Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Novos títulos de eleitor vêm com QR Code que transfere votos para Lula “L13” #boato

Novos títulos de eleitor vêm com QR Code que transfere votos para Lula “L13” #boato

Novos títulos de eleitor vêm com QR Code que transfere votos para Lula “L13”, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Os novos títulos de eleitor estão vindo com um QR que transfere os votos automaticamente para Lula. Esse código é o L13 e é por isso que o TSE fez campanha para jovens tirarem novos títulos.

Há algumas semanas, o Boatos.org desmentiu uma história falsa, por assim dizer, curiosa. Depois que o código de verificação de um título de eleitor veio com as letras LULA.PT (entre tantas outras), começou a se espalhar a informação falsa que aponta que o TSE estaria fazendo propaganda eleitoral para Lula.

Desmentimos a informação (já já colocamos a explicação aqui), mas alguém conseguiu piorar (e muito) o boato. Em um áudio que está circulando junto com a imagem do título de eleitor, uma mulher aponta que o TSE está colocando um QR Code de nome L13 que transfere automaticamente os votos para Lula. Leia a transcrição do áudio e o escute:

Confira o desmentido em vídeo:

Agora não sei se você viu lá no grupo que eu postei hoje, as pessoas novas que tiraram o título esse ano ou os que transferiram, que foi o meu caso, que eu transferi de Caldas Novas para cá, o título, eles dão um papel só, uma folha de papel compridinho assim, que é para você registrar na hora. Aí lá tem um QR Code que tem escrito Lula 13.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Aí o camarada lá do Rio Grande do Sul postou, aí um cara de Vitória também postou, um do Amapá também postou, aí eu fui olhar o meu para ver se era verdade, quando eu olhei o meu também e não é que tava? Tem L13 no qr-code.

Então quer dizer que tá o golpe na hora que for passar lá na hora da votação, já sai o número do Lula. Entendeu todo mundo por isso que o TSE estava incentivando todos os jovens de fazer, fazer, tirar título, todo mundo tira título, de 16 anos. Olha a quantidade de jovem que tirou o título novo para fazer e todos os novos já sai com no QR Code o número 13, L 13, Lula 13.

Isso tem que ser chegado ao Ministério Público, pergunta para seus amigos, filhos dos seus amigos que tem filhos, que tiraram o título esse ano para olharem esse código. Se tiver, você fotografa e manda para mim que eu vou juntar os que eu tenho para ir no Ministério Público para poder ver que que tá acontecendo porque não tem condição esse negócio

É aí que tá a parte do corpo que eles estão confiando que essa turma toda já é deles porque até quem não sabe, eu mesmo não sabia, eu fui lá peguei e tirei transferir o meu título para cá tem um TRE em do lado aqui da minha casa aí, foi lá transferi de boa que me deu o papelzinho vim embora para casa nunca prestei atenção, aí agora eu vendo as postagens dos outros, eu fui conferir o meu também tá lá quer dizer. Na hora que passar o QR Code na máquina lá que for ativado, já ativa o número 13 pode um negócio desse? É o fim do mundo.

Novos títulos de eleitor vêm com QR Code que transfere votos para Lula “L13”?

A denúncia não demorou para se espalhar com todas as forças na internet. Só que, além de tratar de um assunto já desmentido, o áudio em questão (que chega a ser hilário) mostra como há gente com desconhecimento (ou que finge ter desconhecimento) do sistema eleitoral.

A mulher que fala no áudio mistura diversas informações com o intuito de confundir às pessoas. Não há, na prática, como a “denúncia” dela ser colocada em prática.

Para começar, não há nada de “todos os novos títulos de eleitores” terem um código com as letras L13. Na realidade (e como já explicamos aqui), o TSE apontou que o código de validação do título de eleitor é gerado de forma aleatória e não há como o tribunal controlar as letras que aparecem. Relembre o que foi dito sobre o assunto:

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esclarece que os códigos do sistema de autenticação, compostos por letras e números aleatórios, são gerados de forma totalmente randômica, sem que haja qualquer ingerência por parte da Justiça Eleitoral. A ferramenta serve para confirmar a autenticidade dos documentos emitidos por meio do Portal do TSE e foi criada com o objetivo de facilitar o acesso do eleitorado aos serviços da Justiça Eleitoral. O Tribunal, portanto, desmente a alegação de que faria uso do sistema para manifestar qualquer posicionamento político-partidário e/ou passar mensagens subliminares às eleitoras e eleitores.

Obviamente, não são em todos os títulos de eleitor que aparecem as letras L13 (na realidade, sequer o título de eleitor que está sendo utilizado na imagem tem o tal L13).

Segundo ponto: o código de validação não tem nenhuma relação com o dia da votação. Na realidade, o código em questão serve para o eleitor validar um documento no site da Justiça Eleitoral (que é feito neste link). Não tem qualquer relação com o processo de votação (feito na urna eletrônica) no dia das eleições.

No dia das eleições, a pessoa sequer precisa do título de eleitor para votar. Como aponta esta página do TSE, é necessário apenas um documento com foto. Utilizar o título (ou o e-título) é apenas mais uma opção.

Na hora da votação na urna, você não vai precisar “colocar um papelzinho”. Vai ser só colocar os números do candidato na urna e acabou. Esse fato já derruba a hipótese de que “vão colocar o QR Code em uma máquina e sair votos para Lula”.

Além disso, a denúncia que aponta que o TSE resolveu incentivar os jovens a tirarem títulos para “aplicar o golpe” não se sustenta. Em todas as eleições, o Tribunal Superior Eleitoral incentiva o voto de grupos que não são obrigados a votar (como jovens e idosos). Não é preciso lembrar quem venceu a última presidencial, de 2018.

Só para passar a régua, as características da mensagem, que assim como uma “boa fake news” é vaga, alarmista, tem erros de português e não cita fontes confiáveis (na realidade, não cita fonte alguma), o histórico recente de fake news do tipo e a ausência da denúncia em fontes sérias já derrubam a tese totalmente.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que há um QR Code nos “novos títulos de eleitor” que transfere votos para Lula e que o tal código L13 é o motivo do TSE incentivar o voto de jovens.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso