Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Bill Gates é pego no G20 falando que é hora de painéis da morte reduzirem população mundial #boato

Bill Gates é pego no G20 falando que é hora de painéis da morte reduzirem população mundial #boato

Bill Gates é pego no G20 falando que é hora de painéis da morte reduzirem população mundial, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em reunião com os principais líderes do G20, Bill Gates afirma que é hora dos painéis da morte reduzirem a população mundial.

O magnata Bill Gates é conhecido no mundo todo por seu trabalho, junto a Paul Allen, na Microsoft. A empresa de software é uma das maiores e mais conhecidas no mundo todo. Mas não é só pelo seu trabalho e pela sua filantropia que o gigante da tecnologia é conhecido.

Já faz alguns anos que Bill Gates tem sido vítima de fake news na internet. E essa desinformação atinge diversas áreas da vida do milionário, como seu trabalho e, especialmente, suas ações de filantropia.

E de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, Bill Gates teria dito, sem papas na língua, que é hora dos painéis da morte reduzirem a população mundial. Segundo a publicação, Bill Gates teria feito a declaração em uma reunião do G20 com os principais líderes mundiais. Confira:

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

“Bill Gates é pego dizendo aos líderes mundiais que é hora dos ‘Painéis da Morte’ reduzirem a população global O bilionário globalista e entusiasta do despovoamento Bill Gates disse aos líderes mundiais que é hora de usar “painéis da morte” para sentenciar pessoas comuns e cumpridoras da lei à morte pelo crime de não serem úteis para a elite. Gates não explica por que não podemos pagar professores e permitir que as pessoas vivam suas vidas em paz.

Por que é ou/ou? Afinal, antigamente não tínhamos problemas em pagar os salários dos professores e permitir que nossos avós desfrutassem de seus netos durante seus anos dourados. Este é o mundo brutal e assassino que Bill Gates e seus associados no Fórum Econômico Mundial estão determinados a lançar como parte de sua Grande Reinicialização. Não podemos permitir que sua lógica maligna se torne o novo normal. Se você está se perguntando o que mais eles têm na manga, vale a pena prestar atenção ao que aconteceu no G20 em Bali, na Indonésia, no final do ano passado.

Além das salas onde os líderes políticos mundiais se sentam e discutem várias questões, há dezenas de eventos paralelos onde os chamados “dignitários” se encontram. O G20 é uma cúpula com líderes das economias mais importantes do mundo, e é uma mistura de países considerados “avançados” ou “em desenvolvimento”. É claro que os painéis da morte de Gates têm tudo a ver com a obsessão da elite globalista com o despovoamento”.

Análise da mensagem que está circulando online

Para realizar a checagem de hoje, identificamos que a história circulou nas redes sociais em forma de texto junto de um link. No Twitter, apenas uma publicação já conta com quase 2 mil retuítes e mais de 4 mil curtidas. Mas a publicação original surgiu em um site que já é bastante conhecido pelos sites de checagem brasileiros por compartilhar fake news (especialmente, histórias falsas negacionistas e antivacina).

A história que está circulando pela internet possui características de fake news, como o caráter vago, alarmista (falando em morte de pessoas inocentes) e não cita fontes confiáveis. A equipe do Boatos.org já desmentiu algumas histórias falsas sobre o magnata Bill Gates, como aqui, aqui e aqui.

E em meio a tantas informações, algumas perguntas precisam ser respondidas. Será que Bill Gates realmente defendeu a redução populacional? E um plano de redução populacional realmente existe? E será que as vacinas estariam sendo usadas para reduzir a população?

Bill Gates defendeu redução populacional?

Não! E por incrível que pareça, essa história já circulou na internet há algum tempo. A diferença é que, em 2023, ela apareceu em uma nova versão. A equipe do Boatos.org já desmentiu essa publicação em 2018. Na época, uma mensagem apontava que Bill Gates teria dito que as vacinas servem para esterilizar, matar e reduzir a população mundial. Como explicamos na oportunidade, o criador da fake news misturou um monte de coisas ditas por Bill Gates e transformou em uma coisa só. A prova da história é um vídeo em que o magnata da tecnologia aparecendo falando sobre as vacinas e outras questões. Ele diz que precisamos repensar o rápido crescimento da população, falou sobre a importância da vacina e como ele previne a mortalidade infantil. Mas em nenhum momento disse que a vacina serve para esterilizar ou diminuir a população.

Se isso não bastasse, a história de hoje acabou desmentida em diversos sites de fact-checking ao redor do mundo, como a AP News, a USA Today e a agência Reuters. A história vem sendo desmentida desde 2021. De acordo com os sites de checagem, não existem evidências de que Bill Gates teria dito isso. Segundo eles, o vídeo usado para difundir a história foi gravado em 2010 e retirado totalmente de contexto. Na ocasião, Bill Gates falava em um fórum sobre os sistema de saúde e de educação.

Há um plano de redução populacional no mundo?

A resposta é um sonoro não! Essa ideia surgiu há bastante tempo, endossada por teorias da conspiração sem pé nem cabeça (e sem a mínima ligação com a realidade). Se trata de uma teoria QAnon e de outros grupos conspiratórios. Essa ideia já foi desmentida aqui no Boatos.org. Não existe qualquer prova que possa atestar a veracidade da informação. Além disso, seria muito estranho milhares de pessoas começarem a morrer de forma conjunta ao redor do mundo, não é mesmo? Com certeza chamaria a atenção de diversos órgãos internacionais e a situação seria investigada (e teria punições graves).

Vacinas servem para reduzir população?

Também não! Essa é outra teoria conspiratória alimentada por grupos QAnon e antivacina que já cansamos de desmentir aqui no Boatos.org. O objetivo deles é simples: fazer com que você não se vacine. Novamente, não existem provas de que as vacinas estariam sendo usadas para reduzir a população. E se a história fosse verdade, teríamos centenas de milhares de mortos nesse exaro momento (o que não ocorreu). Então, como as vacinas estariam sendo usadas para reduzir a população mundial se elas não estão matando ou adoecendo as pessoas? Até o momento, as vacinas têm se demonstrado eficazes e seguras.

Em resumo: a história que diz que Bill Gates teria sido flagrado no G20 falando que é hora dos painéis da morte reduzirem a população mundial é falsa! O vídeo usado como prova foi gravado em 2010, durante a participação de Bill Gates em um fórum. Na oportunidade, ele falava sobre sistemas de educação e saúde e como o mundo deveria desacelerar o crescimento populacional insustentável. E existe uma diferença enorme em desacelerar o crescimento populacional e reduzir a população.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99275-5610.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm
Marcações: