Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Carro alegórico da Grande Rio em homenagem ao diabo pega fogo no Carnaval 2023 #boato

Carro alegórico da Grande Rio em homenagem ao diabo pega fogo no Carnaval 2023 #boato

Carro alegórico da Grande Rio em homenagem ao diabo pega fogo no Carnaval 2023, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Vídeo mostra o carro alegórico da Grande Rio que homenageou o diabo pegando fogo durante desfiles do Carnaval 2023.

Sempre quando o Carnaval se aproxima, o que não falta é gente soltando aquele “hate” em redes sociais. Neste sentido, um vídeo está sendo compartilhado com comemorações em aplicativos de vídeos (como o TikTok e Kwai) e redes sociais.

Nas imagens, um carro alegórico pega fogo durante um desfile de uma escola de samba. Junto ao vídeo, há a descrição de que o incidente teria ocorrido durante os desfiles no Carnaval 2023 com um carro da Grande Rio que fazia uma “homenagem” ao diabo. Leia algumas das mensagens que estão circulando online:

Confira o desmentido em vídeo:

Versão 1: Carro alegórico da escola de samba grande Rio, que homenageava o diabo pegou fogo na abertura dos desfiles nesta sexta-feira 17 de fevereiro de 2023,  com Deus não se brinca

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 2: Escola se samba Grande Rio fez carro alegórico com imagem demoníaca e de repente o carro começa a pegar fogo. Veja o vídeo É CADA ABOMINAÇÃO NESSE CARNAVAL QUE CHEGA A DAR MEDO! Ué no inferno não é só fogo, estão preocupados com o que? mexeram com quem não deveriam.

Carro alegórico da Grande Rio em homenagem ao diabo pega fogo no Carnaval 2023?

O que não faltou foi gente compartilhando e, olhe só, comemorando a situação (complicado, né, gente). Porém, é falso que o vídeo seja de 2023, de um carro da Grande Rio ou mesmo tenha ligação com um castigo divino.

A mensagem, o histórico e a ausência de notícias recentes sobre o tal incidente em 2023 já quase matam a charada. Assim como muitas fake news, a mensagem que circula é vaga, alarmista, têm erros de português e não citam qualquer fonte confiável que confirme a informação.

Além disso, esses boatos “de carnaval” não são tão incomuns na internet. No Boatos.org, já desmentimos, por exemplo, mensagens falsas que apontavam para a morte de um homem que interpretou o diabo no Carnaval de 2019 na Gaviões da Fiel (desmentimos em 2020 também).

Um incêndio de grandes proporções como do vídeo viraria rapidamente notícia (assim como outros acidentes que já ocorreram em desfiles no Carnaval como em 2017). Porém, não há nenhum relato recente sobre algo que ocorreu com o carro da Grande Rio em 2023.

Ao buscar mais detalhes sobre o incidente, descobrimos que, na realidade, o incêndio ocorreu no desfile das campeãs de 2007. O carro alegórico é, na realidade, da Unidos da Tijuca e não era, necessariamente, uma “homenagem ao diabo” (isso foi uma interpretação de quem postou). O samba-enredo da escola era “fotografia”.

Notícias da época apontam que, apesar de o incêndio ter demorado para ser controlado (pelos nossos cálculos foram cerca de 7 minutos), felizmente, ninguém ficou ferido. O vídeo abaixo mostra o momento do incêndio, que acabou sendo transmitido ao vivo pela TV.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o incêndio mostrado no vídeo tenha ocorrido em 2023, na Grande Rio e que o carro era uma “homenagem ao diabo”. O vídeo é antigo e nada tem a ver com a mensagem que está sendo descrita.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/40erlBS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso