Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro anuncia extinção do Incra em publicação no Twitter #boato

Bolsonaro anuncia extinção do Incra em publicação no Twitter #boato

Bolsonaro anunciou a extinção do Incra em publicação no Twitter, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O presidente Jair Bolsonaro anunciou em post no Twitter que vai assinar um decreto de extinção do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).

Desde que Jair Bolsonaro assumiu a Presidência da República, ficou claro que algumas políticas receberiam mais atenção do que outras. Com isso, alguns órgãos passaram a receber menos atenção: um deles é o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). E de acordo com um texto que circula na web, a atenção tende a ser menor ainda.

Isso porque um print de um tuíte (publicação no Twitter) atribuído a Bolsonaro aponta que ele vai assinar um decreto determinando a extinção do Incra. A imagem da publicação (que teria ocorrido no dia 6 de dezembro de 2019 às 16h19) foi acompanhada de comentários favoráveis e contrários ao presidente. Leia o que está no conteúdo da imagem que viralizou por aí.

Jair M. Bolsonaro: A reforma agrária é uma política fundamental para o país. No entanto, não podemos ficar reféns da máquina pública viciada. Na próxima segunda, assino o decreto de extinção do INCRA, suas atribuições passam para Secretaria de Assuntos Fundiários do @Min_Agricultura.

Bolsonaro anunciou a extinção do Incra em publicação no Twitter?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Que a decisão é impactante e causaria muito debate, todos já sabem. O que nem todos sabem é que o presidente Jair Bolsonaro não fez publicação alguma em relação à extinção do Incra. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Quando nos deparamos com o tal print, já ficamos desconfiados. Isso porque esse tipo de notícia falsa, que denuncia publicações “bombásticas” no Twitter, tem sido uma constante aqui no Boatos.org. Já desmentimos publicações atribuídas a Dilma, Maria do Rosário, Marcelo Freixo e até ao próprio Bolsonaro. Na última ocasião, uma suposta resposta a Leonardo DiCaprio foi atribuída ao presidente.

Em todos os casos, a história se disseminou sem o link da publicação. No caso de hoje, não foi diferente. E, ao buscar pela tal publicação de Bolsonaro falando que iria acabar com o Incra, nada encontramos. Mais do que isso: não há qualquer repercussão do tal tuíte de Bolsonaro (vamos convir que se Bolsonaro tivesse falado que iria acabar com o Incra, portais iriam publicar um monte de notícias por aí).

Resumindo: a história que aponta que o Jair Bolsonaro fez uma publicação falando sobre um decreto para acabar com o Incra é falsa. A história surgiu de mais um print falso que viralizou na internet em um tuíte atribuído ao presidente.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/36nlVru