Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula tomou vacina bivalente contra Covid-19 com seringa vazia #boato

Lula tomou vacina bivalente contra Covid-19 com seringa vazia #boato

Lula tomou vacina bivalente contra Covid-19 com seringa vazia, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Geraldo Alckmin aplicou a vacina bivalente falsa da Covid-19 no presidente Lula. A seringa estava vazia e tudo foi um teatro.

No dia 27 de fevereiro de 2023 foi lançada a nova campanha de vacinação contra a Covid-19. O presidente Lula fez questão de ser vacinado em público pelo vice-presidente Geraldo Alckmin. Passado o evento e aberta a campanha com a vacina bivalente, uma história começou a viralizar online.

De acordo com vídeos que estão circulando em redes sociais, Lula teria fingido tomar a vacina bivalente contra a Covid-19. A prova seria uma narração de um sujeito que aponta que a seringa estava vazia e que Geraldo Alckmin não apertou o êmbolo com a vacina. Leia a transcrição do arquivo:

Aí se liga no teatro que esse cara faz. Final não é só isso que ele sabe fazer né? Mentir. Ele não tomou a vacina e eu vou provar isso pra vocês agora. Prestem bem atenção. O Alckmin joga o conteúdo da seringa fora e vai aplicar exatamente nada no braço aí do molusco. Prestem bem atenção ó. Nesse momento ó. Vai jogar fora. É o vice-presidente da república. Se liga ó. Geraldo Alckmin jogou não tem nada dentro da seringa presta atenção ó isso introduziu sem nada não vai puxar não puxou ó e não aplicou nada se liga na mola ó dando esse recado ah mano é muito teatro cara está aí presidente Lula

Lula tomou vacina bivalente contra Covid-19 com seringa vazia?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

A história se espalhou com todas as forças em redes sociais e deixou muita gente alucinada (no pior sentido). Porém, a acusação em questão não só é falsa como também é descabida.

Na realidade, essa história de “líder que decidiu fingir que tomou a vacina” é mais do que manjada. Só não tinha rolado no Brasil por Bolsonaro é um antivax. Desmentimos fake news com Cristina Kirchner (vice-presidente da Argentina), da primeira-ministra da Austrália, do prefeito de Londres, de Kamala Harris e até um vídeo compilado.

Em todos os casos, os espalhadores de boatos apontam que os líderes resolveram “fingir tomar vacina” e que isso seria a prova de que “as vacinas servem para matar”. Além de a tese estar errada (só um imbecil para acreditar que é melhor se infectar com a Covid-19 sem estar vacinado do que se vacinar), não é verdade que Lula fingiu tomar a vacina.

Se você se vacinou, já sabe que a quantidade de líquido na vacina da Pfizer é pequena e não ocupa a seringa inteira. Além disso, o vídeo desmente a fala do cidadão que fala em “teatro”. Claramente, Geraldo Alckmin aplica a vacina em Lula. Assista em melhor resolução:

Quando a história se espalhou, os próprios Lula e Geraldo Alckmin desmentiram a fake news. “A indústria de mentiras despreza a ciência. Agora, inventam que a vacina que tomei ontem, aplicada pelo vice-presidente e médico anestesista, @geraldoalckmin , seria falsa. Disse e repito: tomei minha 5ª dose e, quando for necessário, tomarei a 6ª, porque valorizo a vida”, disse Lula. Veja a fala de Alckmin:

Resumindo: além de ser descabida, a história que aponta que Geraldo Alckmin aplicou a vacina em Lula com a seringa vazia. O vídeo desmente a fala e a lógica desmente a teoria maluca e criminosa de que as vacinas contra a Covid-19 não funcionam.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso