicação tem todas as principais características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis.

O histórico de fake news que citam o nome de Lula também denunciam a farsa. Já desmentimos fake news sobre ele ter sido flagrado bêbado, sobre ter sido vaiado ou, ainda, ter fraudado a vacina.

A primeira é se o vídeo de Lula foi gravado em uma penitenciária. A segunda é se Fernandinho Beira-Mar e Marcola estavam presentes. A terceira é se há, de fato, ligação comprovada dele com Fernandinho Beira-Mar e Marcola.

Checagem

Vídeo de Lula foi gravado em uma penitenciária?

Não foi. Na realidade, o mesmo vídeo foi utilizado em uma fake news no final do ano passado que citava apenas o nome de Marcola. Veja o que escrevemos na época:

Na realidade, o vídeo é de um encontro dele com motoboys, em São Paulo (SP), no SindimotoSP. As imagens foram disponibilizadas na página oficial do Tik Tok de Gil Almeida, presidente do SindimotoSP. No dia 29 de outubro de 2022, centenas de motoboys realizaram uma motociata em apoio ao agora presidente eleito Lula, em São Paulo (SP).

Fernandinho Beira-Mar e Marcola estavam presentes no local?

Não estavam. Quem está sendo confundido com Fernandinho Beira-Mar é um integrante do Sindimoto. Já o “Marcola” que é citado no vídeo é o assessor de Lula. Veja o que escrevemos sobre o assunto:

Assim como já explicamos em outro desmentido, o Marcola citado no vídeo não é o líder do PCC, mas sim um ajudante de ordens de Lula. Não é a primeira vez que a coincidência de apelidos causou confusão para o ex-presidente. Em 2019, quando deixou a prisão, Lula agradeceu a Marcola, seu ajudante. Entretanto, muita gente associou o apelido ao líder do PCC e fake news sobre o assunto começaram a surgir na internet. O Marcola, ajudante de Lula, se chama Marco Aurélio Santana Ribeiro e trabalha como assessor do Instituto Lula. 

Há ligação comprovada de Lula com Fernandinho Beira-Mar e Marcola?

Ao contrário que apontam algumas fake news utilizadas no período eleitoral e até hoje compartilhadas na internet, não há qualquer comprovação de ligação entre Lula, Marcola e Fernandinho Beira-Mar. Como o ônus da prova é de quem acusa, podemos classificar a fala como uma acusação sem provas.

Conclusão

Fake news ❌

O vídeo não mostra um encontro em uma penitenciária e tampouco mostra um encontro entre Lula, Marcola e Fernandinho Beira-Mar. Trata-se de uma fake news que é uma evolução de uma mensagem falsa que desmentimos no ano passado.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm