Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > 7 mensagens falsas que tentam “explicar” por que o WhatsApp caiu (+bônus)

7 mensagens falsas que tentam “explicar” por que o WhatsApp caiu (+bônus)

7 fake news que viralizaram após o bug no WhatsApp

Problema de carregamento de fotos, vídeos e áudios no WhatsApp trouxe à tona enxurrada de textos falsos. Separamos 7 deles por aqui. Compartilhe!

Sempre que o WhatsApp apresenta algum problema, boatos começam a viralizar na internet. No caso da série de instabilidades apresentadas no dia 3 de julho de 2019 não tem sido diferente. A prova disso está na quantidade de mensagens falsas que recebemos de nossos leitores (ironicamente, a maioria delas foi pelo aplicativo).

Como os boatos são muitos, resolvemos tomar uma medida preventiva: citá-los por aqui e ir desmentindo os mais virais (infelizmente, não vamos conseguir desmentir os sete). Sem mais delongas, vamos à lista:

1) WhatsApp está fora do ar por causa do vírus Martinelli e do WhatsApp gold

Boato – Hoje a Globo estava falando sobre o Whatsapp Gold e é verdade. Existe um vídeo que será lançado amanhã no Whatsapp e se chama Martinelli. Não abra. Vai para o seu telefone e nada do que você fizer vai consertar. Avisem os seus contatos, amigos e colegas!! Se você receber uma mensagem para atualizar o Whatsapp Gold * Não abra! Eles acabaram de anunciar que o vírus é sério. Envie para todos.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Esta é uma história que já foi desmentida pelo Boatos.org. Mais do que isso: desmentimos por três oportunidades. Só para dar um spoiler: o vírus e o vídeo nunca existiram e o “WhatsApp Gold” é uma ameaça de 2016 que nunca chegou ao Brasil. Mais detalhes? Clique aqui ou assista ao vídeo:

2) Polícia Federal suspendeu o WhatsApp por causa de investigações sobre propinas na Câmara dos Vereadores do Rio

Boato – ATENÇÃO A polícia federal em conjunto com o aplicativo WhatsApp suspendeu temporariamente a função audio, motivo investigações sobre desvio de propinas na câmara de vereadores do rio de janeiro……

Essa é fácil. Além de ser da categoria “suspensão por causa de pedido de PF” (muito manjada por aqui), não há qualquer registro de que a impossibilidade de baixar áudios, vídeos e fotos no aplicativo seja algo decorrente de pedido da Polícia Federal do Brasil. Se a tese fosse real, já teria virado notícia. Vale dizer que o problema no WhatsApp é global. Uma decisão da Polícia Federal não teria impacto em outros países.

3) Justiça suspendeu o WhatsApp por causa de investigações da morte do pastor Anderson

Boato – ATENÇÃO WhatsApp poderá ficar até 48 horas fora do ar. DEVIDO A NÃO QUEBRA DO SIGILO DO TELEFONE DO PASTOR ANDERSON, A JUSTIÇA DETERMINA A PARALIZAÇÃO DA PLATAFORMA DO WHATSAPP. ATÉ O TÉRMINO DAS INVESTIGAÇÕES. O PERÍODO PODERÁ DURAR ATÉ 48 HORAS. AFETANDO MILHARES DE PESSOAS QUE UTILIZAM DA PLATAFORMA, JÁ AGORA PELA MANHÃ, USUÁRIOS RELATAM ALGUNS PROBLEMAS AO TENTAREM BAIXAR MÍDIAS NA PLATAFORMA.

A explicação do item “3” (e do posterior) é muito similar a do item “2”. 1) Não há anúncio de qualquer decisão judicial. 2) Não há confirmação da tese em fontes confiáveis. 3) O problema não é restrito ao Brasil, o que não faz muito sentido em se tratando de algo da justiça brasileira.

4) A Justiça suspendeu o WhatsApp de novo

Boato – *WHATSAPP INFORMA* POR DETERMINAÇÃO JUDICIAL, A REDE WHATSAPP NÃO ESTÁ CONECTANDO VIA ÁUDIO E IMAGENS POR TEMPO INDETERMINADO, AGUARDANDO PARECER DA JUSTIÇA PARA NORMALIZAÇÃO. INFORME TODOS SEUS CONTATOS PARA QUE A COMUNICAÇÃO SEJA FEITA DE FORMA ESCRITA.

ALGO ESTA PARA ACONTECER OU JA ACONTECEU,POIS O WHATSAPP RESTRINGIU A NIVEL GERAL BAIXAR E MANDAR AUDIO E VIDEOS PARA EVITAR MOBILIZAÇÃO NACIONAL E EVITAR O PRINCIPAL QUE SE ESPALHE NOTICIAS QUE POSSAM ATRAPALHAR NOSSOS QUERIDO DEPUTADOS E SENADORES, DIZEM QUE A ORDEM DE PARADA DO WHATSAPP SAIU DO NOSSO QUERIDO SUPREMO TRIBUNAL A FIM DE DEFENDER A ORDEM,,VAMOS AGUARDAR

Esse é o boato mais clássico. Depois que a Justiça suspendeu o WhatsApp “de verdade” (em quatro oportunidades), é um boato que sempre surge quando a rede social apresenta instabilidades. Além dos argumentos utilizados no item anterior, esse tipo de história já foi desmentida por aqui. Mais detalhes no link ou no vídeo:

5) WhatsApp vai sair do ar por causa de prejuízos de USD 1.978.456.045,00

Boato – *Nota de Esclarecimento Oficial da Equipe WhatsApp* O WhatsApp vem dando muitos prejuízos nos últimos anos, muitos relacionados a bugs e problemas legislativos, além da queda relativamente grande de usuários do aplicativo que estão migrando para o Telegram. Em 2 anos, tivemos um prejuízo de USD 1.978.456.045,00, e no dia 01/07/2019 foi decidido o fim do aplicativo de mensagens. Para que nossos usuários pudessem resolver seus assuntos, resolvemos não cancelar o aplicativo subitamente, mas sim deixá-lo no ar até o dia 04/07/2019. Já foi cancelado o envio de áudios e imagens, em breve o de figurinhas e emojis. Às 17:30h do dia 03/07/2019, apenas mensagens poderão ser enviadas, e às 00:00 do dia 04/07/2019 o aplicativo será tirado do ar.

Mais um boato manjado. Além da mensagem ter características de boatos, não há qualquer comunicado oficial falando sobre o assunto. Mais do que isso, os números que falam de prejuízos ou mesmo de migração de usuários não procedem. No ano passado, o Facebook teve recorde de lucro e o WhatsApp virou o aplicativo mais popular do mundo. Logo, não faz sentido.

6) Atualize os seus dados e compartilhe link de site com amigos.

Boato – Whatsapp com restrições no momento Estamos com nossos servidores sobrecarregados, por esta razão nossos usuários não estão conseguindo baixar fotos e videos, atualize seu cadastro agora mesmo e normalize seus serviços [site]

Os golpistas também se aproveitaram da situação para enganar incautos. Uma mensagem falando que você precisa atualizar dados para usar o aplicativo viralizou na internet. O site é, na realidade, uma página de phishing e você não deve clicar nela. O vídeo abaixo explica mais detalhes:

7) Gifs de bom dia de hackers chineses são a causa da queda

Boato – *ATENÇÃO* Para aqueles que gostam de reenviar posts de *Bom dia! Boa tarde! Boa noite!* Não envie mais esse tipo de “boas” mensagens. Leia este aviso da *China of Shanghai International News* enviou hoje um SOS para todos os assinantes (este é o terceiro lembrete) que os especialistas recomendam: por favor, não envie o bom dia, boa noite, como imagens prontas.

Os relatórios indicam que os *hackers na China* projetaram-nas tão perfeitamente que ocultam os códigos de phishing dentro deles, quando todos enviam essas msgs enviam junto esse dispositivo que os hackers usam pra roubar informações pessoais dos dispositivos que recebem.

Foi relatado que mais de *500 mil vítimas de fraude* já foram enganadas. Se deseja cumprimentar outros, *escreva sua própria mensagem* para se proteger e proteger sua família e amigos. *Importante* elimine todas as mensagens de saudação que você tem no seu celular *para sua própria segurança*. Avise a todos os seus amigos para evitar que hackers sejam feitos com phishing.

