Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Bill Gates tem prisão decretada nas Filipinas por assassinato premeditado #boato

Bill Gates tem prisão decretada nas Filipinas por assassinato premeditado #boato

Bill Gates tem prisão decretada nas Filipinas por assassinato premeditado, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Após milhares de pessoas morrerem por causa da vacina contra a Covid-19, prisão de Bill Gates é decretada nas Filipinas.

O magnata Bill Gates é mundialmente conhecido por ser um dos fundadores da Microsoft, uma das maiores empresas de software do mundo. Além disso, Bill Gates também possui uma fundação junto de sua esposa Melinda, a Fundação Bill e Melinda Gates que promove pesquisas em diversas áreas.

O magnata é um dos homens mais ricos do mundo e tem sua fortuna avaliada em mais de 130 bilhões de dólares. Por conta da enorme visibilidade em torno do nome de Bill Gates, o magnata é vítima constante de fake news na internet.

Exemplo disso é a história de hoje. De acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, Bill Gates estaria passando por problemas internacionais. Segundo uma publicação, a prisão de Bill Gates teria sido decretada nas Filipinas por assassinato premeditado. Ainda segundo a história, a decisão teria sido tomada por conta da vacinação contra a Covid-19 no país, que teria causado a morte de milhares de pessoas. Confira:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

“Bill Gates tem mandado de prisão nas Filipinas por “assasslnato premeditado”. Um tribunal das Filipinas emitiu um mandado de prisão internacional para Bill Gates, como parte de uma investigação sobre o lançamento da vaclnação contra a Covld no território. As mortes aumentaram após a campanha de vaclnação nas Filipinas, com centenas de milhares de cidadãos morrendo desnecessariamente e muitos sequelados e mutylados, de acordo com os promotores. Ainda existe MP e Judiciário moralmente aptos nas Filipinas”. 

Bill Gates tem prisão decretada nas Filipinas por assassinato premeditado?

A história causou um verdadeiro rebuliço nas redes sociais, especialmente no Twitter e agitou os grupos antivacina e negacionistas. Apesar disso, a informação não é verdadeira. A explicação está na falta de provas e na origem da história.

Logo quando nos deparamos com a história, o sinal de alerta se acendeu. Ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis. E vamos ser razoáveis: pela visibilidade de Bill Gates no mundo todo, se algo do tipo tivesse realmente acontecido, teríamos um verdadeiro escândalo e o que não faltaria seriam notícias sobre o caso.

Além disso, histórias falsas envolvendo um dos maiores magnatas do mundo não são novidade por aqui. A equipe do Boatos.org já desmentiu dezenas delas, como a que dizia que Bill Gates iria inserir RNA mensageiro na Coca-Cola para modificar o DNA das pessoas. Também a que indicava que Bill Gates teria encerrado uma entrevista após ser questionado sobre as vacinas e seus efeitos colaterais e, por fim, a que apontava que Bill Gates seria o dono da patente do novo coronavírus.

Ao procurar pela história na internet, descobrimos que, assim como outras fake news, a história de hoje surgiu em um site em inglês. A informação começou a ser replicada em perfis de redes sociais e em sites negacionistas ou antivacina. Não existe nenhuma fonte confiável que embase toda essa história.

Mais do que isso, descobrimos que a suposta informação não é nova. A tese começou a circular na internet em março de 2023 e, como podemos ver, não houve nenhuma prisão. Se isso não bastasse, sites em inglês desmentiram toda a informação.

De acordo com o site Fact Check, a história surgiu no dia 2 de março de 2023, em um site que é conhecido por espalhar fake news. Já segundo o site Politi Fact, um porta-voz de Bill Gates informou que nenhum mandado foi emitido em nome do magnata. Por fim, o site Snopes destacou que não existe um Tribunal de Crimes Hediondos nas Filipinas.

Em resumo: a história que diz que o Tribunal de Crimes Hediondos teria decretado a prisão de Bill Gates, nas Filipinas, por causa das mortes decorrentes da vacinação é falsa! Não existe nenhuma fonte confiável que sustente a história. Além disso, a tese surgiu em um site que é conhecido por espalhar fake news. Se isso não bastasse, um porta-voz de Bill Gates informou que nenhum mandado de prisão foi expedido em nome do magnata. Por fim, não existe um Tribunal de Crimes Hediondos nas Filipinas.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm