Hackers estão colocando boneca Momo em meio a vídeos no YouTube Kids #boato

Boato – Hackers (ou haters) estão colocando vídeos impróprios da boneca Momo em meio a vídeos de slime, Baby Shark, Lucas Neto e outros no YouTube Kids.

Casos como o atentado ocorrido em Suzano no dia 13 de março de 2019 acendem um alerta em relação ao comportamento de crianças e adolescentes na internet. Este zelo de saber tudo que os jovens estão fazendo online é muito importante. Mas e quando são os próprios adultos que ajudam a “divulgar o conteúdo impróprio para crianças”? É o caso da história de hoje. Só que, para explicar, temos que “voltar a 2018”.

Leiam com muita atenção esta parte. É importante deixar claro (principalmente para quem acredita em qualquer lenda da web, seja adulto, adolescente ou criança) que essa história de Momo é uma balela. Tudo foi uma fanfic (para os mais velhos “história da carochinha”) criada para assustar pessoas e ganhar likes por aí que ganhou repercussão graças à péssima abordagem da mídia, por causa de adolescentes com mau comportamento online e adultos que acreditam em tudo que aparece na internet. Para mais detalhes, leia a nossa explicação sobre o que é Momo aqui.

Pois bem, em 2018 a tal lenda da Momo apareceu na web, criou uma atmosfera de pânico entre crianças e adultos e sumiu. Porém, em 2019, a história “voltou”, ao que parece, com mais força. Tudo começou com mensagens (principalmente no WhatsApp) que apontavam que vídeos “da Momo” estavam aparecendo no meio de postagens sobre slime no YouTube.  Depois de o alerta virar notícia na mídia, uma mensagem começou a apontar que hackers estariam invadindo contas para crianças no YouTube Kids. A mensagem é acompanha por vídeos horrendos. Leia:

Confira o desmentido em vídeo:

ALERTA! Cuidado com o YouTube em canais kids! Haters estão invadindo os vídeos e criaram um personagem chamado “MOMO”, o mesmo ensina as crianças pegar objetos cortantes para matar os papais, irmãos e outras pessoas. E ensinando as crianças a se suicidarem!!! O vídeo do personagem aparece no meio do vídeo kids “baby shark, Lucas Neto, planeta das gêmeas” e entre outros canais. Como se fosse propaganda… Se apresenta em diversas línguas:

“Oi! Eu sou o Momo, vamos brincar? Quero pedir um favor” manda a criança pegar objetos cortantes, que é fácil de achar, garagem ou cozinha… Depois o vídeo kids volta, Em seguida aparece o Momo novamente dizendo… “ Oi! Sou eu, Momo de novo, vamos brincar? Quero mais um favor? Você fez o que pedi antes? (Que seria pegar o objeto cortante). Dai ele ensina a cortar os pulsos!!! Isso mesmo!!! Aterrorizante!!! Ou pede outras coisas, como machucar os papais e/ou irmãos, amigos…. E lembra a criança, que se ela não fizer o Momo vai pegar quando estiver dormindo.

Tem crianças que já estão horrorizadas e com muito medo disso e crianças já sendo influenciadas. Substitua o YouTube pelo Netflix que é muito mais seguro.  Se você viu ou seu filho falou sobre o Momo, fique de olho.

Hackers estão colocando boneca Momo em meio a vídeos no YouTube Kids?

Muita gente começou a compartilhar a história e, ironicamente, a divulgar o vídeo por aí. Mas será mesmo que a história que aponta que há um vídeo da Momo no Youtube Kids colocado por hackers é real? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Desde quando a história começou a circular, duas coisas nos chamaram atenção. 1) O alerta só servia para “divulgar ainda mais o vídeo”. 2) Não encontramos nenhum link do tal vídeo horrendo no Youtube.

Para tirar a prova, resolvemos tentar fazer upload do tal vídeo. Não só não conseguimos subir o conteúdo como também recebemos uma “mensagem” carinhosa do Youtube (com direito a um “strike” na conta) + uma mensagem falando que “estavam preocupados com a gente. Leia:

Nossa equipe analisou seu conteúdo e, infelizmente, foi constatada a violação da política de automutilação. Removemos o seguinte conteúdo do YouTube: Vídeo: Teste para provar fake news […]

De que maneira seu conteúdo violou a política Conteúdo que promove automutilação ou tem a intenção de chocar ou causar repulsa nos usuários não é permitido no YouTube. No entanto, permitimos que os usuários postem conteúdo discutindo experiências com depressão, automutilação ou outros problemas de saúde mental. […]

Olha o que acontece se alguém tentar subir o vídeo da Momo no Youtube
Olha o que acontece se alguém tentar subir o vídeo da Momo no Youtube

Vale dizer que não é possível “hackear” um vídeo de um canal oficial que já está no Youtube para “inserir vídeos” dentro dele. Também vale dizer que o boato foi “importado de outros países”. Há cerca de 15 dias, a mesma atmosfera de pânico se instalou em países de língua inglesa. Só tem um detalhe: também não achamos o link do “vídeo impróprio” em nenhum lugar do Youtube (nem “normal” nem “kids”) na versão gringa.

Na época, a história foi desmentida por alguns sites e pelo próprio Youtube. “Queremos esclarecer algo sobre o desafio Momo: não vimos nenhuma evidência recente de vídeos promovendo o desafio Momo no YouTube. Vídeos que incentivam desafios prejudiciais e perigosos são contra nossas políticas”, apontou o canal oficial da plataforma. O posicionamento da rede social foi reforçado em diversas reportagens sobre o assunto aqui no Brasil. Leia:

 Ao contrário dos relatos apresentados, não recebemos nenhuma evidência recente de vídeos mostrando ou promovendo o desafio Momo no YouTube Kids. Conteúdo desse tipo violaria nossas políticas e seria removido imediatamente. Também oferecemos a todos os usuários formas de denunciar conteúdo, tanto no YouTube Kids como no YouTube. O uso da plataforma por menores de 13 anos deve sempre ser feito pelo YouTube Kids.

Veja o que temos: há denúncias de vídeos no Youtube, mas não há um link que comprove que foram encontrados os tais vídeos, a rede social nega qualquer registro de hackers e até quando tentamos subir o vídeo da Momo, não conseguimos. Por isso, podemos cravar que, até que se prove o contrário, hackers não estão invadindo o Youtube Kids para colocar “vídeos da Momo”. Sobre a existência do demônio (vai que alguém acredita), aconselho a ler isso:

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

33 comentários em “Hackers estão colocando boneca Momo em meio a vídeos no YouTube Kids #boato

  • 21/03/2019 em 18:57
    Permalink

    NÃO É BOATO.
    VÁRIAS MÃES EM MINHA CIDADE CHECARAM E CONSTATARAM QUE ISSO REALMENTE ACONTECE.
    VOCES DO SITE BOATOS.ORG PRECISAM PRESTAR MAIS ATENÇÃO.
    ESTÃO PERDENDO A CREDIBILIDADE.

  • 21/03/2019 em 15:46
    Permalink

    Eu sempre consulto a página mas dessa vez pisaram na bola feio! Não só crianças como diversos adultos disseram ter visto a Momo assistindo a vídeos junto com seus filhos. Como fizeram para ela aparecer e depois sumir, eu não sei. Mas que fizeram a Momo ressurgir e aterrorizar na internet isso é fato!!!!

  • 21/03/2019 em 01:14
    Permalink

    Gente isso nao é boato, lenda ou contos da carochinha. Minha irma por sorte viu, estava ao lado da neta de 2 anos. Uma amiga de muitos anos tambem viu, e na escolinha da minha neta teve quem visse.
    Seria mais correto nao tentarem abafar algo que esta acontecendo e colocando em risco vidas. É muita inresponsabilidade publicarem noticias falsas.

