Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > I-Doser é a nova droga digital que está viciando os jovens #boato

I-Doser é a nova droga digital que está viciando os jovens #boato

I-Doser é uma droga virtual que vai viciar jovens e causar overdoses, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – A mais nova ameaça à humanidade é o I-Doser. Trata-se de uma droga digital que está viciando os jovens. É algo assustador.

Um dos grupos mais suscetíveis à desinformação na internet é o de pais que não dialogam muito com filhos adolescentes. É este grupo que cai em histórias como da “Momo”, da “Baleia Azul” e outras.

Agora em 2023, um novo causo está circulando na internet. Ele aponta para uma suposta “droga digital” que estaria “viciando os jovens” Brasil afora. “I-Doser. Droga digital. agora já tem essa de dr0g4s digitais é 4ssust4d0r vejam isso”, diz uma mensagem que acompanha um vídeo.

I-Doser é a nova droga digital que está viciando os jovens?

A história se espalhou novamente agora em 2023 em redes sociais. Porém, o tal alerta aumenta “vários pontos” e o conto já foi desmentido em 2022 por aqui. Relembre o que escrevemos.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Ao ler a história, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista, os erros de português e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, histórias falsas sobre supostas ameaças na sociedade não são novidade por aqui. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que um jovem teria morrido após participar de um desafio do jogo Baleia Azul, no Brasil. Também a que indicava que uma droga chamada Morango Rápido estaria sendo distribuída em escolas e, por fim, a que apontava que uma folha de teste de perfume seria uma droga que estaria sendo distribuída por assaltantes no Assaí.

Ao procurar por mais informações, descobrimos que, de fato, o I-Doser existe. Mas não tem nada a ver com o que diz a história. O I-Doser é um programa de computador que produz ondas sonoras e que busca intervir nas ondas cerebrais das pessoas. Com isso, o programa pretende simular o efeito de várias drogas e sensações.

O programa foi criado pelo especialista em psicologia de áudio e música Nick Ashton e lançado em 2005. De acordo com o desenvolvedor, o programa utiliza a técnica das ondas binaurais. A técnica é antiga e foi descrita pela primeira vez pelo físico alemão Heinrich Dove, em 1839.

Apesar de ser bastante conhecida na área física e médica, a técnica não é considerada um conhecimento científico. Isso porque todos os estudos publicados sobre o tema apontaram resultados inconclusivos. Além disso, diversos médicos e estudiosos acreditam que os efeitos produzidos pelo I-Doser, na verdade, sejam resultado do efeito placebo, isto é, da sugestão.

Em 2010, nos Estados Unidos, uma médica e professora chegou a realizar testes com pessoas durante a utilização do I-Doser. O estudo com 4 pessoas demonstrou que o programa de computador não foi capaz de alterar as ondas cerebrais dos jovens. Ainda em 2010, o diretor de audiologia diagnóstica do Hospital Infantil de Boston concedeu uma entrevista onde afirmou que a técnica das ondas binaurais apenas causa uma pequena confusão com a percepção do som. Entretanto, ela não é capaz de alterar as percepções reais do corpo humano.

Por fim, não podemos chamar o I-Doser de droga. Além do programa não estar listado, no Brasil, como um entorpecente, os sons não são capazes de causar nenhum efeito parecido com os das drogas. No máximo, o I-Doser pode provocar sensações, assim como qualquer música.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que uma droga chama I-Doser é a nova ameaça à humanidade. Trata-se de uma fake news que desmentimos em 2022 e tivemos que a recuperar aqui.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso