Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Somos Todos PT pede que militantes viralizem palavras de ódio contra nordestinos com perfis falsos de Bolsonaro #boato

Somos Todos PT pede que militantes viralizem palavras de ódio contra nordestinos com perfis falsos de Bolsonaro #boato

Boato – Tuíte de página Somos Todos PT ordena que militante viralizem (ou virilizem) palavras de ódio contra nordestinos com perfis falsos para colocar a culpa em apoiadores de Bolsonaro.

Achávamos que o pico da boataria na internet seria o final do primeiro turno das eleições. Achamos errado. O que temos visto dia após dia é o nível da campanha eleitoral cair e o debate ficar cada vez mais baixo. Não sabemos de qual lado é a culpa (talvez dos dois, talvez não), mas o fato é que o ritmo das fake news está frenético.

A última discussão entre “petistas” e “bolsonaristas” gira em torno de denúncias de que os apoiadores de Haddad estão fingindo se passar por eleitores de Bolsonaro e postando palavras de ódios contra nordestinos. A “prova” seria um print do Twitter Somos Todos PT. Leia a transcrição da conversa e a mensagem que circula online:

Somos todos PT  Olha como age o PT….Vamos virilizar palavras de ódio contra os nordestinos,com perfil de apoiadores de bolsonaro, temos que vencer custe o que custar, temos que colocar o Nordeste contra o restante do Pais. #SOMOSTODOSPT# vencer ou morrer. Lutar pela democracia dilma.com.br. Fábio todo PT. A guerra começou – vamos a luta – tamo junto.

Somos Todos PT pediu que militantes viralizem palavras de ódio contra nordestinos com perfis falsos de Bolsonaro?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Ao verificar os locais que rastreamos a história, ficamos espantados. De prints no WhatsApp até postagem de gente famosa e influente no Facebook, muitos estavam acreditando que o “Somos Todos PT” tinha feito a recomendação aos apoiadores de Haddad. Só tem um detalhe: a história é falsa. Vamos aos fatos.

Mesmo que uma página com o nome Somos Todos PT tivesse publicado a tal informação, ainda não significaria muita coisa. Isso porque, apesar da página parecer ser verificada no Twitter, não é de nenhum perfil oficial da campanha de Haddad ou mesmo de algum grupo que organiza as manifestações pró-candidato do PT (ou contra Bolsonaro, se preferir).

Viu se que falamos “se a página tivesse publicado”. Pois é. Mais algumas buscas e descobrimos que o print é, tipo assim, muito falso. A começar por uma busca pela página. Como era de se imaginar, não encontramos nenhum perfil verificado com esse nome. Aliás, não achamos nenhum perfil com esse nome.

Ao buscarmos pela “@” do perfil, que é @stpr, chegamos a Steve Nelson. Não conseguimos descobrir muitas coisas sobre o sujeito. Vimos que ele gosta de “soccer”, não deve nem imaginar quem é Haddad ou Bolsonaro e que não posta nada no Twitter desde o ano passado. Ah, e ele não é verificado.

Ao buscar pelo perfil do “Fábio todo PT”, que respondeu ao tuíte, também não achamos nada. Ao verificar o perfil @ftpt, chegamos a um sujeito com o nome de “Towsend” que fez poucas postagens em tailandês lá por 2010. Acreditamos que ele também não saiba quem é Haddad ou Bolsonaro.

Resumindo: apesar da denúncia contra o “Somos Todos PT” estar incentivando o ódio aos nordestinos para fazer dos apoiadores de Bolsonaro bodes expiatórios ter viralizado, ela não procede. O perfil citado não existe e os links do Twitter que estão no print são de pessoas que nada tem a ver com o pleito no Brasil.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164

PS 2: Deixo publicamente um agradecimento à Cristina Tardáguila, da Agência Lupa, que “cantou a pedra” sobre essa pauta para o Boatos.org antes mesmo de “pescarmos” no nosso monitoramento. Fact-checkers unidos serão mais dificilmente vencidos.