Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Bill Gates encerra entrevista após ser questionado sobre vacinas e efeitos colaterais #boato

Bill Gates encerra entrevista após ser questionado sobre vacinas e efeitos colaterais #boato

Bill Gates encerra entrevista após ser questionado sobre vacinas e efeitos colaterais, diz boato

Boato – Após ser questionado sobre os efeitos colaterais e massivos das vacinas contra a Covid-19, Bill Gattes deixa entrevista ao vivo.

As vacinas contra a Covid-19 voltaram a ser o assunto da vez na internet. Mesmo com o controle da pandemia e a redução significativa de mortes e casos graves pela doença por conta da ampla vacinação, as fake news sendo compartilhadas.

E todo o assunto veio à tona novamente por causa do lançamento da vacina bivalente, fabricada pela Pfizer. O imunizante foi desenvolvido para proteger as pessoas da cepa original e da variante ômicron, que se tornou a predominante no mundo todo.

E de acordo com a história que está sendo compartilhada nas redes sociais, o fundador da Microsoft, Bill Gates participava de uma entrevista na ABC News quando começou a ser questionado sobre seu apoio às vacinas contra a Covid-19 e o medicamento que estava desenvolvendo contra a doença. Segundo a publicação, após ser questionado sobre as mortes e os efeitos colaterais que seu remédio teria causado e sobre os danos massivos causados, enquanto Bill Gates tirava proveito da situação, o dono da Microsoft se retirou da entrevista. Confira:

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Versão 1: “- SR. GATES, COM SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS, DEDIQUE FORMA O SR. CONTRIBUIU PARA O MUNDO? – NÃO SEI SE VOCÊ SABE MAS EU CRIEI O SISTEMA DE COMPUTADOR MAIS POPULAR DO MUNDO. – SIM CLARO MAS COMO SABEMOS NÃO FOI BEM VI E QUE CRIOU NA VERDADE O PREDECESSOR DE WINDOWS, MS-DOS FOI CRIADO POR GARY KILDOW E VOCÊ PRATICAMENTE ROUBOU DELE POR UM PUNHADO DE DÓLARES. – NÃO É APENAS DESENVOLVIMENTO TEM UM MONTEDE FATOS IMPORTANTES PARA DIRIGIR UMA ENORME E BEM SUCEDIDA EMPRESA COMO MICROSOFT. – VAMOS DEIXAR O MUNDO DOS COMPUTADORES UM MOMENTO. VC TEM SIDO UM PORTA-VOZ PARA A VACINA DO COVID. – SIM! – O QUE EXATAMENTE FAZ DE VOCÊ, UM ENGENHEIRO DE COMPUTAÇÃO QUE NEM SEQUER PROGRAMOU SEU PRODUTO INICIAL UM REPRESENTANTE CONFIÁVEL DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA? – EU LI MUITOS LIVROS SOBRE ISSO. ESPERE UM POUCO. E ENCONTREI ESPECIALISTAS DO ASSUNTO NO MUNDO INTEIRO. – DR. GATES COM TODO RESPEITO COMO VOCÊ SE SENTE AGORA AGORA QUE ESTÁ MAIS E MAIS EVIDENTE QUE O MEDICAMENTO QUE VC ESTÁ PROMOVENDO E A QUAL O SR, INVESTIU PESADAMENTE E GANHA BILHÕES COM ELA? – NÃO É ASSIM QUE O MUNDOI FUNCIONA. – CAUSOU MUITOS DANOS, EFEITOS COLATERAIS E MORTES. – É UMA MANEIRA IMATURA DE OLHAR A SITUAÇÃO, FRANCAMENTE. – AQUI VAI MINHA ÚLTIMA QUESTÃO PRA VOCÊ: ISSO É UM PADRÃO DE COMPORTAMENTO? – O QUE QUER DIZER EXATAMENTE? – PEGANDO TECNOLOGIA DE OUTRAS PESSOAS QUE VOCÊ NÃO ENTENDE VENDER UM PRODUTO CHEIO DE DEFEITOS CAUSANDO DANOS MASSIVOS E TIRANDO PROVEITO DE MANEIRA ESPETACULAR. – NÃO! NÃO! NÃO! NÃO É ASSIM QUE O MUNDO FUNCIONA. – VOCÊ CONSEGUE DORMIR À NOITE? – OK CHEGA! ESSA ENTREVISTA ACABOU. OBRIGADO!”.

Versão 2: “BILL GATES encerra a entrevista por não ter respostas as questões, bem feito pra ele”. Versão 3: “OK, essa entrevista acaba aqui e agora” –    Bill Gates no paredão!!”. Versão 4: “Bill Gates acabou de ser destruído em uma entrevista da ABC News com Sarah Ferguson?! Dê uma olhada no vídeo viral e descubra quais são os fatos! As pessoas estão compartilhando um vídeo do TikTok com o título “Bill Gates pego no canto”, que mostra Bill Gates sendo destruído em uma recente entrevista à ABC News”.

Bill Gates encerra entrevista após ser questionado sobre vacinas e efeitos colaterais?

A informação causou um verdadeiro tumulto nas redes sociais, em especial, no Twitter. Todo o suposto caso deixou muitos grupos antivacina agitados. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta de uma adulteração do vídeo em questão.

Ao se deparar com a mensagem, ficamos desconfiados, uma vez que ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista e a ausência de informações.

Além disso, vídeos com falas adulteradas, infelizmente, estão se tornando cada vez mais comuns. A equipe do Boatos.org já desmentiu algumas delas, como a que dizia que o público teria gritado “Lula na cadeia” e “Globo Lixo” durante o carnaval na Marquês de Sapucaí. Também a que indicava que Lula teria sido envergonhado por repentista em comício no Nordeste e, por fim, a que apontava que um vídeo mostraria presidiários comemorando a vitória de Lula no 1º turno das eleições.

Ao procurar sobre o assunto, descobrimos que as imagens utilizadas no vídeo foram retiradas de uma entrevista de Bill Gates para a ABC Austrália. A entrevista foi ar no dia 30 de janeiro de 2023 e durou cerca de 12 minutos.

Após a história de hoje viralizar mundo afora, ela foi desmentida nos Estados Unidos, pelo site AP News; na índia, pelo serviço de checagem Factly e, por fim, na Malásia, pela página de fact-checking Tech Arp.

De acordo com os desmentidos, o diálogo entre a jornalista e Bill Gates foi totalmente inventado. A AP News destacou que os tópicos citados no vídeo não foram abordados na entrevista original e que o áudio foi totalmente inventado. Já a página Factly ressaltou que o áudio do vídeo foi completamente adulterado por tecnologia DeepFake, onde algoritmos de aprendizado de máquinas e inteligência artificial são usados para criar imagens, vídeos e áudios falsos extremamente convincentes. As máquinas são treinadas com a ampla base de dados disponíveis na internet para parecer cada vez mais real.

Se isso não bastasse, o serviço de checagem Tech Arp ressaltou que Bill Gates não foi destruído na entrevista com a jornalista da ABC News. Segundo o site, a jornalista perguntou a Bill Gates sobre as teorias da conspiração sobre a Covid-19, sobre a compra do Twitter por Elon Musk, sobre a ascensão da inteligência artificial, sobre as mudanças climáticas e a energia renovável, sobre a associação de Bill Gates e Jeffrey Epstein e sobre a filantropia de Bill Gates e sua promessa de doar a maior parte da sua riqueza. Ainda segundo o Tech Arp, a jornalista agradeceu Bill Gates, que acenou com a cabeça e a entrevista foi encerrada.

Por fim, essa história de que as vacinas causam efeitos colaterais graves, já mataram pessoas e podem prejudicar a saúde já foi amplamente desmentida não só aqui no Boatos.org como também em outros sites de checagem. Esse tipo de conteúdo só interessa a grupos antivacina que querem questionar a eficácia e a segurança das vacinas. Entretanto, o desenvolvimento de uma vacina passa por diversas etapas e precisa comprovar não só a segurança, como a eficácia do imunizante em questão. Além disso, elas ainda precisam ser aprovadas pelas agências reguladoras. Ou seja, existe um caminho enorme até as vacinas chegarem à população.

Em resumo: a história que diz que Bill Gates abandonou uma entrevista após ser questionado sobre as vacinas e seus efeitos colaterais é falsa! O vídeo que está sendo compartilhado nas redes sociais foi adulterado por inteligência artificial e o diálogo que aparece nas imagens foi totalmente inventado. Na entrevista original é possível ver que a jornalista não toca em nenhum dos tópicos abordados no vídeo adulterado. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso