Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula diz que enfermeiros só servem para servir sopa e se posicionou contra piso salarial #boato

Lula diz que enfermeiros só servem para servir sopa e se posicionou contra piso salarial #boato

Lula disse que enfermeiros só servem para servir sopa e se posicionou contra piso salarial, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Após decisão judicial que suspende o piso salarial para enfermeiros, Lula diz “’enfermeiros só servem pra servir sopa, precisamos de mais médicos”.

Daqui até o dia 2 de outubro (no mínimo), o que não vai faltar são fake news que falam sobre supostas declarações de candidatos sobre os assuntos mais diversos assuntos. A mais nova aponta para uma suposta fala de Lula sobre enfermeiros.

Há um contexto nesta história. Neste ano, o Senado aprovou um projeto de senador Fabiano Contarato que prevê um piso de R$ 4,7 mil para enfermagem. Bolsonaro sancionou o projeto em agosto.

Depois da aprovação, a Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde) entrou com uma ação no STF pedindo a suspensão da implantação do piso. O pedido foi atendido pelo ministro Luís Roberto Barroso no último domingo (04).

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Foi a partir desta aprovação que mensagens apontavam que o ex-presidente Lula teria declarado que dito que enfermeiros só servem para servir sopa. “Lula sobre decisão do Barroso: ‘Enfermeiros só servem pra servir sopa, precisamos de mais médicos’”, diz uma das mensagens que circulam online.

Confira o desmentido em vídeo:

Lula disse que enfermeiros só servem para servir sopa e se posicionou contra piso salarial?

A história não demorou muito para se espalhar entre as principais redes sociais. Em alguns casos, a mensagem que circulava era um print de uma postagem com a suposta declaração. Porém, a história que está circulando por aí é falsa.

Recentemente, outras fake news do tipo foram desmentidas no Boatos.org. Uma delas apontava que Lula teria condenado o agronegócio. Outra apontava que ele teria falado que iria estudava acabar com o 13º dos professores.

Assim como nos outros casos, as mensagens que circulavam online tinham características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que comprovem a veracidade da informação. E assim como nos outros casos, tratava-se de um fake.

Ao buscar por mensagens que apontavam para a tal declaração de Lula sobre enfermeiros, nada encontramos em fontes confiáveis. Mais do que isso, o próprio site de campanha do ex-presidente desmentiu a informação. Leia o que foi escrito no perfil de Lula e do site Verdade na Rede:

Verdade na Rede: Verdades sobre Lula e a enfermagem: 1. Lula sempre valorizou a categoria e NUNCA debochou de enfermeiros 1. O piso salarial da enfermagem é uma conquista da esquerda. 3. Bolsonaristas desesperados inventam fake. 4. Acalme seus amigos e divulgue a verdade.

Lula: Sempre defendi que a enfermagem tivesse um piso salarial. O projeto aprovado é do @ContaratoSenado , com relatório do @padilhando, ambos do PT. Bolsonaro vira as costas para profissionais que lutaram na pandemia. Seu filho votou contra o piso, assim como seu líder de governo. Bolsonaro ainda vetou o reajuste e agora nega-se a destinar recursos para ajudar hospitais, estados e municípios a pagarem melhor os profissionais que salvam vidas. Para arrumar bilhões para seus aliados ele é rápido, mas despreza quem salva vidas no Brasil.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Lula disse ser contra o estabelecimento de um piso para a enfermagem e que ainda falou que os trabalhadores da classe só prestavam para servir força. Trata-se de uma fake news que brotou na internet e foi desmentida pelo próprio.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso