Fernanda Montenegro diz que mulher que se respeita não vota em Bolsonaro #boato

Boato – A atriz Fernanda Montenegro atacou Bolsonato e declarou a seguinte frase: “Uma mulher que se respeita não pode votar em Bolsonaro”.

Os dias estão passando e a contagem regressiva para as eleições estão chegando ao fim. No meio do pleito, um nome tem se destacado: o do candidato Jair Bolsonaro (PSL). Líder nas pesquisas, ele segue internado no hospital Albert Einstein (em São Paulo) se recuperando da facada que levou em Juiz de Fora (MG) e é o nome mais falado (para o bem e para o mal) na internet.

As pessoas que são do time “fala mal” têm compartilhado uma frase que seria da consagrada atriz Fernanda Montenegro. De acordo com postagens que viralizaram em redes sociais (principalmente Facebook e Twitter), ela teria dado um “toque” para as mulheres não votarem em Bolsonaro.

De forma “curta e grossa”, a seguinte mensagem está aparecendo em memes e postagens: “”Uma mulher que se respeita não pode votar em Bolsonaro.” – Fernanda Montenegro”, diz a mensagem. “Uma mulher que se respeita não vota em uma pessoa perturbada como esse Bolsonaro” – Fernanda Montenegro”, aponta outra versão.

Fernanda Montenegro disse que mulher que se respeita não vota em Bolsonaro?

Sabe o que é o mais louco de tudo nessa história? Depois que a frase foi “solta” (assim como uma bomba na internet), o que não faltou foi gente, de um lado, compartilhando a mensagem e elogiando a postura política da atriz e tantas outras pessoas a ofendendo e inventando mais histórias sobre ela. Só tem um detalhe nessa história toda: Fernanda Montenegro não disse frase alguma.

Primeiro ponto: a mensagem segue, claramente, o enredo um boato online. É vaga (não diz onde, nem quando a atriz teria dito isso), alarmista e não cita nenhuma fonte confiável. Ao buscar sobre o assunto, não achamos nada que endosse a informação. Nenhum post em rede social, nenhum vídeo ou mesmo qualquer entrevista na mídia.

Segundo ponto: a figura de Fernanda Montenegro é “perfeita” para a viralização de frases apócrifas. Ela é consagrada na profissão, considerada uma pessoa inteligente e, claro, influente. A prova disso é que já desmentimos no Boatos.org um conteúdo falsamente atribuído a ela (um texto sobre “homens”).

Para ter certeza da informação, entramos em contato com a produtora de Fernanda Montenegro, Carmen Mello. Como era de se imaginar, ela nos confirmou que a atriz não falou nada sobre Bolsonaro. “Pegaram uma foto dela, montaram uma frase e aí começou a confusão. Não foi ela quem escreveu, alguém como a Fernanda Montenegro, aos 89 anos, se dá ao luxo de não entrar em discussões assim”, disse.

A produtora ainda deu uma “dica de ouro” que vale para qualquer frase de pessoa famosa. “Se não está no Facebook oficial dela e no Instagram oficial dela, não é verdade”, afirmou.

Resumindo: apesar de muita gente estar compartilhando a informação e outras tantas pessoas atacando Fernanda Montenegro, a atriz não deu declaração alguma sobre mulheres e voto em Bolsonaro. Tudo não passa de mais um boato que circula online sobre a atriz e sobre as eleições.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

6 comentários em “Fernanda Montenegro diz que mulher que se respeita não vota em Bolsonaro #boato

  • 22/11/2018 em 23:57
    Permalink

    O que podemos esperar de uma velha caduca, deve estar levando os 36000,00 do governo que sai do nosso bolso, pensa que somos idiotas

  • 06/10/2018 em 12:01
    Permalink

    Considero que o esclarecimento dessa mentira demorou muito, pois deu margem à que duvidássemos da integridade e finesse da Fernanda Montenegro, e só agora, nas vésperas do primeiro turno, essa infeliz frase é elucidada. Lamentável.

  • 18/09/2018 em 16:50
    Permalink

    É verdade sim, as mulheres de bem não querem este nazi/fascista. #EleNao

  • 17/09/2018 em 19:41
    Permalink

    A única que não se respeita é ela essa p*** sem vergonha

  • 17/09/2018 em 19:23
    Permalink

    Quem tem o hábito da leitura, ou é uma pessoa bem informada, sabe que a notável atriz Fernanda Montenegro é militante feminista e avessa à ditadura militar de 64 … Preciso desenhar?

  • 17/09/2018 em 17:16
    Permalink

    Realmente, é difícil separar o falso do verdadeiro hoje em dia.
    Mas, vc não tem uma lista dos boatos que foram confirmados?
    Parabéns e continue com seu trabalho de mythbuster :-)

Fechado para comentários.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)