Bolsonaro descobre plano bilionário de João Doria e China e Brasil fica chocado #boato

Boato – O Brasil está chocado após o presidente Jair Bolsonaro descobrir um plano bilionário de João Doria e China sobre a vacina contra Covid-19.

A negativa por parte do governo em relação à continuidade da compra de 46 milhões de doses da Coronavac (vacina contra a Covid-19 que está sendo produzida pela China) tem gerado diversas desinformações na internet. A última delas aponta para uma suposta “descoberta” de Bolsonaro sobre João Doria e a China.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Siga o Boatos.org no Twitter:


Se inscreva no nosso canal no Youtube

 

Receba as nossas atualizações no grupo do WhatsApp (só postagens do administrador, não se preocupem): http://bit.ly/2Z5PgE0

Confira o nosso Instagram:

Instagram

Lista no Telegram
https://bit.ly/2VSlZwK

Um vídeo está circulando na internet com a descrição de que Bolsonaro teria descoberto um “plano bilionário” de Doria e China. Mais do que isso: o Brasil teria ficado “chocado” com a revelação. Leia a mensagem que circula online:

BOLSONARO DESCOBRE PLANO BILIONÁRIO DE JOÃO DÓRIA E CHINA – BRASIL FICA CH0CAD0… Presidente Jair Bolsonaro foi a Campinas SP e deu entrevista durante sua visita, contando o sabe sobre os planos de João Doria evolvendo a China… Se você apoia este governo Compartilha este vídeo em seu Whatsapp agora…

Bolsonaro descobriu plano bilionário de João Doria e China e Brasil ficou chocado?

O vídeo (que não será exibido aqui) fez sucesso no YouTube e alcançou quase 300 mil visualizações em dois dias. Porém, a informação que aponta que Bolsonaro “descobriu um plano bilionário de Doria” não procede.

A resposta para o enigma está em três pontos: a mensagem, o vídeo e a fonte da informação. A mensagem tem todas as principais características de boatos onine. Ela é vaga, alarmista, com erros de português, não cita fontes confiáveis e, ainda por cima, pede compartilhamento. Só isso já valia uma segunda checagem. Ao analisar o vídeo, também achamos as principais características de um vídeo “fake de sucesso” (veja abaixo):

O título tem letras trocadas por números (para evitar perda de monetização), ele é longo, alarmista e o principal: o conteúdo nada tem a ver com descoberta de Bolsonaro sobre um “plano de Doria e China” ou com o “Brasil chocado”. Na realidade, o vídeo é um misto de declarações de Bolsonaro e do Ministério da Saúde sobre a questão da Coronavac. Nenhuma novidade e nada sobre “plano de Doria e China”. Só política.

E ai chegamos à fonte: o canal em questão sempre faz isso: pega vídeos aleatórios, coloca um título sensacionalista e fatura uma grana com anúncios no meio do vídeo. Todos os vídeos do canal são pró-Bolsonaro e têm conteúdo desconexo do título.

Vale dizer que, ao buscar por qualquer plano bilionário de João Doria e da China em relação à vacina da Covid-19, nada encontramos. Na realidade, o canal do YouTube retirou a informação do nada (ou de outro lugar).

Resumindo: a história que aponta que Bolsonaro descobriu um plano de Doria e da China e que o Brasil ficou chocado com isso é falsa. O vídeo nada tem a ver com o título da filmagem e não há qualquer “descoberta” sobre isso.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2QvB43t
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet