Fernanda Montenegro diz que mulher que se respeita não vota em Bolsonaro #boato

Boato – A atriz Fernanda Montenegro atacou Bolsonato e declarou a seguinte frase: “Uma mulher que se respeita não pode votar em Bolsonaro”.

Os dias estão passando e a contagem regressiva para as eleições estão chegando ao fim. No meio do pleito, um nome tem se destacado: o do candidato Jair Bolsonaro (PSL). Líder nas pesquisas, ele segue internado no hospital Albert Einstein (em São Paulo) se recuperando da facada que levou em Juiz de Fora (MG) e é o nome mais falado (para o bem e para o mal) na internet.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Siga o Boatos.org no Twitter:


Se inscreva no nosso canal no Youtube

 

Receba as nossas atualizações no grupo do WhatsApp (só postagens do administrador, não se preocupem): http://bit.ly/2Z5PgE0

Confira o nosso Instagram:

Instagram

Lista no Telegram
https://bit.ly/2VSlZwK

As pessoas que são do time “fala mal” têm compartilhado uma frase que seria da consagrada atriz Fernanda Montenegro. De acordo com postagens que viralizaram em redes sociais (principalmente Facebook e Twitter), ela teria dado um “toque” para as mulheres não votarem em Bolsonaro.

De forma “curta e grossa”, a seguinte mensagem está aparecendo em memes e postagens: “”Uma mulher que se respeita não pode votar em Bolsonaro.” – Fernanda Montenegro”, diz a mensagem. “Uma mulher que se respeita não vota em uma pessoa perturbada como esse Bolsonaro” – Fernanda Montenegro”, aponta outra versão.

Fernanda Montenegro disse que mulher que se respeita não vota em Bolsonaro?

Sabe o que é o mais louco de tudo nessa história? Depois que a frase foi “solta” (assim como uma bomba na internet), o que não faltou foi gente, de um lado, compartilhando a mensagem e elogiando a postura política da atriz e tantas outras pessoas a ofendendo e inventando mais histórias sobre ela. Só tem um detalhe nessa história toda: Fernanda Montenegro não disse frase alguma.

Primeiro ponto: a mensagem segue, claramente, o enredo um boato online. É vaga (não diz onde, nem quando a atriz teria dito isso), alarmista e não cita nenhuma fonte confiável. Ao buscar sobre o assunto, não achamos nada que endosse a informação. Nenhum post em rede social, nenhum vídeo ou mesmo qualquer entrevista na mídia.

Segundo ponto: a figura de Fernanda Montenegro é “perfeita” para a viralização de frases apócrifas. Ela é consagrada na profissão, considerada uma pessoa inteligente e, claro, influente. A prova disso é que já desmentimos no Boatos.org um conteúdo falsamente atribuído a ela (um texto sobre “homens”).

Para ter certeza da informação, entramos em contato com a produtora de Fernanda Montenegro, Carmen Mello. Como era de se imaginar, ela nos confirmou que a atriz não falou nada sobre Bolsonaro. “Pegaram uma foto dela, montaram uma frase e aí começou a confusão. Não foi ela quem escreveu, alguém como a Fernanda Montenegro, aos 89 anos, se dá ao luxo de não entrar em discussões assim”, disse.

A produtora ainda deu uma “dica de ouro” que vale para qualquer frase de pessoa famosa. “Se não está no Facebook oficial dela e no Instagram oficial dela, não é verdade”, afirmou.

Resumindo: apesar de muita gente estar compartilhando a informação e outras tantas pessoas atacando Fernanda Montenegro, a atriz não deu declaração alguma sobre mulheres e voto em Bolsonaro. Tudo não passa de mais um boato que circula online sobre a atriz e sobre as eleições.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)