Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Lista > 5 fake news que mais viralizaram no primeiro turno das eleições de 2022

5 fake news que mais viralizaram no primeiro turno das eleições de 2022

Lista de fake news e boatos do Boatos.org

Boatos.org lista as cinco fake news que mais viralizaram no primeiro turno das eleições de 2022. Top 5 tem fake news contra Lula, institutos de pesquisa, Chile, TSE e Globo. 

Ontem, o Boatos.org fez uma publicação com as 20 fake news que mais viralizaram na campanha eleitoral de 2022 sem apresentar a ordem de ranking. Hoje, detalhamos a lista e mostramos quais foram os cinco textos que mais viralizaram no primeiro turno das eleições de 2022.

O nosso top 5 tem fake news contra Lula, institutos de pesquisa, Chile, TSE e Globo. Em alguns casos, as notícias falsas tinha mais de um alvo. Confira a lista. Para mais detalhes, assista aos vídeos ou clique nos links abaixo:

5) Novos títulos de eleitor vêm com QR Code que transfere votos para Lula “L13” #boato

Boato – Os novos títulos de eleitor estão vindo com um QR que transfere os votos automaticamente para Lula. Esse código é o L13 e é por isso que o TSE fez campanha para jovens tirarem novos títulos.

4) Lula recebeu folha com respostas da Globo em entrevista no Jornal Nacional #boato

Boato – Durante entrevista no Jornal Nacional, Globo passou folha para Lula com respostas para perguntas. Isso prova que a entrevista foi combinada.

3) Chile está em guerra civil com prédio, trem e carros incendiados por causa de Gabriel Boric #boato

Vídeo: é falso que Lojas Francesas (Americanas) tenha jogado livros de Felipe Neto no lixo

Boato – Vídeos de prédio, trem e carros sendo incendiados mostram que o Chile está em guerra civil porque população elegeu o comunista Gabriel Boric.

2) Lula diz que enfermeiros só servem para servir sopa e se posicionou contra piso salarial #boato

Boato – Após decisão judicial que suspende o piso salarial para enfermeiros, Lula diz “’enfermeiros só servem pra servir sopa, precisamos de mais médicos”.

1) Pesquisa Ipec no Jornal Nacional mostra Bolsonaro na frente de Lula com 46% #boato

Boato – Vídeo mostra William Bonner, do Jornal Nacional, apresentando a pesquisa Ipec que coloca Bolsonaro em primeiro lugar com 46% dos votos.

Confira também

Para ler antes de votar: 20 fake news sobre as eleições 2022

Marcações: