Pesquisa Ipec no Jornal Nacional mostra Bolsonaro na frente de Lula com 46% #boato

Boato – Vídeo mostra William Bonner, do Jornal Nacional, apresentando a pesquisa Ipec que coloca Bolsonaro em primeiro lugar com 46% dos votos.

Em 2022, está faltando originalidade em quem inventa fake news (o que é uma boa notícia para quem desmente histórias falsas por aí). Dentre boatos antigos requentados e tentativas de se bater em mentiras já desmentidas, tem circulado na internet um vídeo com um suposto resultado da pesquisa Ipec.

No vídeo, William Bonner lê no Jornal Nacional que a pesquisa de intenção de votos para presidente coloca Bolsonaro em primeiro lugar com 46% dos votos. Lula teria 31% dos votos. No segundo turno, Bolsonaro teria 53% e Lula teria 36%. Há, ainda, uma avaliação de governo positiva.

Junto ao vídeo, havia informações que apontavam que o Ipec ficava no Instituto Lula e que a pesquisa seria “conservadora” em relação à dianteira de Bolsonaro. Leia a mensagem que circula online:

Confira o desmentido em vídeo:

IPEC, o In$tituto q fica no mesmo endereço do In$tituto Loolla, já confirmou Bolsonaro à frente com 46 porcento. Se estão falando na RedE$goto com esse ar de tristeza, é pq ele já está ELEITO com, no mínimo, 64 porcento! #BolsonaroReeleitoNoPrimeiroTurno

Pesquisa Ipec no Jornal Nacional mostra Bolsonaro na frente de Lula com 46%?

O tal vídeo que mostra a suposta pesquisa não demorou a se espalhar entre fãs de Bolsonaro. Porém, o vídeo foi completamente adulterado.

Não precisamos de muito para desmentir a história. Para começar, a mensagem tem uma informação falsa que já foi desmentida aqui no Boatos.org: a que aponta que o Ipec fica na sede do Instituto Lula. Você pode ver detalhes sobre essa checagem aqui ou no vídeo abaixo:

A forma também não é novidade. Outro dia, tivemos que desmentir a informação falsa que apontava que o Ipec colocava Bolsonaro na frente de Lula. Assim como na outra ocasião, o que houve foi uma adulteração do vídeo original do Jornal Nacional.

Ao buscar pelo resultado da pesquisa Ipec de 12 de setembro de 2022, podemos ver que Lula está na frente com 46% das intenções de voto e que Bolsonaro está em segundo lugar com 31%. Ou seja: na edição, inverteram os percentuais de Lula e Bolsonaro para dar a impressão de que o presidente está em primeiro na pesquisa. O mesmo ocorreu com o trecho que aponta para o segundo turno. Na realidade, Lula está com 53% e Bolsonaro está com 36%. Ou seja: os percentuais também foram invertidos.

A tática também foi utilizada quando se falou em avaliação do presidente. Enquanto o vídeo fake mostra a avaliação “ótimo/bom” como a de maior percentual, a realidade mostra que “ruim/péssimo” está na frente. O mesmo ocorre com aprovação. Na realidade (ao contrário do que mostra o vídeo), a maioria dos entrevistados da pesquisa Ipec desaprova Bolsonaro.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o Ipec coloca Bolsonaro na frente de Lula com 46%. O vídeo que está circulando na internet se utiliza de uma tática antiga de adulterar a divulgação do resultado no Jornal Nacional e dar a impressão de que o presidente está em primeiro lugar nas pesquisas.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet