Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Mourão é demitido após prova de traição contra Bolsonaro ser revelada #boato

Mourão é demitido após prova de traição contra Bolsonaro ser revelada #boato

Mourão é demitido após prova de traição contra Bolsonaro ser revelada, diz boato (Foto: Reprodução/YouTube)

Boato – Hamilton Mourão foi demitido do cargo de vice-presidente após Bolsonaro descobrir intenção dele integrar chapa com Sérgio Moro para eleições de 2022.

Um dos tipos de boatos que mais têm circulado na internet em termos de política são os de canais do YouTube bolsonaristas que espalham informações com títulos sensacionalistas e um conteúdo que nada têm a ver com isso. É o caso da história de hoje, que aponta para a “demissão” do vice-presidente.

De acordo com o conteúdo, Hamilton Mourão teria sido “demitido” do cargo de vice-presidente após Bolsonaro ter descoberto uma “traição” dele. A “traição” seria uma costura para ele ser vice de Sérgio Moro em uma eventual chapa para as eleições de 2022. “MOURÃO DEMITIDO APÓS PROVAS DE TRAIÇÃO SER REVELADA – ARMOU CONTRA BOLSONARO!”, diz o título do vídeo. Leia trechos da transcrição do vídeo (retiradas automaticamente do YouTube):

[…] Mourão demitido após provas de traição ser revelada EA notícia de extrema importância Mourão se uniu a eles Sérgio moro inadmissível em todos os noticiários os traidores juntos agora constatamos e sabemos quem é o vice-presidente e daqui também podemos ter uma ideia de como fazer alguns informações importantes de confidenciais fora do Planalto um jogo sujo e juntos para acabar com Jair bolsonaro sem esconder nada e os não vai ficar assim o povo brasileiro que apoia bolsonaro existe imediatamente a demissão e o desligamento de Hamilton Mourão amor Iscariotes conhecemos muito bem e agora o ou o cantor diante desse absurdo Brasil pede a cabeça de Mourão após traição […]

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Chapa entre Moro e Mourão é ventilado em Brasília para as eleições de 2022 e uma chapa formada pelo ex-ministro da justiça e Segurança Pública Sérgio moro e o vice-presidente da República Hamilton Mourão está sendo ventilada em Brasília para as eleições presidenciais de 2022 de acordo com a informação achar parceria para a chamada terceira via na última semana dirigentes do prtb partido do vice-presidente Hamilton Mourão receber uma sondagem de um grupo de apoiadores demoro som a possibilidade de participação dele em uma chapa encabeçada pelo e juiz e ex-ministro da Justiça

A chances de moro topar ingressar na disputa são pequenas mas a insistência dos centros de asta socorre pelas dificuldades hoje te encontrar o nome com popularidade suficiente para se contrapor aos favoritos bolsonaro e Lula moro que deixou a vida pública para trabalhar como sócio-diretor da Consultoria Alvarez e Marsal nos Estados Unidos andam circulando por Brasília e Curitiba na última semana o e teve Encontros com o senador Álvaro Dias entusiasta da sua candidatura EA deputada Renata Abreu Presidente Nacional da sigla e ouviu desses políticos que a data limite para ele tomar uma decisão é Novembro deste ano […]

Mourão foi demitido após prova de traição contra Bolsonaro ser revelada?

Por incrível que pareça, o título sensacionalista ajudou na promoção do vídeo (até o momento da produção deste texto, já tinha mais de 50 mil visualizações). Porém, não é verdade que Mourão foi “demitido” do cargo de vice.

Essa história de “demissão de Mourão” não só é falsa como é sem lógica e velha. Em fevereiro deste ano, desmentimos um boato muito parecido com isso (inclusive a fonte do fake também foi um canal do YouTube sensacionalista). Na ocasião, explicamos o óbvio: não há como um presidente “demitir” um vice-presidente. Relembre o que escrevemos:

Nem se quisesse (como aparentemente quer) Bolsonaro poderia “demitir Mourão” (como faz, por exemplo, com um ministro). Como foi eleito, Mourão só poderia sair do cargo se renunciasse, sofresse impeachment pelo Congresso ou se a chapa toda (presidente e vice) fosse cassada pela Justiça Eleitoral. Nenhuma das três opções parecem estar no radar.

Na realidade, o que suscitou a volta da fake news da “demissão” de Mourão foi uma notícia de bastidor que apontaria para uma sondagem de membros do Podemos para que ele integrasse uma eventual chapa com Moro em 2022. Vale apontar que a matéria (assim como o próprio conteúdo do vídeo) não confirma qualquer coisa sobre “demissão do vice”. No final, era só um título sensacionalista para dar visualizações para um vídeo sem conteúdo nenhum.

Resumindo: é falsa a história que aponta que Hamilton Mourão foi demitido do cargo de vice-presidente. Trata-se de uma informação falsa contida em um título sensacionalista de um vídeo que nada fala sobre “demissão”.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: