Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Greve dos caminhoneiros será realizada em 30 de junho de 2019 #boato

Greve dos caminhoneiros será realizada em 30 de junho de 2019 #boato

Boato – Caminhoneiros farão uma nova greve geral no dia 30 de junho de 2019. Paralisação será realizada em apoio a Bolsonaro. Preparem-se.

Desde quando os caminhoneiros do Brasil entraram em greve, no ano passado, tivemos que desmentir diversos boatos relacionados a uma nova greve da categoria. Só em maio, desmentimos três boatos relacionados ao assunto (aqui, aqui e aqui). Agora, apareceu um novo alerta na internet.

Tudo começou a divulgação de um áudio de um líder dos caminhoneiros ligado a Bolsonaro convocando para uma manifestação em Brasília no dia 30 de junho para apoiar o presidente e fazer pressão contra o Congresso e o STF.

A partir do áudio, muita gente passou a acreditar que, “para apoiar Bolsonaro”, todos os caminhoneiros brasileiros iriam fazer uma greve no país. Não demorou muito para mensagens alarmistas falando para as pessoas “se prepararem” surgirem por aí. Leia algumas delas:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Versão 1: Apartir do dia 30 de junho Greve geral dos Caminhoneiros Versão 2: O BRASIL VAI PARAR NOVA GREVE PREVISTA PARA O DIA 30 DE JUNHO DE 2019 Versão 3: urgente Brasília dia 30 06 junho brasilia será sitiada por caminhoneiros e população na ruas o Brasil vai parar nova greve prevista para o dia 30/06/2019 de junho domingo

Versão 4: Nova greve dos caminhoneiros em Brasília, dia 30/06 Versão 5: Greve está marcada dia 30/06 Uma nova paralização do Brasil os caminhoneiros prometem parar o Brasil Essa vai ser á maior greve do país Essa greve e pro Bolsonaro Diz um caminhoneiro que quem manda no Brasil somos nois os trabalhadores não é o pt nem menos o Lula

Nova greve dos caminhoneiros será realizada em 30 de junho de 2019?

O que não faltou foi gente procurando no Boatos.org por mais detalhes sobre essa suposta greve. Se você é uma dessas pessoas, temos algo a informar: não terá greve alguma dos caminhoneiros no dia 30 de junho de 2019.

De uma vez por todas (sei que vocês não vão nos escutar, mas a gente tenta), saiba de uma coisa: há uma diferença muito grande em ameaças de greve ou mesmo de manifestações com uma “greve geral dos caminhoneiros”.

De fato, um grupo de caminhoneiros ligado a Bolsonaro está organizando uma manifestação em Brasília nesta data. Apesar de não ser possível falar na magnitude da manifestação, isso nem de perto significa uma greve geral da categoria. Os motivos principais são dois.

O primeiro e mais óbvio está no fato de que bandeiras políticas (seja a favor ou contra o governo) não mobilizam uma classe como a dos caminhoneiros (que é muito diluída em termos de lideranças) a ponto de realizar uma greve da magnitude da de maio de 2019. A única coisa que motiva uma greve dos caminhoneiros é uma pauta relacionada à classe.

O segundo motivo está no fato de que as principais lideranças da greve de maio de 2018 já se manifestaram negando uma greve dos caminhoneiros em junho de 2019. Nesta matéria do O Tempo, entidades como a Abcam, Unicam e CNTA falaram que estão insatisfeitas com o governo, mas que não vão aderir a greves.

Resumindo: apesar de uma manifestação pró-Bolsonaro estar marcada para o dia 30 de junho, a história que aponta para uma nova greve dos caminhoneiros é falsa. E mais um alarme falso que viralizou na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Marcações: