Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Ciro Gomes grava áudio de apoio a Bolsonaro e pede intervenção militar no caso de vitória de Lula #boato

Ciro Gomes grava áudio de apoio a Bolsonaro e pede intervenção militar no caso de vitória de Lula #boato

Ciro Gomes grava áudio de apoio a Bolsonaro e pede intervenção militar no caso de vitória de Lula, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Ciro Gomes enviou um áudio ao PDT com críticas ao presidente do TSE Alexandre de Moraes, defendendo a intervenção militar em caso de vitória de Lula e apoiando Bolsonaro.

O “day after” da campanha eleitoral já tem as maquinações para o segundo turno a todo vapor. Enquanto Bolsonaro e Lula buscam apoios, candidatos derrotados como Simone Tebet e Ciro Gomes começam a se movimentar. Neste contexto, um áudio atribuído ao candidato do PDT começou a viralizar.

Junto com legendas como “AUDIO REVELADOR DE CIRO GOMES SOBRE O SEGUNDO TURNO” e “vou mandar os áudios que o Ciro mandou no grupo do pdt”, o áudio apontava para um apoio de Ciro Gomes a Bolsonaro.

No áudio ele fala de “fraude nas eleições” por parte do TSE e Alexandre de Moraes (a quem chama de Xandão e advogado da facção), diz que Bolsonaro teria que aplicar o “artigo 142” e decretar intervenção militar e, por fim, critica Lula. Leia transcrição do arquivo:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Rapaz, a partir do momento que o TSE no comando daquele advogado de facção diz que ninguém pode contestar as eleições já tava tudo armado, meu amigo. Isso é certo todo mundo sabe. Eu vou dizer o que que vai acontecer: as forças armadas elas sabem disso. Na hora que der o resultado das eleições, que Lula ganhou, vai ser colocado em prática o artigo 142, viu?

Vai ser restabelecida a ordem. Se afasta Xandão, se afasta esses vagabundos tudinho Ladrão safado e dessa a quadrilha. E aí vocês vão ver o que por ordem no país. Por que não admito que o Brasil vai deixar um vagabundo marginal, criminoso e bandido como Lula voltar o poder.

O cara sai da cadeia para roubar o país de novo. Todo mundo sabe que esse cara comprou, macho, um de um trilhão que o cara roubou e distribuiu para para tudo quanto é lado para manter o poder.

Então o cara vai tomar conta do país, nós vamos tomar o poder já vem alertando eu te acho engraçado ninguém fazer nada. Porque eu chamava bolsonaro de frouxo. Porque, sim, se ele não fizer nada agora para impedir essa tomada de poder como foi dito, porque argumentos e provas não falta disso aí, senão ele vai estar assinando papel de dizer olha tá aqui aumentou entregando o país para esse vagabundo do Lula.

Vocês lembram que eu cantei a pedra, eu avisei eu disse o que que ia acontecer. Rapaz vocês têm que entender o seguinte: Bolsonaro ele tá preparado com o exército das forças especiais Forças Armadas aí para fazer a mesma coisa que aconteceu em 64 povo vai para rua e ninguém vai aceitar Lula a presidência por que não tem sentido um povo vai pedir a intervenção. E aí minha amiga eles vão…

Ciro Gomes grava áudio de apoio a Bolsonaro, denunciando fraude nas eleições e pedindo intervenção militar?

O áudio se espalhou muito entre grupos bolsonaristas na internet. Porém, a informação que aponta que o autor do áudio em questão é Ciro Gomes é falsa. A resposta está na própria voz e nas incongruências do arquivo.

Não é preciso ser um perito (até porque há uns peritos aí que não são lá muito confiáveis) para saber que a pessoa que gravou o áudio não é Ciro Gomes. Apesar de o sotaque ser similar ao de Ciro, a voz tem algumas pequenas diferenças (não é possível sequer ter certeza se houve tentativa de imitação por parte de quem gravou).

Mais do que a questão da voz, é a questão do discurso. Apesar de ter sofrido e feito ataques a Lula e simpatizantes do ex-presidente, Ciro Gomes não adota nem de perto o tom descrito no áudio.

Para começar, Ciro Gomes não tem essa raiva (que mais se assemelha a um dos bolsonaristas raiz incriminados por fake news no STF) de Alexandre de Moraes. Ele não replicaria do discurso de que ele é “advogado do PCC” ou ainda apontaria que o TSE praticaria “fraudes das eleições”.

Nesta entrevista ao UOL em 2021, ele, inclusive, elogia Alexandre de Moraes e a postura contra atos antidemocráticos por parte de Bolsonaro e correligionários.

Na própria entrevista, é possível ver que ele não concorda com a ideia de um golpe militar por parte de Bolsonaro. Isso é reforçado por posicionamentos como esse, em que ele diz que Bolsonaro utiliza os ataques às urnas eletrônicas como cortina de fumaça para dar um golpe. Disse, ainda, que a intervenção é algo de uma cabeça delirante.

Por fim, Ciro Gomes já deu a entender que não deve apoiar Bolsonaro no segundo turno. A tendência é que o seu partido PDT apoie Lula. Ainda não se sabe se ele também dará apoio ou manterá neutralidade.

Vale apontar que, ao buscar pela fonte da suposta informação (algo importante em checagens), não encontramos nenhuma fonte confiável que apontasse que o áudio é mesmo se Ciro Gomes. Assim como uma “boa fake news”, a história brotou na internet.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Ciro Gomes gravou um áudio de apoio a Bolsonaro e pedindo intervenção militar no caso de uma vitória de Lula nas eleições. Não é ele no áudio e o conteúdo não condiz com a postura do candidato do PDT nas eleições de 2022.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso