Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Caminhoneiros vão fazer greve em agosto e setembro de 2020 e parar o Brasil até o STF cair #boato

Caminhoneiros vão fazer greve em agosto e setembro de 2020 e parar o Brasil até o STF cair #boato

Caminhoneiros vão fazer greve em agosto e setembro de 2020 e parar o Brasil até o STF cair, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Os caminhoneiros do Brasil vão fazer uma paralisação em agosto e setembro de 2020. Greve que vai parar o Brasil só vai acabar quando houver impeachment dos ministros do STF.

Desde que a greve dos caminhoneiros de maio de 2018 eclodiu, o que não faltaram na internet foram informações falsas relacionadas a uma possível nova paralisação da classe. Assim como nas outras vezes, cá estamos para desmentir mais uma delas.

Em agosto de 2020, tem circulado na internet mensagens em redes sociais que apontam que os caminhoneiros vão fazer uma greve no mês de agosto de 2020 (a greve começaria em 16 de agosto). A reivindicação seria o impeachment dos ministros do STF até o dia 8 de setembro. Leia algumas mensagens que estão circulando online:

Confira o desmentido em vídeo

Versão 1: URGENTE! NOVA PARALISAÇÃO DOS CAMINHONEIROS! VÃO PARAR O BRASIL POR CAUSA DO STF! 16 DE AGOSTO Versão 2: EXPL0DIU: N0VA GREVE D0S CAMlNHONElROS SÓ PARA COM lMPEACHMENT D0S MlNlSTR0S DO STF Versão 3: CAMINHONEIROS ENTRARÃO EM GREVE ATÉ STF CAIR! MANIFESTAÇÕES IRÃO COMEÇAR NOS PRÓXIMOS DIAS E O LIMITE FOI DEFINIDO 8 DE SETEMBRO

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Versão 4: 8 setembro 2020 Brasil vai parar! ‘Greve dos caminhoneiros’ É o dia do chega: Globo, STF, Congresso. Agora a cobra vai fumar! Versão 5: “MEGA PARALISAÇÃO” CAMINHONEIROS PARAM O BRASIL DEPOIS DE MATÉRIA DE BONNER NO JORNAL NACIONAL Versão 6: Nova greve dos caminhoneiros: Só para com os ministros do STF.

Caminhoneiros vão fazer greve em agosto/setembro de 2020 e parar o Brasil até o STF cair?

Rapidamente, as mensagens sobre a tal nova paralisação circulou com muita força na internet. Mas será mesmo que todos os caminhoneiros vão parar o Brasil e vão fazer a tal greve até que o impeachment dos ministros do STF saia? Não, não vão.

Quando nos deparamos com o conteúdo, já sabíamos do que se tratava. Para começar, as mensagens em questão têm características de boatos online como serem vagas, alarmistas, com erros de português e falta de citação de fontes confiáveis. O vídeo abaixo explica:

Em se tratando dos vídeos que estão circulando online, também há características de boatos online como o título que mescla letras e números, conteúdo alarmista e outros. Veja algumas delas no arquivo abaixo:

Para além disso, o que não faltam, periodicamente, na internet são mensagens que falam sobre greve dos caminhoneiros. Vamos listar alguns episódios para vocês terem noção: em 2019, desmentimos cinco fake news sobre “greves de caminhoneiros (aqui, aqui, aqui, aqui e aqui). Em 2020, essa é a terceira vez que temos que nos debruçar sobre o assunto. A primeira de 2020 falava em “greve contra a quarentena”. A segunda seria greve contra o STF.

Assim como nos outros casos de 2020, o que houve foi um hiperdimensionamento do que foi dito por um pequeno grupo de caminhoneiros apoiadores de Bolsonaro. O fato é que esse pequeno grupo não tem força para fazer a maioria da classe parar nem fala por ela. Ao procurar, inclusive, pela manifestação de outras entidades ligadas à classe, nada encontramos sobre greve.

É importante citar que a greve de maio de 2018 se deu por reivindicações ligadas à classe e não em um levante de bandeiras políticas. Por isso, quando você vir alguma mensagem falando que “caminhoneiros vão parar” por algum motivo ligado a política, desconfie. Muito provavelmente estão tomando a atitude de poucos como se representassem o “todo”.

Resumindo: cá estamos nós para falar que a história que aponta que os caminhoneiros do Brasil vão fazer uma greve e parar país em agosto de 2020 é falsa. Não há qualquer indício que a classe irá fazer uma grande paralisação tampouco que vai deixar de trabalhar (e ganhar) por causa dos ministros do STF.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2Faip9f
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
Marcações: