Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Roberto Carlos apoia Bolsonaro e diz que PT não pode voltar ao poder #boato

Roberto Carlos apoia Bolsonaro e diz que PT não pode voltar ao poder #boato

Boato – O rei Roberto Carlos manifestou apoio público à candidatura de Jair Bolsonaro. O cantor afirmou que o Brasil está um caos e que o PT não pode voltar ao poder.

Antes da votação do primeiro turno das eleições, o Boatos.org fez uma lista de 50 fake news que haviam circulado durante o pleito. Uma parcela significativa das notícias falsas estavam, de alguma forma, relacionadas a declarações de celebridades. Hoje vamos falar de mais uma.

De acordo com uma postagem no Facebook o cantor (ou rei, se preferir) Roberto Carlos acabou de manifestar publicamente que apoia a candidatura de Jair Bolsonaro no segundo turno das eleições. De acordo com a mensagem, ele disse que o Brasil está um caos e que o PT não pode voltar ao poder. Leia a mensagem:

Roberto Carlos Manifesta Publicamente seu Apoio a Jair Messias Bolsonaro: O Brasil está um caos, não podemos permitir que o PT volte ao poder, isso seria um grande dano ao nosso País já tão sofrido, manchado pela violência e pela corrupção, que está acabando com o futuro de nossas crianças e de nossos jovens, afirmou o Rei na manhã dessa segunda-feira.

Roberto Carlos apoia Bolsonaro e diz que PT não pode voltar ao poder?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Uma simples declaração, um meme e voilà. A postagem teve cerca de 63 mil compartilhamentos em cerca de três dias. Mas será mesmo que Roberto Carlos declarou publicamente que apoia a candidatura de Bolsonaro? A resposta é não. Senta aí que a gente explica.

Só o fato de a postagem ter surgido com um meme e uma frase de impacto sem referência alguma a fontes confiáveis já nos fez ficar desconfiados. Só nessas eleições, frases falsas assim foram atribuídas a Fernanda Montenegro, Sandy, Arnaldo Jabor e outros.

Com base no histórico, resolvemos buscar de onde surgiu a tal declaração. Como dizem nossas colaboradoras Carol e Kyene, para nossa (não) surpresa, nada encontramos sobre a declaração. Nenhum post em redes sociais, nenhuma entrevista, nenhum vídeo. Nada de Roberto Carlos apoiando Bolsonaro. Procuramos mais um pouco de descobrimos o que poderia ter motivado esse meme. Chegamos a duas hipóteses.

1) Assim como tantos outros, surgiu do nada. Ao ver o perfil que publicou a história, achamos cinco postagens de fake news apenas nos últimos três dias. Além da declaração do Robertão, tinha um tuíte falso do PT, uma montagem em uma declaração de Lula, uma denúncia de ligação entre Manuela D’Ávila e Adélio e o boato da moradia social. Ou seja, não seria de se estranhar que a tese de que história brotou lá.

2) A segunda hipótese é que a tese de que Roberto Carlos apoia Bolsonaro surgiu de um vídeo no qual ele diz admirar o trabalho de Sérgio Moro. Só tem um detalhe: o vídeo é do início do ano e chegou até a ser citado neste outro desmentido do Boatos.org. Ou seja. Roberto Carlos até falou bem de Moro. Porém, nada disse sobre Bolsonaro.

Resumindo: a história que aponta que Roberto Carlos afirmou que apoia Bolsonaro e que o PT não pode voltar ao poder é falsa. Não sabemos (pelo menos por enquanto) em quem o rei vai votar. Porém, sabemos que ele não disse nada disso que anda circulando por aí.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164