Chile está em guerra civil com prédio, trem e carros incendiados por causa de Gabriel Boric #boato

Boato – Vídeos de prédio, trem e carros sendo incendiados mostram que o Chile está em guerra civil porque população elegeu o comunista Gabriel Boric.

Agora há pouco, em nosso A Semana em Fakes, mostramos que um dos tipos de fake news mais recorrentes no período eleitoral é o que aponta para “coisas horríveis” que estão acontecendo em países da América Latina com líderes de esquerda.

Nos últimos dias, diversos vídeos de prédios, carros e até trens sendo incendiados estão circulando junto com a informação que aponta que o Chile estaria passando por uma guerra civil. Os textos que acompanham os vídeos apontam que a culpa é do povo que elegeu o “comunista” Gabriel Boric para depois realizar protestos violentos. Também é dito que os vídeos seriam recentes. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Confira o desmentido em vídeo:

Versão 1: O TERRORISTA GABRIEL BORIC ESTÁ PROVOCANDO UMA GUERRA CIVIL NO CHILE QUE PODERÁ SER A MAIS SANGRENTA DE SUA HISTÓRIA…! Versão 2: **Elegeram o Gabriel Boric, Presidente do Chile, agora reagem contra suas medidas Comunistas e incendeiam o país.* o Gabriel Boric, Presidente do Chile, agora reagem contra suas medidas Comunistas e incendeiam o país.* Versão 3: O Chile está em chamas…

Chile está sob guerra civil com prédio, trem e carros incendiados por causa de Gabriel Boric?

É claro que a tese iria ser compartilhada incessantemente por simpatizantes de Bolsonaro. O intuito é bem claro: gerar o medo em uma possível eleição de Lula no Brasil. Porém, não é verdadeira a informação que circula nas mensagens.

Para começar, os textos que circulam online seguem aquele velho roteiro clássico das fake news da internet. As mensagens são vagas, alarmistas, têm erros de português e não citam qualquer fonte confiável que possa comprovar que os vídeos são, de fato, recentes.

Além disso, o histórico nos mostra que há um tipo de fake news muito recorrente em se falando de Chile: o compartilhamento de vídeos de protestos violentos que ocorreram no país em 2019 como se fossem de um período posterior à eleição de Gabriel Boric. Já desmentimos, por exemplo, uma suposta “comemoração da vitória de Boric” e vídeos de igrejas queimadas.

Assim como nos casos citados, os vídeos de trens, carros e prédios sendo queimados não são recentes. São, inclusive, dos protestos de 2019. O vídeo do prédio pegando fogo é referente a um incêndio provocado por manifestantes em 18 de outubro de 2019. O edifício pertence à Companhia Elétrica Enel. O vídeo dos trens é do dia seguinte (19 de outubro de 2019). Na ocasião, manifestantes colocaram fogo em trens na estação de metrô San Pablo.

Não há qualquer ocorrência registrada de incêndios destas proporções nos últimos dias, o que elimina a hipótese de que o “Chile está em chamas”. Também não há nada sobre “guerra civil” no país.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que, por causa de Gabriel Boric, há incêndios em prédios, trens e carros no Chile. Não há qualquer ocorrência que aponte para uma guerra civil no país e os vídeos em questão são de 2019.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet