Janja posa de biquíni (sutiã) com cartaz em homenagem as prostitutas #boato

Boato – A primeira-dama Janja Lula da Silva posou de biquíni (ou sutiã) para uma foto com o cartaz “puta também é gente Aprosmig presente Lula presidente” em homenagem a prostitutas.

Nos últimos dias, temos visto uma crescente em relação a fake news relacionadas à primeira-dama Janja Lula da Silva. A última das histórias aponta para uma foto em que ela teria sido flagrada com um cartaz um tanto quanto chamativo.

Na foto, uma mulher levanta um cartaz com os dizeres “puta também é gente Aprosmig presente Lula presidente”. Junto à imagem, há mensagens que apontam que a pessoa seria Janja. “Janja levantou cartaz”, “Janja vai para a posse e leva cartaz!!!!” e “”Janja” minha filha… abaixa esse cartaz!”, dizem algumas mensagens que circularam online:

Janja posou de biquíni (sutiã) com cartaz em homenagem às prostitutas?

Confira também: É falso que Lulinha foi preso no Paraguai! Confira o desmentido em vídeo:

Clique e siga o Boatos.org no YouTube

O que não faltou foi gente compartilhando a história em questão e soltando diversos adjetivos sobre a primeira-dama. Porém, é falsa a informação que aponta que Janja é a pessoa da imagem em questão. Os textos que circulam junto com às imagens, o histórico de fake news sobre o assunto e uma análise sobre o conteúdo já matam a charada.

Para começar, as mensagens que circulam online seguem aquele velho roteiro de fake news. Os textos têm características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis.

Não bastasse isso, o histórico recente de fake news sobre Janja é vasto. Já desmentimos fake news que aponta que ela foi filmada em uma banheira no passado, que foi fotografada com um traficante ou fez foto de camisola na cozinha de uma casa.

Ao olhar a foto/vídeo da mulher, podemos ver, claramente que não se trata da primeira-dama. No dia da imagem (a posse de Lula), Janja estava participando de toda a cerimônia de posse. Além disso, a imagem em questão mostra uma referência à Aprosmig.

Ao procurar pela entidade, descobrimos que se trata da Associação de Prostitutas de Minas Gerais. A associação visa promover direitos ao trabalho da classe e combater violências de gênero, exploração sexual de crianças e adolescentes visa garantir saúde e segurança das profissionais.

Inegavelmente, se trata uma função importante. E a pessoa que está na imagem é uma integrante da Aprosmig. Ela foi à posse de Lula e resolveu se manifestar por meio dos cartazes.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que a pessoa que estava com um cartaz de apoio às prostitutas é Janja Lula da Silva. Trata-se de mais uma fake news que identifica erroneamente a primeira-dama e se espalhou por aí.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet