Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Algoritmo da urna dá 1% para Lula a cada 12% de votos apurados e é a prova da fraude nas eleições #boato

Algoritmo da urna dá 1% para Lula a cada 12% de votos apurados e é a prova da fraude nas eleições #boato

Algoritmo da urna dá 1% para Lula a cada 12% de votos apurados e é a prova da fraude nas eleições, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Está descoberta a fraude nas urnas eletrônicas. O algoritmo do TSE dá 1% para Lula e tira 0,5% de Bolsonaro a cada 12% de votos apurados.

Se não tivemos tantas fake news (pelo menos se fizermos uma comparação com 2018) até o dia da votação do primeiro turno, isso se inverteu. O que não tem faltado na internet são informações falsas sobre supostas fraudes nas urnas eletrônicas no Brasil. E cá estamos com mais uma teoria.

De acordo com uma mensagem que circula online desde a apuração, foi descoberto como o algoritmo das urnas eletrônicas favorece Lula. A tese aponta que o petista “ganhava 1%” de votos e Bolsonaro “perdia 0,5%” a cada 12% de votos apurados, Leia a mensagem que circula online:

Estou vendo aqui a matemática q percebo agora. Antes do resultado final. Estou vendo q está assim: Com 12% temos: Bolsonaro 48%  Lula 42% Então, observem o seguinte: nos votos totais. A cada 12% de apuração Se lula sobe 1% e JB desce 0,5%>

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Então: 12% – JB 48%    L 42% 24% – JB 47,5% L 43% 36% – JB 47%    L 44% 48% – JB 46,5% L 45% 60% – JB 46%    L 46% 72% – JB 45,5% L 47% 84% – JB 45%    L 48% 96% – JB 44,5% L 49% Acompanhem o resultado a cada % q marquei, sobre o total.

Estou acompanhando pela Jovem Pan. Isto acontecendo, e se confirmando, é sinal d algoritmo e fraude eleitoral. As FFAA deverão estar d olho neste acontecimento. Ou algo bem parecido com estes números.  Com 60% estarão empatados…. Ass: Heberbio

Algoritmo da urna dá 1% para Lula a cada 12% de votos apurados e é a prova da fraude nas eleições?

A história não demorou a se espalhar na internet e começou a ser utilizada com força por quem quer descredibilizar as urnas eletrônicas. Porém, a história que aponta para esse tal algoritmo é falsa.

A mensagem já nos deixa muito desconfiados da veracidade da informação. O texto que circula online tem características como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que comprovem a informação em questão.

Além disso, o que não tem faltado na internet são informações falsas sobre supostas fraudes em urnas eletrônicas. Por isso, é importante frisar algo: até o momento não há nenhuma prova de que, de fato, houve alguma fraude nas urnas eletrônicas nas eleições de 2022 (na realidade, em nenhuma eleição). Ao analisar, os números achamos furos.

O principal é no resultado das eleições. Lula não chegou aos 49% citados na mensagem. Ele terminou as eleições com exatos 48,43%. Bolsonaro também não chegou aos 44,5% ao final da apuração. Ele terminou com 43,20%. Ou seja: o sistema “1% para Lula a 12% de apuração” não se concretizou.

Como é possível ver neste gráfico de evolução de votos, a tese de que Lula ganha 1% a cada 12% de votos apurados também não se sustenta. É fato que Lula teve crescimento constante de voto, mas não foi neste número “fechado”.

É importante citar que a “virada” de Lula tem um motivo claro: os estados da região Nordeste nos quais Lula (e a esquerda em geral) têm mais votos são os que, tradicionalmente, demoram mais para entregar a totalização de votos. Ou seja: o crescimento de Lula se deu na entrega dos votos.

Ao ser questionado sobre a veracidade da tese (que, vamos combinar, não faz nenhum sentido), o próprio TSE descartou a informação: “Não é verdade. A totalização é feita à medida que os dados chegam ao TSE”, disse, por meio da assessoria.

Resumindo: a informação que aponta que há um algoritmo que dá 1% de votos para Lula a cada 12% de votos apurados é falsa. Na realidade, a virada de Lula se deu por outros motivos e sequer a apuração real seguiu os números (parciais e finais) apresentados na mensagem.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso