Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Pfizer revela plano de redução populacional em 50% com vacinação obrigatória #boato

Pfizer revela plano de redução populacional em 50% com vacinação obrigatória #boato

Pfizer revela plano de redução populacional em 50% com vacinação obrigatória, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O CEO da Pfizer, Albert Bourla, revelou no Fórum de Davos que a empresa tem um plano de redução populacional em 50% com a vacinação obrigatória em 2023.

A volta da campanha de vacinação no Brasil está fazendo com que fake news sobre os imunizantes também voltem na internet. Neste momento, o maior alvo são as vacinas da Pfizer.

Uma história que está circulando nos últimos dias aponta que o CEO da Pfizer Albert Bourla revelou que a empresa tem um plano de redução da população em 50%. A prova estaria em um vídeo que foi gravado no Fórum Econômico de Davos em 2022. Leia a transcrição da fala e a mensagem que a acompanha:

Versão 1: Redução populacional através de vacinação obrigatória. Pfizer Luzifer. Albert Bourla Diretor da Pfizer. Foro de Davos 2022. Reduziremos o número de pessoas no mundo em 50%

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Transcrição: Acredito que a vacina foi um sonho real que tivemos junto com a minha equipe quando começamos em 2019. Na primeira semana que nos encontramos em janeiro de 2019 Na Califórnia, estabelecemos uma meta para os primeiros 5 anos E uma delas era para o ano de 2023 Reduziremos o número de pessoas no mundo em 50%. Eu acredito que hoje este sonho se tornou realidade. Então é o propósito real da companhia…

Pfizer revela plano de redução populacional em 50% com vacinação obrigatória?

Uma “confissão” como esta cairia como uma bomba em redes sociais, não? Bem, cair até caiu. Só faltou uma coisa: apontar que a mensagem é uma fake news. Isso porque a fala de Albert Bourla foi editada para criar uma confissão que nunca existiu.

O fator lógica e um olhar na realidade já começam a revelar a farsa. Isso porque se o objetivo das vacinas era “reduzir a população”, o objetivo não foi alcançado. Pelo contrário, foram as vacinas, na prática, reduziram as mortes por Covid-19 (doença sim por quase 7 milhões de mortes no mundo).

Quem acha que as vacinas são responsáveis por mortes está em um dos dois grupos a seguir: criminosos que visam enganar trouxas ou trouxas que estão sendo enganados por criminosos.

Além disso, a mensagem e o histórico já nos deixam desconfiados da veracidade da informação. Sobre o tema “vacinas vão reduzir a população”, já desmentimos uma fake news de 2019 (que nem mencionava a Covid-19) e uma da pandemia que apontava que Bill Gates teria dito isso.

Assim como nos casos anteriores, a mensagem (que tem características de fake news como o caráter alarmista e os erros de português) é falsa. Para chegar à verdade, procuramos pela fala original. A fala foi feita, de fato, no Fórum Econômico Mundial de Davos em 2022. Na ocasião, o CEO da Pfizer disse o seguinte:

Eu  acredito que esteja cumprindo um sonho que tivemos juntos com minha equipe de liderança quando começamos em 2019. Nos encontramos em janeiro de 2019 na Califórnia para estabelecer metas para os próximos cinco anos e uma delas era reduzir, até 2023, em 50% o número de pessoas no mundo que não podem pagar pelos nossos medicamentos. Eu acredito que hoje esse sonho está se tornando realidade.

A fake news que está circulando se baseia em um vídeo no qual o trecho “que não podem pagar pelos nossos medicamentos” foi cortado para dar a impressão de que a Pfizer quer reduzir as pessoas no mundo em 50%. Ou seja: a fala foi totalmente retirada de contexto.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o CEO da Pfizer declarou que pretende reduzir a população mundial em 50% com as vacinas. A mensagem que está circulando corta um vídeo para o tirar de contexto.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso