Delegado Rodrigo Bartolomei acusa Lula de mandar PCC o matar #boato
Boato – Após sofrer atentado, delegado Rodrigo Bartolomei acusa Lula de encomendar sua morte junto ao grupo PCC
Nos últimos dias, algumas acusações sem provas sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva começaram a surgir nas redes sociais. O assunto? Uma suposta ligação de Lula com o grupo Primeiro Comando da Capital (PCC).
Mas essas histórias não são novas. Durante a campanha presidencial de 2022, esse roteiro circulou com bastante frequência na internet. Em suma, os textos tentavam associar o presidente Lula com grupos criminosos, como o PCC e o Comando Vermelho.
E se você acha que as histórias pararam por aí, está enganado. De acordo com uma publicação que está sendo compartilhada nas redes sociais, o delegado Rodrigo Bartolomei teria acusado Lula de mandar o PCC matá-lo. Segundo a história, o presidente Lula estaria usando o PCC para lavar dinheiro por meio de empresas fantasmas. Confira:
Versão 1: “O delegado Rodrigo Bartolomei após ser vítima da organização criminosa PCC, onde teria acusado o ex-presidiário Lula de ser o mandante da tentativa de assassinato. Para delegado, que já mandou prender Luiz Inácio, além de ser o responsável por descobrir a ligação de Lula com o PCC em São Paulo, o delegado pediu pelo indiciamento do petista por formação de quadrilha, suborno e mais de R$100 milhões em propinas. Além de lavar dinheiro para a organização criminosa do qual o processo foi arquivado pelo ministro Alexandre de Moraes, o mesmo ministro que mandou arquivar o pedido da Polícia Federal de São Paulo para investigar a ligação de Lula com o PCC”. Versão 2: “DELEGADO RODRIGO BARTOLOMEI ACUSA O EX-PRESIDIÁRIO DE MANDAR MATA-LO ATRAVÉS DO PCC. ASSISTAM:”. Versão 3: “Delegado acusa Lula de tentar mata-lo após ter mandado prender o ladrão”.
Delegado Rodrigo Bartolomei acusa Lula de mandar PCC o matar?
A informação caiu como uma bomba nas redes sociais, em especial no YouTube e no Twitter, e agitou, novamente, teorias da conspiração. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da falta de provas e pela origem da informação.
O texto apresenta caráter vago, é extremamente sensacionalista e não apresenta fontes confiáveis. Se isso não bastasse, não existem notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis. E como já sabemos, essas são características recorrentes em fake news na internet.
Confira também: é falso que Luciano Huck seja dono de ONG envolvida em tráfico no Rio
Siga-nos no Youtube
Além disso, não é de hoje que histórias falsas sobre “coisas bombásticas” aparecem no YouTube. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que Mourão teria sido demitido após prova de traição contra Bolsonaro ser revelada. Também a que indicava que Alexandre de Moraes teria chorado ao ser preso após ordem de delegado da PF e, por fim, a que apontava que Bolsonaro teria descoberto um plano bilionário de João Doria e da China.
Ao procurar pelo assunto em questão, descobrimos que ele surgiu em uma página já bastante conhecida por espalhar fake news pelo YouTube. E infelizmente, até hoje nunca foi punida ou sofreu consequências por isso.
Ao acessar o canal, é possível ver uma lista de histórias falsas que foram espalhadas pela internet, como o texto que apontava que o FBI teria prendido o ministro Alexandre de Moraes, também a história de que uma deputada teria mandado prender o ministro Alexandre de Moraes e o procurador-geral da República Augusto Aras teria autorizado a prisão.
Como já explicamos em todas essas histórias, os vídeos não apresentam provas, surgiram do “nada” e foram publicados, inicialmente, em um canal que só publica fake news, que segue enganando os internautas, faturando com histórias falsas e ainda não sofreu nenhum tipo de punição.
Em resumo: a história que diz que o delegado Rodrigo Bartolomei teria acusado Lula de mandar o PCC matá-lo é falsa! A história surgiu em um canal do YouTube que é bastante conhecido por compartilhar fake news (e até hoje não ser punido). Além disso, o vídeo não apresenta provas, apenas o famoso “disse me disse”. Ou seja, toda essa história não passa de boato.
Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610
– Siga-nos no Facebook | http://bit.ly/2OU3Zwz |
– Siga-nos no Twitter | http://bit.ly/2OT6bEK |
– Siga-nos no Youtube | http://bit.ly/2AHn9ke |
– Siga-nos no Instagram | http://bit.ly/2syHnYU |
– Grupo no WhatsApp | https://bit.ly/41sX0QS |
– Lista no Telegram | https://bit.ly/2VSlZwK |
– Siga-nos no TikTok | https://bit.ly/3yPELWj |
– Siga-nos no Kwai | https://bit.ly/3cUbEso |