Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula entrega carta de agradecimento a Marcola do PCC, mostra vídeo #boato

Lula entrega carta de agradecimento a Marcola do PCC, mostra vídeo #boato

Lula entrega carta de agradecimento a Marcola do PCC, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra encontro entre Lula e Marcola na prisão. Lula teria entregue carta de agradecimento ao líder do PCC

As eleições brasileiras de 2022 chegaram ao fim. Mas não as fake news sobre o assunto. Enquanto Lula foi eleito o novo presidente do Brasil, as fake news seguem pipocando na internet e causando confusão.

Ao longo de todo o processo eleitoral, diversas histórias falsas sobre o candidato Luiz Inácio Lula da Silva e sobre o PT circularam nas redes sociais. Muitas delas associando o candidato e o partido a criminosos. Com o fim das eleições, esse tipo de informação falsa, entretanto, não parou.

Exemplo disso é a história de hoje. De acordo com uma publicação que está circulando nas redes sociais, Lula teria entregue uma carta de agradecimento a Marcola, líder do PCC. Segundo a história, um vídeo mostraria o encontro e o momento em que Lula, supostamente, entregaria a carta a Marcola na prisão. Confira:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

“LULA FOI LEVAR PESSOALMENTE UMA CARTA PARA MARCOLA NA PRISÃO! Meu Deus… *Vivi pra ver um presidente eleito pelo narcotráfico ir agradecer pessoalmente o chefe da Facção do PCC.* ELE VAI SOLTAR TODO MUNDO E FORMAR SUA GUARDA NACIONAL AOS MOLDES DA NICARÁGUA, CUBA, VENEZUELA E BOLÍVIA”. 

Lula entrega carta de agradecimento a Marcola do PCC, mostra vídeo?

A informação causou um verdadeiro burburinho na internet, em especial, no Twitter e no Facebook e deixou muita gente revoltada. Entretanto, a história não é real. A explicação fica por conta da origem do vídeo.

Ao se deparar com a mensagem, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Além disso, histórias falsas que tentam relacionar a esquerda com organizações criminosas não são novidade na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que Lula usou o boné CPX para homenagear o Comando Vermelho. Também a que indicava que Lula teria sido convidado de honra do Comando Vermelho em morros do Rio e, por fim, a que apontava que Lula teria pedido para Marcola do PCC marcar sua agenda de reuniões em São Paulo.

Assim como já explicamos em outro desmentido, o Marcola citado no vídeo não é o líder do PCC, mas sim um ajudante de ordens de Lula. Não é a primeira vez que a coincidência de apelidos causou confusão para o ex-presidente Lula. Em 2019, quando deixou a prisão, Lula agradeceu a Marcola, seu ajudante. Entretanto, muita gente associou o apelido ao líder do PCC e fake news sobre o assunto começaram a surgir na internet. O Marcola, ajudante de Lula, se chama Marco Aurélio Santana Ribeiro e trabalha como assessor do Instituto Lula. Na época em que Lula estava preso, ele se transformou no carteiro oficial do ex-presidente Lula, levando materiais para Lula ler ou assistir durante o período.

Se isso não bastasse, o vídeo que acompanha a história não tem nada a ver com um encontro entre Lula e o Marcola do PCC. Na realidade, o vídeo é de um encontro de Lula com motoboys, em São Paulo (SP), no SindimotoSP. As imagens foram disponibilizadas na página oficial do Tik Tok de Gil Almeida, presidente do SindimotoSP. No dia 29 de outubro de 2022, centenas de motoboys realizaram uma motociata em apoio ao agora presidente eleito Lula, em São Paulo (SP).

Em resumo: a história que diz que Lula teria entregue uma carta de agradecimento ao Marcola do PCC é falsa! O vídeo usado como prova, na verdade, mostra Lula durante um encontro com motoboys, no SindimotoSP, em São Paulo (SP). No dia 29 de outubro de 2022, centenas de motoboys realizaram uma motociata em apoio ao agora presidente eleito Lula. Se isso não bastasse, o homem chamado Marcola, que foi citado no vídeo, não tem nada a ver com o PCC. Na verdade, Marcola é um ajudante de ordens e assessor do Instituto Lula e também do presidente eleito. Apesar da coincidência do apelido, não se trata da mesma pessoa. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso