Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > WhatsApp vai ser bloqueado e ficar fora do ar no dia 7 de setembro #boato

WhatsApp vai ser bloqueado e ficar fora do ar no dia 7 de setembro #boato

WhatsApp vai ser bloqueado e ficar fora do ar no dia 7 de setembro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O WhatsApp vai ser bloqueado por dois dias no dia 7 de setembro e vai ficar fora do ar. Twitter, Facebook e Instagram também. Isso é determinação do STF.

Com as manifestações do dia 7 de setembro se aproximando (sem previsão de greve geral dos caminhoneiros ou intervenção militar, como apontam algumas mensagens falsas que circula por aí), boatos sobre o assunto têm se intensificado (ainda mais). A última história que circula por aí aponta para mais uma decisão do STF.

De acordo com textos, áudios e até um vídeo, o WhatsApp vai ser bloqueado no dia 7 de setembro pelo STF. A decisão teria sido tomada para evitar mobilizações por parte de quem está organizando as manifestações a favor do presidente Jair Bolsonaro.

Um dos conteúdos que “provariam” a ação seria uma nota da GloboNews sobre um “bloqueio de 48 horas” do WhatsApp por parte da Justiça. Em versões que vimos, o conteúdo era acompanhado de mensagens como “WhatsApp ficará fora do ar? De novo…” e “WHATSAPP SERÁ BLOQUEADO. O OBJETIVO É ÓBVIO, IMPEDIR QUE GRUPOS ORGANIZADOS SE COMUNIQUEM. TENTARÃO BOICOTAR 7 de SETEMBRO”.

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Há também um áudio de uma mulher que alerta para o bloqueio e fala sobre outras coisas como “uma paralisação de caminhoneiros que vai parar o Brasil” e também duas mensagens “confirmando” que o aplicativo e outros sairão do ar e que há a recomendação para que “se baixe” o Telegram. Leia:

Confira o desmentido em vídeo:

Versão 1: Recebi um aviso de um seguidor que o whatsapp pode sair do ar no Brasil no dia 7 de setembro. Não tenho como apurar isso, mas também não duvido. Whatsapp Twitter Facebook Instagram Tudo fora do ar, a partir de 6:00h do dia 07/09 até 20:00h Determinação dos Deuses Supremos

Versão 2: AVISE SEUS AMIGOS E FAMILIARES – URGENTE O Whatsapp poderá ser intencionalmente derrubado às vésperas ou no dia 7Set21. Pode ser por falso problema no sistema, ou por decisão judicial de um juiz de 1° Grau, numa manobra jurídica combinada. *Patriotas devem estar atentos para utilizar o Telegran ou o Signal como alternativa para as manifestações de 7Set21.*

WhatsApp vai ser bloqueado e ficar fora do ar no dia 7 de setembro?

Não demorou muito para a mensagem e o pânico se espalharem com tudo por aí? Porém, não é verdade que o WhatsApp vai ficar fora do ar por determinação da Justiça no dia 7 de setembro. O que está circulando na internet são “mixes” de novas, “quase novas” e velhas fake news.

Sobre o que “há de novo”: as mensagens que apontam para o “bloqueio do WhatsApp” não procedem. Além de terem características de boatos online como serem vagas, alarmistas, terem erros de português e não citarem nenhuma fonte confiável, os conteúdos carecem de algo elementar em uma denúncia como essa: provas. E, a partir do momento que não há provas ou mesmo indícios de que haverá o bloqueio, temos apenas um boato.

Sobre o conteúdo “seminovo”. O áudio que fala de forma superficial sobre o tal bloqueio do WhatsApp já foi desmentido em outra oportunidade no Boatos.org. A ameaça apontada pela mulher não passa de uma série de notícias falsas contidas no arquivo. Você pode ver mais detalhes da checagem neste texto ou no vídeo abaixo:

Sobre o vídeo. Trata-se de uma fake news recorrente. Periodicamente, o vídeo da GloboNews com o jornalista Dony De Nuccio (que nem está mais na emissora) anunciando o bloqueio do WhatsApp por 48 horas volta a circular. A última foi em 2020. Como o desmentido da época vale para hoje, relembre o que escrevemos.

Dentre as inúmeras vezes que desmentimos boatos relacionados ao bloqueio do WhatsApp (tem versões, por exemplo, de março de 2016, julho de 2016, janeiro de 2017, maio de 2018 e março de 2019), tem uma (também de maio de 2018) que usa como ilustração exatamente o vídeo de hoje. Por isso mesmo, relembre o que escrevemos na época:

Tão logo o vídeo voltou a circular na internet, fomos, inclusive, desafiados por alguns. Um leitor falou o seguinte: “A Globo News falou que o WhatsApp vai ser bloqueado. E agora, quem está certo?”. Para esse e outros leitores, temos uma notícia. O Boatos.org está certo, a Globo News esteve certa e quem está compartilhando o vídeo em 2018 está errado. Vamos aos fatos.

Há um detalhe muito importante no vídeo do jornalista Dony De Nuccio no Jornal das 10: ele foi veiculado no dia 16/12/2015. Na época, o aplicativo havia sido bloqueado no Brasil, Dony (hoje no Jornal Hoje, da TV Globo) trabalhava na Globo News e a história procedia. Ainda tem dúvidas? É só conferir no link do vídeo.

Não há muito mais o que falar: o vídeo que seria a mais nova “prova” de que o WhatsApp vai ser bloqueado no Brasil é de 2015. Ou seja, a informação que aponta que a Justiça ordenou o bloqueio do aplicativo por dois dias a partir da meia-noite é desatualizada em 2018. E, nesse caso, notícia antiga também pode ser utilizada para disseminar boatos.

A única diferença entre 2018 e 2020 está no destino do apresentador Dony De Nuccio. Ele (que aparece no vídeo de 2015) estava na TV Globo em 2018. Hoje, está fora da emissora.

Antes de terminar mais uma informação: muita gente acreditou na informação do vídeo porque em fevereiro de 2018 o WhatsApp deixou de funcionar em alguns telefones. No início do mês, o aplicativo apresentou (de acordo com relatos de usuários, como falamos antes) alguns problemas. Ou seja: bastou isso para a balela se disseminar.

Resumindo: a história que aponta que o WhatsApp (e outros aplicativos) vai ser bloqueado no dia 7 de setembro pela Justiça e ficar fora do ar para evitar a manifestação de “patriotas” é falsa. Não passa de mais um boato do tipo que, em alguns casos, usam informações já desmentidas por aqui.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso