Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > FBI pede prisão e extradição de Alexandre de Moraes para Augusto Aras #boato

FBI pede prisão e extradição de Alexandre de Moraes para Augusto Aras #boato

FBI pede prisão e extradição de Alexandre de Moraes para Augusto Aras, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O FBI pediu para o PGR Augusto Aras a prisão e a extradição do ministro do STF Alexandre de Moraes. Ele será preso nos EUA.

Um dos maiores problemas da falta de punição em relação à disseminação de fake news está em casos no qual uma informação falsa, mesmo desmentida, continua servindo como base para novas mentiras. Temos um exemplo hoje.

Um canal do YouTube que sempre publica fake news sobre a “prisão de Alexandre de Moraes” postou a mais nova: agora foi o FBI que pediu a prisão do ministro do STF para o procurador-geral da República Augusto Aras.

Em uma das histórias é dito que o “chefe do FBI pediu”. Em outra, é dito que ele exigiu a prisão de Alexandre de Moraes. Leia quatro versões de mensagem que circulam online (não vamos colocar o vídeo aqui):

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 1: Alexandre de Moraes com pedido de prisão pelo FBI! Por isso está caladinho o Valentão de calça curta! Está assando a tua batata! E tomara que pague todos os teus crime$! BEM DEPRESSA’ Versão 2: Chefão do FBI exige que Augusto Aras autorize a prisão e extradição de Moraes para os EUA Versão 3: FBI ordena prisão de Alexandre de Moraes e pedido vai para Augusto Aras

Versão 4: Hoje O FBI pede ao Procurador Aras para aprovar a Prisão e Extradição de Alexandre de Moraes para os EUA,lá o Moraes está envolvido com soltura de chefes do Narcotráfico. Se o Crime Organizado tem dentro do STF um Membro e defensor,Jamais teremos Justiça no Brasil

FBI pede prisão e extradição de Alexandre de Moraes para Augusto Aras?

A história circulou com força entre perfis de pessoas que não nutrem simpatia por Alexandre de Moraes e, claro, rendeu muitas visualizações para o canal do YouTube em questão. Porém, a história é mais falsa do que nota de R$ 3.

A mensagem, o histórico, uma busca em fontes confiáveis e uma olhada na fonte da informação já revelam que o conteúdo em questão é falso. Assim como uma “boa fake news”, a mensagem em questão é vaga, alarmista, tem erros de português e não cita qualquer fonte confiável que comprove a história em questão.

Além disso, fake news sobre “Alexandre de Moraes” ter sido preso já são vastas em nosso histórico de checagens (que que algumas enganaram “patriotas” em quartéis no ano passado). Temos quatro exemplos aqui, aqui, aqui e aqui.

Muitas destas informações falsas estão na mesma fonte dos casos de hoje. O canal do YouTube que espalhou o causo que cita FBI, Augusto Aras e Alexandre de Moraes tem conteúdos como “Pedi a prisão de Moraes ao diretor do FBI” revela deputada que está nos EUA para prender o ministro”, “Senador dos EUA revela que FBI vem ao Brasil para prender ministro do STF” e “’Moraes sabe que será preso pelo FBI’ diz delegado da PF que foi até os EUA tratar da prisão”. Ou seja: a fonte não é confiável.

Agora, vamos racionar: se a notícia fosse real, viraria um escândalo no mundo todo. Primeiro porque o FBI não pode sair pedindo prisões de brasileiros assim a torto e a direito. Segundo porque não é Augusto Aras que decide pela prisão ou não de alguém. Terceiro, porque a acusação contra Alexandre de Moraes não se sustenta. Mesmo com todo este potencial barulho, nada encontramos em fontes confiáveis. Ou seja: a história brotou mesmo na página que só compartilha fake news.

Resumindo: é falso que Alexandre de Moraes vai ser preso pelo FBI por conta de uma decisão do PGR Augustro Aras. A história brotou em um site que sempre publica fake news do tipo.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso