Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Manuela D’Ávila ligou 6 vezes para Adélio no dia do ataque contra Bolsonaro #boato

Manuela D’Ávila ligou 6 vezes para Adélio no dia do ataque contra Bolsonaro #boato

Boato – Polícia Federal quebrou sigilo telefônico de Adélio e identificou diversas ligações da candidata Manuela D’Ávila no dia do atentado contra Bolsonaro.

Em meio à corrida presidencial, testemunhamos o atentado ao candidato do PSL, Jair Bolsonaro. O ataque deu origem às mais variadas teorias (algumas delas esclarecidas aqui mesmo no Boatos.org) sobre a motivação do crime e os supostos culpados da tragédia.

Uma das histórias que circula sobre o assunto aponta que a candidata a vice-presidente da chapa do PT, Manuela D’Ávila (PCdoB), ligou para Adélio Bispo Oliveira, esfaqueador de Bolsonaro, no dia do atentado. A informação aponta que a Polícia Federal (PF) rastreou as ligações e identificou as chamadas da candidata do PCdoB. Há versões que apontam seis ligações outras chegam a dizer que foram 18 chamadas. Leia o que diz as mensagens:

Versão 1: URGENTE! A PF rastreou as ligações do Adélio (O autor do atentado a Bolsonaro) e localizou 6( seis)ligações da Manoela D’Avila( vice do Haddad -PT) no dia do atentado, das 6:00 da manhã ás 15:00h. Ela Estava monitorando o terrorista. Juiz de Fora foi escolhida pelo apoio petista dos alunos da Univ Federal, que também foram acionados pela Manoela , para provocar tumulto. Os advogados do Adélio têm escritórios na região. Tudo foi planejado em detalhes, pelos comunistas do PT e filiais. Se for verdade – o atentado será tratado como crime político e a chapa Haddad e maconheira cai!!! Versão 2: ADELIO: quebra sigilo telefônico 18 chamadas dia 05 e 06 para PSOL SP/RS e ex-assessora de Manuela D’Avila (candidata à Vice de Haddad).

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 3: ATENTADO CONTRA BOLSONARO FOI REVELADO? Corre a boca pequena, em Juíz de Fora, que a Polícia Federal rastreou as ligações do Adélio, que esfaqueou Bolsonaro, e encontrou 6 (seis) ligações da Manuela D’Ávila (vice do Haddad – PT) no dia do atentado, das 06:00 da manhã as 15:00. Ela estava monitorando o terrorista.  Juíz de Fora foi escolhido pelo apoio PeTista dos alunos da Universidade Federal, que também foram acionados pela Manuela, para provocar tumulto. Os advogados do Adélio tem escritórios na região. O atentado contra Bolsonaro foi planejado em detalhes pelos comunistas do PT e filiais.

Manuela D’Ávila ligou seis vezes para Adélio no dia do atentado contra Bolsonaro?

É claro que a internet compartilhou a história como se fosse verdadeira. Mas será mesmo que Manuela D’Ávila ligou seis vezes para Adélio no dia do atentado contra Bolsonaro? A resposta é não. Entenda os porquês.

Nos últimos dias, o que não falta é história sem noção na internet e essa é só mais uma pérola da série. A prova disso está na própria mensagem, que segue o enredo clássico das fake news: alarmista, sem datas e fontes confiáveis e com erros de português.

Para a nossa sorte (ou não), a mensagem não é tão vaga e isso nos ajudou a matar a charada. Pois bem, ao buscarmos mais informações sobre as investigações do atentado, chegamos a essa matéria do G1 (site de notícias da Rede Globo) sobre as investigações. De acordo com as informações divulgadas pela PF, as investigações, até o momento, reforçam a versão de que o esfaqueador agiu sozinho. Por sinal, não há nenhuma menção sobre o registro de chamadas de Adélio.

Para esgotar as hipóteses, ainda tentamos buscar alguma prova do envolvimento da candidata do PCdoB com o esfaqueador. Além de nenhuma prova concreta, encontramos o desmentido da história, publicado pela própria campanha de Haddad (que tem Manuela D’Ávila como vice). Leia um trecho:

Nesta semana, está sendo divulgada uma fake news perigosa: a de que Manuela teria alguma relação com o esfaqueador do candidato Jair Bolsonaro, Adélio Bispo de Oliveira. Isso NÃO é verdade. Como todo o episódio contra Bolsonaro gerou comoção, a mentira esquentou ainda mais os ânimos e Manuela passou a receber ameaças, inclusive de morte. A candidata já pediu proteção policial durante a campanha eleitoral.

Como aponta a nota, mais do que desmentir a informação, a coligação do PT entrou com dois pedidos de liminar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Um pede que a candidata receba proteção da PF e o outro exige que os conteúdos veiculados sejam excluídos da rede social.

Resumindo: Manuela D’Ávila não ligou seis (nem 18) vezes para Adélio no dia do atentado contra Bolsonaro. A história surgiu do nada, não há nada da PF sobre o assunto, a própria Manuela já desmentiu a informação e, inclusive, pediu proteção da própria Polícia Federal.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.