  • 20/03/2019 em 10:38
    Permalink

    Eu costumo usar muito esse site como referência contra boatos pq vocês realmente são muito bons, mas dessa vez o equívoco veio por parte de vocês. Dizer que não existe apenas com base no próprio YouTube? Como eles poderiam admitir tal terror? São relatos reais, de canais sérios e acostumados com o mundo virtual infantil, como a Crescer. Infelizmente, meus caros, fake News é essa matéria…

  • 20/03/2019 em 10:18
    Permalink

    Meus filhos nunca viram o tal vídeo ensinando a se mutilar, mas confirmaram que em diversos vídeos que assistiam no YouTube (videos infantis), apareciam imagens assustadoras e da momo falando ‘vou te matar’ ou e vou te pegar’. Imagens rápidas mas constantes em inúmeros vídeos infantis, dos mais variados. Fazer as pessoas desacreditarem nesses fatos, é induzi- las a acreditar que não há problema em deixar seus filhos assistirem esses vídeos livremente.

  • 19/03/2019 em 13:29
    Permalink

    Boa tarde.

    Acompanho sempre essa página, e gosto muito.

    Com relação ao “boato” da momo, como então explicar que quatro crianças da minha família, de idades entre 4 e 6 anos descreveram com riqueza de detalhes as “instruções” da momo, e confirmaram que assistiram no Youtube Kids?

    Todas foram questionadas pelos pais individualmente, e descreveram as instruções da boneca apenas por verem a foto mostrada pelos pais.

    • 19/03/2019 em 15:31
      Permalink

      Eu tenho uma ideia do que pode ter acontecido: A divulgação sobre essa notícia falsa foi tanta que é normal que os detalhes do que é dito adentrem nas mais variadas esferas sociais, inclusive nas escolas. Disso as crianças vão espalhando para outras crianças e no fim temos a lenda urbana consolidada. Ainda mais se considerarmos a idade que vc informou das crianças, sabemos que muitas não conseguem explicar exatamente os fatos. Provavelmente elas estão relatando o que ouviram de outras crianças ou até adultos, mas não necessariamente que elas viram por conta própria…

    • 20/03/2019 em 13:50
      Permalink

      porque,se você não sabe,desde o ano passado,fazem isso com a boneca momo que enclusive é uma estátua japonesa,já vi várias vezes em vídeos infantis,e tem mais,o momo challenge é antigo,tal como o desafio blue whale.Dentre um deles,alguns youtubers infantis fazem isso,como dame tu cosita que era uma moda e fizeram vídeos tipo terror de dame tu cosita

    • 20/03/2019 em 14:53
      Permalink

      Em qual video elas viram isso? Você pode passar o link?

  • 19/03/2019 em 12:59
    Permalink

    Hackers invadiram o pentagono, mas o youtube é mais seguro.

    • 19/03/2019 em 16:54
      Permalink

      Nesse caso estão errados, eu brincando com meu filho de 4 anos assistindo vídeos eu vi essa boneca.

  • 19/03/2019 em 12:42
    Permalink

    Independentemente se é verdade ou não, o problema é que pessoas de manhã índole irão usar sim a lenda da momo pra praticar maldades contras as crianças, podendo se tornar cruel da mesma forma que o desafio da baleia azul.

    • 20/03/2019 em 04:45
      Permalink

      A palavra Hackers enriquece o boato e enfraquece o Boatos.org
      A noticia supostamente fake diz hakers e não pessoas normais, tentar realizar upload de forma legal não é hackear. Quando forem desmentir algo tenham certeza que não estão mentindo também. Obrigado.

    • 20/03/2019 em 10:51
      Permalink

      Minha sobrinha de 5 anos assistiu um vídeo de slime no YouTube normal e viu essa porcaria no meio do vídeo, não sei se no YouTube kids aparece até porque não usamos mas que tem vídeo assim no YouTube isso tem sim…

  • 19/03/2019 em 11:25
    Permalink

    Bom dia,
    Meu colega viu o vídeo com a Momo em um dos vídeos no YouTube Kids junto com a filha dele de quatro anos. Eles denunciaram ao Google.
    Ele confirmou isso!

    • 20/03/2019 em 14:53
      Permalink

      Tem o link do video?

  • 19/03/2019 em 11:04
    Permalink

    Problema é que até a imprensa está compartilhando o boato. Vejam dois exemplos:

    Jornal O TEMPO e Jornal ESTADO DE MINAS, ambos de MG.

