Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Vídeo mostra arrastão em Olinda (PE) por causa de Lula durante Carnaval de 2023 #boato

Vídeo mostra arrastão em Olinda (PE) por causa de Lula durante Carnaval de 2023 #boato

Vídeo mostra arrastão em Olinda (PE) por causa de Lula durante Carnaval de 2023, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Os efeitos do governo Lula já estão aparecendo. Vídeo mostra um arrastão em Olinda (PE) durante o Carnaval de 2023. Faz o L.

Desde o início de janeiro de 2023, muitas das fake news que estamos desmentindo têm apontado para supostas “ações terríveis” do governo Lula e são acompanhadas expressão “Faz o L” ou “Fazuelly”. A mais nova história aponta para o Carnaval de 2023.

Um vídeo de uma grande confusão que gerou um corre-corre em uma rua do país está sendo acompanhado de mensagens que apontam que o episódio teria ocorrido em Olinda, que seria um arrastão em 2023 e que já seria consequência do governo de Lula. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: Carnaval em Olinda. Arrastão monstro. “Fazuele” isso foi só um aperitivo do que tá por vir no carnaval… País comandado por bandidos, dá nisso. Versão 2: 17/02, Sexta feira de carnaval, em Olinda…  Os pobres “meninos” do luladrão promovendo um  ARRASTÃO, nas ruas  de Olinda, atacando turistas para roubar um ou outro celular e ter um dinheirinho “prá tomar uma cervejinha”…  PARECEM MAIS UMA PRAGA DE GAFANHOTOS ATACANDO UMA PLANTAÇÃO! O Brasil está entregue à criminalidade com a proteção do presidente! “ o AMOR venceu“

Vídeo mostra arrastão em Olinda (PE) por causa de Lula durante Carnaval de 2023?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

O que não faltou foi gente compartilhando a história com intuitos políticos. Porém, a mensagem que acompanha o vídeo que viralizou está com informações erradas. Muitas, aliás.

Como falamos no início do texto, o histórico de fake news sobre supostos acontecimentos relacionados a Lula é vasto na internet. Nós já desmentimos, por exemplo, que a transposição do Rio São Francisco foi fechada por Lula, que uma fraude nos caminhões pipa do Nordeste foi descoberta no governo Lula e que, ainda, diversas fábricas fecharam por aqui em 2023.

Assim como nos casos citados, a mensagem (que tem diversas características de fake news como o tom alarmista e os erros de português) distorce o que ocorreu no vídeo para tentar politizar a questão. Falamos isso porque o vídeo não é de 2023, não mostra um arrastão e também não relação com Lula.

A única informação correta que há é que o vídeo é de Olinda. De acordo com esta matéria, do Bom Dia Pernambuco (telejornal da TV Globo), o registro foi feito em fevereiro de 2020.

A matéria aponta que a confusão se deu por conta do encontro de dois grupos rivais durante o “Desfile das Virgens” no Bairro Novo na cidade pernambucana. Não se tratou de um arrastão e nem “fazer o L” influenciou no caso.

Infelizmente, brigas no Carnaval (que não é exclusividade de Olinda ou Pernambuco) ocorrem em diversas situações. Tanto que houve na edição deste ano do bloco (que ocorreu na semana passada), o registro de casos de violência (como brigas e assaltos). Curiosamente, a matéria só não fala em arrastão.

Resumindo: o caso em questão até ocorreu na cidade pernambucana de Olinda. Porém, o vídeo que está circulando online não é de um arrastão e também não é deste ano. Isso torna a correlação entre o caso e Lula mais absurda ainda.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/40erlBS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: