Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula pede para Marcola do PCC marcar sua agenda de reuniões em São Paulo #boato

Lula pede para Marcola do PCC marcar sua agenda de reuniões em São Paulo #boato

Lula pediu para Marcola do PCC marcar sua agenda de reuniões em São Paulo, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Vídeo mostra o momento em que Lula diz que precisa que o Marcola do PCC marque a sua agenda de reuniões no estado de São Paulo.

Um dos tipos de conteúdo que mais estão sendo utilizados na retórica política eleitoral é o do “apoio indesejado”. É neste sentido que fake news e ilações estão se espalhando na Internet.

Há alguns dias, teses falsas começaram a surgir na Internet após serem divulgadas falas de Marcos Camacho (mais conhecido como Marcola do PCC) sobre um suposto “voto em Lula”. A mais nova aponta que o líder do PCC teria papel mais preponderante ainda na vida do ex-presidente.

No vídeo, Lula dá a seguinte declaração: “Para não ficar só comício. Para ficar comício e interação com a sociedade. A experiência no Rio foi muito boa só que não dá para ficar cinco dias em cada estado né. Nós temos que ficar pouco tempo aqui em São Paulo. Eu, por exemplo, tô esperando que o Marcola apresente uma agenda para ir à Campinas, para ir almoçar aí a Guarulhos, para ir nessa grande cidade aqui, para ir lá no ABC, sabe? Junto com Haddad que vai ser governador do Estado de São Paulo”.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Ao final do vídeo (que tem o título de “Lula se encontra com diretoria da CUT para receber propostas dos trabalhadores”), há um narrador que indaga quem seria este Marcola e a resposta vem com a imagem do líder do PCC. Junto ao vídeo, há mensagens apontando que essa seria a prova de que Lula está envolvido com a facção criminosa. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: Lula disse : eu estou esperando que o Marcola apresente uma agenda para ir almoçar.  Quem é esse Marcola que o Lula está esperando que apresente uma agenda ? Versão 2:Espera aí, o MARCOLA apresentar uma agenda???  O chefe do PCC, MARCOLA??? Versão 3: O candidato a presidência Lula, esperando a agenda de um chefe da maior facção criminosa do Brasil pra pra poder visitar algumas cidades do Brasil???? Sério mesmo???

Lula pediu para Marcola do PCC marcar sua agenda de reuniões em São Paulo?

É claro que o vídeo, hiper picotado, não iria demorar a viralizar na Internet. Porém, a informação que aponta que Lula estava se referindo ao Marcola do PCC é falsa.

Não é, aliás, a primeira que uma alusão ao nome Marcola gera uma fake news contra Lula. Quando saiu da prisão, em 2019, Lula agradeceu ao “Marcola” e muita gente saiu falando em PCC. Na realidade, o “Marcola do Lula” não tem nada a ver com a facção criminosa. Veja o que explicamos na época:

Ao buscarmos pelo vídeo, descobrimos que ele é real, mas o Marcola citado por Lula na ocasião não é o chefe do PCC. O site Estado de Minas publicou a íntegra do discurso do ex-presidente. Confira o trecho em que ele fala do tal Marcola:

“Quero cumprimentar o companheiro Marcola, que me subsidiava de material, de informações, e com quem eu também poderia dar um esporro de vez em quando”.

Analisando essa parte do discurso, seria estranho pensar que o Marcola mencionado seria o do PCC por dois motivos: o primeiro é que a função de “subsidiar de material e de informações” não se encaixa muito no perfil do Marcola do PCC (Marcos Camacho), e o segundo é que o Marcola do PCC está preso no DF e não poderia estar presente no local, já que Lula chama “o Marcola” até o palco ao cumprimentá-lo.

E, por fim, ao buscarmos pelo “Marcola do Lula”, descobrimos que é Marco Aurélio Santana Ribeiro, assessor do Instituto Lula, que assumiu o papel de “carteiro” ao entregar materiais para ler ou assistir ao ex-presidente durante a prisão. Daí, a fala de agradecimento de Lula no discurso sobre “subsidiar de material e de informações”.

Vale apontar que, no vídeo original (publicado no canal do YouTube do Brasil 247 em abril deste ano) há outras menções ao assessor. Nenhuma delas relacionada ao PCC.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Lula disse que precisa que o Marcola do PCC decida sua agenda. A pessoa que ele estava se referindo é um assessor e não tem relação com a facção criminosa.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso