Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula “cachaceiro” é flagrado bêbado em carro com Janja, mostra vídeo #boato

Lula “cachaceiro” é flagrado bêbado em carro com Janja, mostra vídeo #boato

Lula cachaceiro é flagrado bêbado em carro com Janja, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Visivelmente alterado de cachaça, Lula aparece em vídeo dentro de carro bêbado ao lado da primeira-dama Janja

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nunca escondeu de ninguém seu gosto em comemorar as coisas boas da vida, com muita música e uma cervejinha. Por conta disso, os haters de Lula decidiram investir pesado em campanhas de difamação contra ele.

Nos últimos anos, não são poucas as histórias falsas sobre Lula ser flagrado em situações constrangedoras por causa do álcool. E esse tipo de fake news sobre Lula circulou de forma bastante intensa durante as eleições, como uma forma de desmoralizar o então candidato à Presidência.

E a história de hoje não é diferente. De acordo com uma publicação que está circulando nas redes sociais, Lula “cachaceiro” teria sido flagrado bêbado dentro de um carro com a primeira-dama Rosângela Silva, a Janja. Segundo o vídeo que acompanha a publicação, Lula aparece falando de forma lenta e estranha, parecendo estar embriagado. Confira:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

“Olha a situação desse Cachaceiro.  Seu estado é lastimável.  E, essa figura ridícula é o “atual representante maior” do nosso Pais.  Temos de ter é vergonha.  Que decadência!”. Lula leva chifre e fica reclamando.

Lula “cachaceiro” é flagrado bêbado em carro com Janja, mostra vídeo?

A informação caiu como uma bomba nas redes sociais, em especial, no Kwai e no Twitter e deixou muitos haters de Lula revoltados com a situação. Entretanto, a história não é bem assim. A explicação fica pela origem do vídeo e de alguns detalhes das imagens.

Como já adiantamos por aqui, histórias falsas que tentam desmoralizar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e criar uma imagem de “bêbado” em torno dele não são novidade por aqui. A equipe do Boatos.org já desmentiu diversas delas, como a que dizia que Lula teria aparecido bêbado durante o lançamento de sua campanha eleitoral. Também a que indicava que Lula teria sido flagrado bêbado e caído durante o encontro em Davos, em 2003, e, por fim, a que apontava que Lula teria feito um discurso na Bahia em que cita Wellington Dias e Piauí.

Ao analisar o vídeo, percebemos o pulo do gato. Na realidade, as imagens foram alteradas. A velocidade do vídeo foi modificada e atrasada, para dar a impressão de que Lula estaria falando mais pausadamente, como se estivesse bêbado. A própria imagem que aparece se arrastar e travar de vez em quando denota a técnica. Vale ressaltar que essa estratégia já foi usada em diversas histórias sobre Lula.

O vídeo original foi publicado no dia 19 de agosto de 2022. Na oportunidade, Lula e Janja convidavam seus apoiadores para comparecerem a um ato no Vale do Anhangabaú, no interior do estado de São Paulo. Como é possível ver, na velocidade correta, Lula aparenta estar normal.

Em resumo: a história que diz que Lula cachaceiro teria aparecido bêbado dentro de carro e ao lado de Janja é falsa! O vídeo usado como prova foi editado. Nas imagens, é possível perceber que o vídeo foi desacelerado, tanto é que algumas partes do vídeo aparecem travadas ou arrastadas. A própria voz de Janja aparece mais lenta. Se isso não bastasse, essa estratégia já foi usada outras vezes em fake news parecidas. No vídeo original é possível ver que Lula está sóbrio, assim como Janja.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso