Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Patrão que chicoteou empregado por causa de ovos é espancado na cadeia #boato

Patrão que chicoteou empregado por causa de ovos é espancado na cadeia #boato

Boato – O patrão que foi filmado chicoteando um empregado por ter roubado dois ovos foi espancado na cadeia. Foto mostra o quanto o homem apanhou. 

Na última semana, um dos vídeos que mais circulou no WhatsApp é de um homem levando chicotadas. O motivo “do castigo” foi ele ter pego ovos para se alimentar sem autorização dos patrões. O vídeo, real, viralizou e os responsáveis foram presos. E aí, uma nova história começou a circular online.

De acordo com um texto que circula no aplicativo e no Facebook, os suspeitos pelo crime foram espancados na prisão. Junto com um “print” da filmagem, há uma foto do sujeito (optamos por não mostrar a imagem do homem espancado). Leia trecho do texto que circula online.

LEI DO RETORNO. Patrão valentão que espancou e humilhou um pobre servente de pedreiro por ele ter comido dois ovos sem permissão em uma construção em sua fazenda,em São Sebastião do Maranhão, foi preso e chegando na cadeia foi colocado na cela com outros presos, os presos revoltados com o que ele fez com o coitado do servente que por pura fome pegou os ovos sem pedir, o espancaram e fizeram ele gravar um vídeo pedindo desculpas ao trabalhador.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Segundo as investigações, a vítima foi chicoteada e golpeada com uma ferramenta por ter furtado oito ovos da propriedade. Os policiais também descobriram que os suspeitos seriam perigosos traficantes de drogas da região, colocavam medo na cidadezinha do interior. Um deles é investigado por envolvimento com a facção criminosa PCC, em São Paulo.

Patrão que chicoteou empregado por ter roubado ovos é espancado na cadeia?

A história circulou com força na internet. Além de uma postagem no Facebook com mais de mil compartilhamentos em um dia, o texto (com direito a um link para um site “daqueles”) circulou com força no WhatsApp. Mas será mesmo que o suspeito de ter chicoteado o homem foi espancado na prisão? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Não é a primeira vez que o Boatos.org se dedica a desmentir um boato que fala que um acusado de um crime foi “espancado na prisão”. Só para relembrar, tivemos o caso do “goleiro Bruno espancado”, do “homem que ejaculou espancado”, do “homem que bateu na mãe espancado” e até do “criador da baleia azul espancado”. Ou seja, esse tipo de história já é um clássico em fake news.

Para ajudar a reforçar a tese de boato, o site que publicou a informação (e tem o link devidamente colocado ao fim da mensagem no WhatsApp) é um conhecido disseminador de fake news. É o mesmo site envolvido tantas outras notícias falsas como, por exemplo, a que aponta que o padre Zezinho comparou Marielle e a professora Heley.

A imagem do homem espancado também não condiz com a realidade. Ela foi retirada do site (e página do Facebook) Camocim Polícia 24 horas. Detalhe: nem a página do Facebook tampouco o site (de notícias policiais da região da cidade de Camocim, Ceará) tem publicações recentes falando da “história do espancamento”.

Resumindo: o homem que chicoteou um trabalhador por ter roubado ovos foi, de fato, preso. Porém, a história que aponta que ele apanhou na cadeia é falsa. É mais um boato sobre justiçamentos e outras coisas do tipo que circula na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.