Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Bill Gates tem prisão decretada nas Filipinas por assassinato premeditado #boato

Bill Gates tem prisão decretada nas Filipinas por assassinato premeditado #boato

Bill Gates tem prisão decretada nas Filipinas por assassinato premeditado, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Após milhares de pessoas morrerem por causa da vacina contra a Covid-19, prisão de Bill Gates é decretada nas Filipinas.

O magnata Bill Gates é mundialmente conhecido por ser um dos fundadores da Microsoft, uma das maiores empresas de software do mundo. Além disso, Bill Gates também possui uma fundação junto de sua esposa Melinda, a Fundação Bill e Melinda Gates que promove pesquisas em diversas áreas.

O magnata é um dos homens mais ricos do mundo e tem sua fortuna avaliada em mais de 130 bilhões de dólares. Por conta da enorme visibilidade em torno do nome de Bill Gates, o magnata é vítima constante de fake news na internet.

Exemplo disso é a história de hoje. De acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, Bill Gates estaria passando por problemas internacionais. Segundo uma publicação, a prisão de Bill Gates teria sido decretada nas Filipinas por assassinato premeditado. Ainda segundo a história, a decisão teria sido tomada por conta da vacinação contra a Covid-19 no país, que teria causado a morte de milhares de pessoas. Confira:

“Bill Gates tem mandado de prisão nas Filipinas por “assasslnato premeditado”. Um tribunal das Filipinas emitiu um mandado de prisão internacional para Bill Gates, como parte de uma investigação sobre o lançamento da vaclnação contra a Covld no território. As mortes aumentaram após a campanha de vaclnação nas Filipinas, com centenas de milhares de cidadãos morrendo desnecessariamente e muitos sequelados e mutylados, de acordo com os promotores. Ainda existe MP e Judiciário moralmente aptos nas Filipinas”. 

Bill Gates tem prisão decretada nas Filipinas por assassinato premeditado?

Vídeo: é falso que Detran atualizou novos valores de multa para 2024

A história causou um verdadeiro rebuliço nas redes sociais, especialmente no Twitter e agitou os grupos antivacina e negacionistas. Apesar disso, a informação não é verdadeira. A explicação está na falta de provas e na origem da história.

Logo quando nos deparamos com a história, o sinal de alerta se acendeu. Ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis. E vamos ser razoáveis: pela visibilidade de Bill Gates no mundo todo, se algo do tipo tivesse realmente acontecido, teríamos um verdadeiro escândalo e o que não faltaria seriam notícias sobre o caso.

Além disso, histórias falsas envolvendo um dos maiores magnatas do mundo não são novidade por aqui. A equipe do Boatos.org já desmentiu dezenas delas, como a que dizia que Bill Gates iria inserir RNA mensageiro na Coca-Cola para modificar o DNA das pessoas. Também a que indicava que Bill Gates teria encerrado uma entrevista após ser questionado sobre as vacinas e seus efeitos colaterais e, por fim, a que apontava que Bill Gates seria o dono da patente do novo coronavírus.

Ao procurar pela história na internet, descobrimos que, assim como outras fake news, a história de hoje surgiu em um site em inglês. A informação começou a ser replicada em perfis de redes sociais e em sites negacionistas ou antivacina. Não existe nenhuma fonte confiável que embase toda essa história.

Mais do que isso, descobrimos que a suposta informação não é nova. A tese começou a circular na internet em março de 2023 e, como podemos ver, não houve nenhuma prisão. Se isso não bastasse, sites em inglês desmentiram toda a informação.

De acordo com o site Fact Check, a história surgiu no dia 2 de março de 2023, em um site que é conhecido por espalhar fake news. Já segundo o site Politi Fact, um porta-voz de Bill Gates informou que nenhum mandado foi emitido em nome do magnata. Por fim, o site Snopes destacou que não existe um Tribunal de Crimes Hediondos nas Filipinas.

Em resumo: a história que diz que o Tribunal de Crimes Hediondos teria decretado a prisão de Bill Gates, nas Filipinas, por causa das mortes decorrentes da vacinação é falsa! Não existe nenhuma fonte confiável que sustente a história. Além disso, a tese surgiu em um site que é conhecido por espalhar fake news. Se isso não bastasse, um porta-voz de Bill Gates informou que nenhum mandado de prisão foi expedido em nome do magnata. Por fim, não existe um Tribunal de Crimes Hediondos nas Filipinas.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm