Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Caminhoneiros farão greve em todo Brasil no dia 29/04/2019 #boato

Caminhoneiros farão greve em todo Brasil no dia 29/04/2019 #boato

Boato – Os caminhoneiros estão organizando uma paralisação no dia 29/04/2019 a partir da meia-noite. Greve vai acontecer em todo o Brasil.

Não foram poucas as vezes que nós, do Boatos.org, tivemos que vir aqui para desmentir um boato de greve dos caminhoneiros. Dois motivos são os mais fortes para isso: 1) Os caminhoneiros sabem que “ameaçar uma greve” ajuda muito na hora de uma negociação com o governo. 2) A população e o próprio governo “tremem” ao ouvir falar em greve da categoria.

Quase um mês depois de desmentir uma greve que iria acontecer no dia 30 de março de 2019, estamos aqui para falar de uma história que aponta que os caminhoneiros estão organizando uma paralisação para o dia 29 de abril de 2019.

A informação está sendo compartilhada em redes sociais (principalmente WhatsApp) por meio de uma imagem com os seguintes dizeres: “Paralisação Dia 29/04/2019. Paralisação começa a meia-noite em todo o Brasil. Quem não compartilha, não quer mudança”. Veja outras duas versões da história que estão circulando por aí:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: Paralisação dos caminhoneiros dia 29/04/2019 batizada de paralisação Onyx Lorenzone. Ônix sabia que estava negociando com as pessoas erradas. Piso mínimo do frete em vigor imediato ou redução do preço do diesel e congelamento. Versão 2: GREVE DOS CAMINHONEIROS: Eu apoio.

Caminhoneiros farão greve em todo Brasil no dia 29/04/2019?

É claro que a tal informação causou diversos sentimentos. Integrantes da classe se incendiaram, opositores ao governo vibraram e muita gente ficou com medo. Mas será mesmo que essa história de greve no dia 29/04/2019 é real? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Assim como em outros casos, o que houve foi uma ameaça de uma parte da categoria que foi tomada como “de um todo” em termos de paralisação. Tudo começou quando a Petrobras cogitou aumentar o preço do óleo diesel, algo cancelado a pedido do presidente Jair Bolsonaro no dia 11 de abril de 2019.

A primeira reação foi uma ameaça de greve (essa real). Neste contexto, um caminhoneiro de Curitiba falou que a categoria iria parar em 29/04/2019, a história se espalhou na internet (principalmente WhatsApp) e as imagens anunciando a paralisação começaram a viralizar.

Só tem um detalhe: neste meio tempo, o governo distribuiu um “pacote de bondades” à categoria e selou a paz em uma reunião organizada no dia 23 de abril de 2019. Na reunião, o mesmo líder que havia convocado a paralisação do dia 29 pediu que os caminhoneiros “se acalmem e esperem”.

Nesta história toda, só teve um problema. A mensagem sobre a paralisação no dia 29/04/2019, que estava viralizando antes do acerto entre governo e categoria, continuou circulando na internet. Mesmo estando desatualizada.

Resumindo: a história que aponta que caminhoneiros farão uma paralisação no dia 29/04/2019, a partir da meia-noite, é falsa. Trata-se de uma ameaça de um integrante da categoria que não teve adesão da grande maioria, visto que as lideranças dos caminhoneiros são muito descentralizadas, e que foi neutralizada após um acordo em uma reunião.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Marcações: