Janja se fantasia de clitóris para “nenhum macho achar” no Carnaval 2023 #boato

Boato – A primeira-dama Janja Lula da Silva usou uma placa “fantasiada de clitóris para nenhum macho me achar” durante Carnaval 2023.

O Carnaval 2023 tem rendido uma série de fake news na internet. De vídeo falso sobre “castigo divino” a vídeo antigo de briga em bloco para “culpar Lula”, o que não tem faltado é desinformação. A mais nova aponta para a primeira-dama Janja Lula da Silva.

Uma foto de uma mulher de óculos usando uma placa com os dizeres “fantasiada de clitóris para nenhum macho me achar” está acompanhada de legendas que apontam que a mulher seria Janja. Há também críticas à suposta postura da primeira-dama. Leia:

Versão 1: A fantasia da Janja nós já descobrimos – mas alguém sabe qual foi a fantasia do Lula nesse Carnaval? FANTASIADA DE CLITORIS PRA NENHUM MACHO ME ACHAR Versão 2: ISSO É POSTURA DE UMA PRIMEIRA-DAMA? FANTASIADA DE CLITORIS Que mulher cafona!!! Deus nos livre desse encosto!.

Janja se fantasia de clitóris para “nenhum macho achar” no Carnaval 2023?

Confira também: é falso que Grêmio anunciou que Lucas Leiva teve problema cardíaco por causa de vacina

O que não faltou foi compartilhamento em relação à história em questão. Porém, a história que aponta para a tal fantasia de Janja é falsa. Não é a primeira-dama nas imagens em questão.

Para além do histórico de fake news recentes do Carnaval também há um histórico recente de fake news de fotos e vídeos falsamente atribuídos à Janja (temos alguns exemplos aqui, aqui e aqui).

Para além disso, a mensagem tem aquele “combo básico” das fake news na internet (é vago, alarmista, tem erros de português e não cita nenhuma fonte confiável que confirme a história) e não há nada sobre Janja ter se fantasiado no Carnaval 2023.

Janja havia sido convidada para desfilar na Marquês de Sapucaí, mas ela e Lula preferiram ir à Bahia e ficarem em uma ilha de forma reservada. Janja ainda participou do camarote da família Gil no Carnaval de Salvador. Como mostra esta matéria, ela não estava fantasiada.

Ao olhar a foto, podemos ver que a única semelhança entre a mulher com a “fantasia de clitóris” (na prática é só uma placa) e Janja está nos óculos. Ela não se parecem. Ao buscarmos pela origem da foto, descobrimos uma imagem postagem há alguns dias por um perfil do Twitter (que não iremos expor aqui) que acabou sendo fechado (imagino que pela quantidade de ataques). A pessoa não é Janja e não tem relação com a primeira-dama.

Resumindo: é falso que a primeira-dama Janja Lula da Silva “se fantasiou de clitóris” durante o Carnaval de 2023. A foto é de outra mulher e não qualquer registro de fantasia de Janja na folia deste ano.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/40erlBS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe o nosso link