Homem filmado batendo em criança foi espancado na cadeia e quase morreu #boato

Boato – Depois de ser preso, homem que aparece em vídeo batendo em criança foi espancado na cadeia e quase morreu.

Agora há pouco, o Boatos.org esclareceu um boato que dava conta que era preciso compartilhar um vídeo de um homem batendo em uma criança para que ele fosse preso. Como a gente “demorou” para desmentir essa história, o boato já evoluiu.

Agora, a história que está viralizando aponta que o sujeito já foi preso. Tudo estaria certo se não fosse um detalhe: a mensagem (que viralizou no WhatsApp) aponta que o homem acabou sendo espancado na cadeia e quase morreu. Leia a mensagem que circula por aí e linka para um site “com mais detalhes sobre o caso”:

*APÓS SER PRESO, HOMEM QUE APARECE EM VÍDEO BATENDO EM CRIANÇA É BRUTALMENTE ESPANCADO NA CADEIA E QUASE MORRE* Mal acaba de entrar na sela , o homem é espancado. Enquanto apanhava, o homem, que estava nu, é obrigado pelos presos a andar e ficar em pé enquanto leva chutes e pauladas nas perna e obrigado a gritar:

“Eu sou um monstro”. O homem que não teve seu nome revelado, aparece em um vídeo dando tapas e socos no estômago da criança forçando a mesma a ficar em pé. O vídeo viralizou no Whatsapp e causou bastante indignação as pessoas.

Homem filmado batendo em criança foi espancado na cadeia e quase morreu?

Muitas das pessoas que compartilharam o vídeo “para que ele fosse preso” também compartilharam a história em questão (claro que com um desejo de “justiça” na cabeça). Mas será mesmo que essa história de homem espancado é real? Não, não é.

Assim como no caso recém-tratado aqui, a história tem algumas das principais características de boatos online: é vaga, alarmista, tem erros de português (destaque para o “sela”), pedido de compartilhamento e não cita fontes confiáveis. Para “ajudar”, o link que está ao final da mensagem é de um site que faz parte de uma rede de sites que compartilham notícias falsas na internet.

Confira também: é falso que Luciano Huck seja dono de ONG envolvida em tráfico no Rio

Siga-nos no Youtube

Para além disso, essa mesma estrutura de texto já foi utilizada em outros boatos online. Um exemplo é o que aponta que Adélio Bispo foi espancado na prisão. Também teve o caso (falso) do segurança do Carrefour, do homem que bateu na mãe, do patrão que chicoteou o empregado e tantos outros. A história é sempre a mesma: algo choca as pessoas na internet, há um linchamento virtual e alguém inventa a notícia de que o linchamento foi real.

Vamos ver o que temos até agora: mensagem com características de boatos online, a fonte é um site de fake news e a história (inclusive com a mesma estrutura) já é uma constante no mundo das fake news. Para terminar, temos apenas “o nada”.

Isso mesmo, ao buscar mais detalhes sobre a prisão do sujeito, nada achamos sobre agressão na cadeia. O homem da filmagem foi preso em Riad (Arábia Saudita) e aguarda os desdobramentos do caso sem maiores intercorrência.

Resumindo: a história que aponta que o homem que foi filmado agredindo uma criança apanhou na prisão é falsa. É mais um fake news que só serve para despertar sentimentos nada nobres nas pessoas por aí.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe o nosso link