Já teve gente relacionando a queda do WhatsApp aos gifs de bom dia (muita gente ficou sem enviar hoje). De acordo com mensagens que circulam online, hackers chineses estariam por trás disso. A resposta para isso? É fake news velha. Tanto que já desmentimos em texto e em vídeo. Mais detalhes você pode ler neste link ou assistir abaixo:

Bônus

Depois que publicamos o texto, tivemos acesso a mais boatos relacionados ao assunto (o povo não para). Por isso, vamos colocar mais três itens a ser desmentidos:

8) Varun Pulyani, Jim Balsamic e Facebook alertam que WhatsApp será pago

Boato – AVISO FINAL “Não ignore, por favor leia atentamente” Olá, eu sou VARUN PULYANI diretor do whatsapp, esta mensagem é para informar a todos os nossos usuários que nós vendemos whatsapp para Mark Zuckerberg por 19 bilhões de dólares. O WhatsApp agora é controlado pela marca zuckerberg. Se você tiver pelo menos 20 contatos, envie este sms e o logotipo do seu whatsapp mudará para um novo ícone com o “f” do facebook em 24 horas.Envie essa mensagem para mais de 10 pessoas para ativar seu novo whatsapp com serviços do Facebook ou sua conta será excluído dos novos servidores.

Este é o aviso final! Olá a todos, parece que todos os avisos eram reais, o uso do WhatsApp custava dinheiro a partir do verão de 2017. Se você enviar esta string para 20 diferentes na sua lista, seu ícone será azul e estará livre para você. Se você não acredita em mim ver amanhã às 6 da tarde terminando WhatsApp e tem que pagar para abri-lo, isso é por lei Esta mensagem é para informar todos os nossos usuários, nossos servidores foram recentemente muito congestionados, por isso estamos pedindo para ajudar nos resolver esse problema. Exigimos que nossos usuários ativos encaminhem esta mensagem para cada uma das pessoas em sua lista de contatos para confirmar nossos usuários ativos usando o WhatsApp, se você não enviar esta mensagem para todos os seus contatos, o WhatsApp começará a cobrar você. Sua conta permanecerá inativa com a consequência de perder todos os seus contatos.

Mensagem de Jim Balsamic (CEO do Whatsapp) tivemos um uso excessivo de nomes de usuários no whatsapp Messenger. Estamos solicitando que todos os usuários encaminhem essa mensagem para toda a sua lista de contatos. Se você não encaminhar esta mensagem, ela será considerada inválida e será excluída nas próximas 48 horas. Por favor, NÃO ignore esta mensagem ou o whatsapp não reconhecerá mais sua ativação. Se você deseja reativar sua conta depois que ela for excluída, uma cobrança de 25,00 será adicionada à sua fatura mensal. Também estamos cientes do problema envolvendo as atualizações de fotos que não estão sendo exibidas. Estamos trabalhando diligentemente para consertar este problema e ele estará pronto e funcionando o quanto antes. Obrigado pela sua colaboração da equipe do Whatsapp ”O WhatsApp vai nos custar dinheiro em breve. A única maneira de ficar livre é se você for um usuário freqüente, ou seja, você tem pelo menos 10 pessoas com quem está conversando. Para se tornar um usuário frequente, envie esta mensagem para 10 pessoas que a recebem (2 ticks) e o seu logotipo do WhatsApp deve ficar azul

Mais uma história manjada. Já desmentimos inúmeras vezes essa história de WhatsApp pago se você não compartilhar (inclusive a versão do Jim Balsamic). Você pode ler algumas delas aqui, aqui, aqui e assista ao vídeo abaixo:

9) Renato Gabriel, um dos criadores do WhatsApp, mandou avisar da manutenção

Boato – WhatsApp está com problema no Brasil não envia e nem recebe fotos áudios e vídeo somente mensagens de texto Oi gente me CHAMO Renato Gabriel um dos criador do WHATSapp hoje vamos tá em manutenção com os servidor do instagram, facebook, whatsapp. Compartilhem essa massagem. De 12:00 até as 18:00 de hoje vamos sair do ar. Compartilhem em todos seus grupos 

A mensagem que circulou em nome do “criador do WhatsApp” viralizou e falava em manutenção. A resposta é simples: 1) Não teve manutenção programa alguma (se tivesse, a empresa teria condições de fazê-la sem derrubar o serviço. 2) Não há nenhum Renato Gabriel fundador do WhatsApp. 3) O WhatsApp não saiu do ar. Ficou apenas instável.