  • 19/03/2019 em 09:23
    Permalink

    Fiquei com uma dúvida. Além de afirmar que não é possível fazer o upload de um vídeo como o da Momo para o YouTubeKids, você está afirmando que os casos relatados no mundo inteiro de crianças que tentaram o suicídio seguindo as orientações de “desafios” da Momo não são reais?

  • 19/03/2019 em 09:20
    Permalink

    Ainda existem pessoas que estão afirmando que viram os supostos vídeos da momo no youtube, por favor, eu não sei se é possível, quais argumentos eu ainda posso usar pra desmentir isso, tá dificil ultimamente, pois até foi notícia no jornal da record

    • 20/03/2019 em 14:55
      Permalink

      Pessa o link do video e veja se realmente está no Youtube Kids ou se foi só um video que foi baixado de lá, editado e espalhado pelo facebook ou Whatsapp

  • 19/03/2019 em 06:40
    Permalink

    Mas e a reportagem da revista crescer, agora em março? Seriam depoimentos falsos?

    • 20/03/2019 em 14:50
      Permalink

      Tem link pra algum video?

  • 19/03/2019 em 01:44
    Permalink

    é real eu vi oum dos vídeos e é vergonhoso.Vocês deveriam ter pesquisado mais;

    • 19/03/2019 em 15:47
      Permalink

      Vc poderia nos dizer quais vídeos?

    • 20/03/2019 em 14:51
      Permalink

      Me passa o link

  • 19/03/2019 em 01:42
    Permalink

    O especialista do boatos, precisam aprender mais como realizar pesquisas na rede mundial de Internet. Estudar engenharia social, conhecer técnicas hackers entre outros. Estes são conhecimentos básicos para abordar um fato como este. Muitos equívocos no texto. Em resumo, passaram longe da verdade. NÃO REMOVAM MEU COMENTÁRIO.

    • 19/03/2019 em 22:58
      Permalink

      Coloca um link aqui com esse tal momo. Só critica, mas não mostra fatos. Vamos lá, estamos esperando.

  • 18/03/2019 em 23:15
    Permalink

    Se é boato, a reportagem exibida no site Pais & Filhos/Uol, com o título: “Menino de 4 anos corta os pulsos por influência da Momo em vídeos e pais fazem alerta”, também é??? E outra reportagem no site Crescer/Globo, com o título: “Momo aparece em vídeos de slime do Youtube Kids e ensina crianças a se suicidarem, diz mãe”, boato??? Até o site Olhar Digital está comentando sobre o assunto.
    Não entendo nada sobre hackers ou como funcionam os filtros em redes sociais mas, do jeito que as coisas andam hoje em dia, dá pra acreditar que alguma maldade esse povo consiga fazer.

  • 18/03/2019 em 23:02
    Permalink

    Eu recebi 2 vídeos.
    São fakes, ou eu tô maluco???
    A coisa é real e tem pais comprovando o recebimento.
    Será que quem postou aqui no “boatos”, não são os que estão enviando e agora vem aqui dizer que é boato só pros pais deixarem que os filhos continuem assistindo????

    • 20/03/2019 em 15:07
      Permalink

      Se você não assistiu os mesmos no Youtube Kids, sim, são fakes, como qualquer um pode fazer: baixar o video, editar, e sair espalhando por aí através de outros aplicativos.

  • 18/03/2019 em 19:22
    Permalink

    Diga isto para as crianças que estão assustadas e nem querem dormir em seus quartos com medo destas aparições. Informem se vocês não compreendem o mundo espiritual ou querem esconder a verdade?

    • 20/03/2019 em 08:10
      Permalink

      A palavra Hackers enriquece o boato e enfraquece o Boatos.org
      A noticia supostamente fake diz hakers e não pessoas normais, tentar realizar upload de forma legal não é hackear. Quando forem desmentir algo tenham certeza que não estão mentindo também. Obrigado.

    • 20/03/2019 em 15:09
      Permalink

      Proibam essas crianças de usar aplicativos que não são destinadas a elas, como Facebook e Whatsapp, por esses não tem controle do conteúdo.

Fechado para comentários.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)