Lula e Janja são vaiados no shopping Barra, em Salvador, em 2023 #boato

Boato – Vídeo mostra o presidente Lula e a primeira-dama Janja sendo vaiados e escorraçados do shopping Barra em Salvador em maio de 2023.

Não é incomum fake news sobre “grandes protestos” contra figuras políticas circularem na internet. A mais nova história se utiliza de personagens, aliás, não tão incomuns neste tipo de desinformação: Lula e a primeira-dama Janja.

De acordo com mensagens que estão circulando na internet, o casal teria sido expulso do shopping Barra, em Salvador, agora em 2023. A prova seria um vídeo de pessoas xingando outro grupo e uma narração com o seguinte teor: “O que esse infeliz foi fazer pra dar uma voltinha no shopping. A Janja queria fazer umas comprinhas. Meu Deus. É um sem noção mesmo”. Leia algumas das versões da mensagem que circula online:

Versão 1: Lula e Janja sendo escorraçados do shopping não tem preço Versão 2: Janja meu moranguinho vermelho, tem certeza que é uma 51 boa ideia a gente ir no shopping comprar aquela bolsa de 40 mil Reais, hoje? KKKKKKK PQP! Olha só no que deu….Versão 3: Lula e Janja sendo escorraçados do shopping Barra Salvador/Ba

Lula e Janja foram vaiados do shopping Barra, em Salvador, em 2023?

A história não demorou a circular em diversas redes sociais. Porém, também não demorou para descobrirmos que a história em questão não passa de mais uma fake news que circula na internet.

A mensagem, o histórico e uma busca por fontes confiáveis e pelo vídeo já matam a charada. Tanto a mensagem como o vídeo têm algumas características que não ajudam muito na apuração da informação.

Confira também: é falso que Luciano Huck seja dono de ONG envolvida em tráfico no Rio

Siga-nos no Youtube

O texto e a descrição do vídeo são vagos (não dizem, por exemplo, detalhes do ocorrido), alarmistas (mexem com a polarização política), têm erros de português e não citam qualquer fonte confiável que confirmem a história.

Ao analisar o vídeo, também não é possível atestar que se tratava de Lula nas imagens. Mais do que isso, conseguimos perceber que, na realidade, o vídeo já foi utilizado em, no mínimo, outras duas fake news.

Em 2018, o vídeo foi utilizado em uma fake news que apontava que Jaques Wagner teria sido vaiado no shopping em questão. Em 2022, a mesma balela apontava que era Lula no vídeo.

Nos dois casos, o Boatos.org explicou que, na realidade, o vídeo em questão foi gravado contra manifestantes pró-Lula que foram realizar uma manifestação no shopping Barra em Salvador. Porém, nem Jaques Wagner, nem Lula (que estava preso na época), nem Janja estavam no vídeo.

Há um detalhe na versão 2023: a fala do sujeito com sotaque do Rio de Janeiro foi inserida (provavelmente com ferramentas de dublagem contidas em redes sociais de vídeos) para dar impressão que havia alguém presente falando sobre “Lula e Janja”. Só que a “narração” não constava nas versões do vídeo utilizadas em outras fake news.

Resumindo: é falso que Lula e Janja foram vaiados em um shopping em Salvador. O vídeo em questão é de 2018, não tem o presidente e a primeira-dama e, inclusive, já foi utilizado em outras fake news.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe o nosso link